Estudos e Reflexões

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

FÉ E OBRAS

                               

                                                                 FÉ E OBRAS




                                                                    Prefácil


                   Caro amigo leitor, este livro e mais um livro escrito por orientação divina (pois não podemos agir se não tivermos Fé e Orintação do Espíto Santo); e posso afirma-lhes que foi pela fé que recebi do Dom do Espírito Santo outorgado a mim, e que Deus permitiu escrever esta obra.
                   Leia-o com muita ateção e carinho, medite nos reatos sobre Herois da Bíblia que foram movidos pela fé e orintação Divina a fim de executarem todas as determinações do SENHOR.
                   Que estas linhas absorvidas pelo seu intelecto faça resplandecer o desejo de entre-se a CRISTO e fazer a sua obra pela fé "Tudo quanto fizeres, faca-o de todo o coração como para o SENHOR e não para homens" (Colossenses 3:23).



                                                                    FÈ


                                                                  Parte I

                   " ...Tendo em vista a mnifestação da sua justiça no tempo presente, ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus" (romanos 3:26 b).
                  Quando propusemos em nosso coração escrever sobre a fé, acreditavamos que seria facil.
                  Após varias tentativas notamos que não seria, pois a fé que temos não é abstrata, mas é a vontade de Deus.
                   A Bíblia de estudos de Genebra na pagina 1489, descrevendo sobre a Fé diz: A fé e o meio ou instrumento pelo qual uma pessoa é salva, e mais, a fé não pode ser efinida em termos subjetivos como um sentimento ou uma determinação otimista, nem ortodoxia passada.
                   A fé que temos nos foi outorgada pela bondade e misericórdia de Deus "Porque pela graça, sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vos, é Dom de Deus" (Efésios 2:8).
                   No Antigo Testamento o termo fé é encontrado apenas por duas vezes - Em Deuteronômios 32:20: "E disse: esconderei deles o rosto, verei qual será o seu fim; porque são raça dew pervertidos. filhos em quem não há lealdade", ('êmun - Em Hebraico significa lealdade), e em Habacuque 2:4 "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele. Mas o justo vivera pela fé". Augus euruditos, na maioria dels acreditam que o termo ('êmun em hebraico) significa antes 'fidelidade' e não fé; (ainda que a fidelidade se origine apenas de uma atitude correta para com Deus).
                  No Novo Testamento a fé é altamente proeminente, o substantivo PISTIS (Fé) e o verbo PISTEVÕ ocorrem ambos mais de duzentas e quarenta (240) vezes, enquanto que o adjetivo PISTOS ocorre sessenta e sete (67) vezes.
                  O verbo pisteuõ é frequentemente seguidop pela palavra 'que', indicando que a fé diz respeito a fatos, mais, pisteuõ seguido pelo dativo simples, quando o sentido é dar credito ou aceitar como veradeiro aquilo que algém afirma.
                  Assim Jesus relembrou aos judeus: "João veio a vos outros no caminho de jusatiça, e não acreditaram nele" (Mateus 21:32).
                  A fé é atitude mediante  a qual o homem abandona toda confiança em seus próprios esforços para obter a salvação, quer sejam elas açoes de piedade, de bondade, ética, ou sejá lá o que for.
                  É a atitude de completa confiança em Cristo, de dependência exclusiva d'Ele.
                 A despeito de tudo quanto está envolvimento na salvação, (Novo Dicionário da Biblia - volume I - pagina 605 e 606).
                  O ser humano, pecador por natureza herdada dos nosso primeiros pais; para receber a Graça Salvadora precisa responder pela fé em Cristo Jesus.
                   Mas, você poderia quastionar.
-Mas, como é isto? A fpe não é um Dom gratuito de Deus distribuida pelo Espírito Santo?
A resposta é;
-É verdade! É a mais pura verdade. Sem o Dom gratuito de Deus ninguem terá fé, e é por isso que afirmamos, a fé não pode ser definida como algo subjetivo; algo que se pasa no intimo do sujeito, como por exemplo: PENSAMENTO.
                  A palavra de Deusnos revela que doi este o motivo da vinda de Jesus a este mundo.

                  Ele veio para saldar uma divida com o Pai, que humanamente falando era impossivel ser paga por nos pecadores que a contraimos.
                  Ele morreu a nossa morte para que tivéssemos vida "Ele vos deu vida, estando vos mortos nos vosso delitos e pecados" (Efésios 2:1-10), fomos resgatados das garras da iniquidade (pecado), das trevas para a sua maravilhosa luz a fim de fossemos novamente reconciliado ao Pai; e assim sim, receber o dom da fé.


                                                                   FÉ E OBRAS

                                                                         Parte II


                   Os três empregos principais desse vocábulo, embora distintos entre si  estão essencialmente relacionados - As obras do homem em relação a fé.
                   No Antigo Testamento, as obras de Deus são apresntadas como evidencias do poder supremo d'Ele, bem como de sua autoridade, sabedoria e benevolência.
                   O relato de Gênesis sobre a criaçãoemprega essa palavra em sentido teólogico (Teológia - ciência da religião das coisas divinas, doutrina teológica). "Criou Deus, pois o homem à sua imagem" (Gênesis 1:27; 9:6).
                   Nessas poucas palavras é definida tanto a natureza do homem   em  relação a Deus,  como Deus em relação ao homem, e por outro lado a distinção entre o homem e os animais.
                   Por outro lado, e demosnteado que o homem (criado a imagem e semelhança de Deus) não tem a mesma posição que Deus, mas antes depende totalmento d'Ele e só existe por causa de sua vontade soberana.
                  No Novo Testamento encontramos a revelação de Jesus mediante as suas obras e poder que ele era o Messias, o Filho de Deus, o que é exemplificado em sua resposta a João Batista "Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo mandou por seus discípulos pergunta-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? E Jesus, respondeu, disse-lhes: Ide e anunciai a João oq ue estas ouvindo e vendo: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressucitados, e os pobres esata sendo pregado o Evangelho. E bem aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço" (Mateus 11:2-6) (Novo Dicionario da Bíblia - volume II - pagina 1135).
                  As boas obras praticads pelo incrédulos; portanto não tem qualquer valor como meio de salvação, visto que o incrédulo esta dependendo da carne e não da Graça de Deus em CristoJesus "Por isso o pendorda carne é inimizade contra Deus, pois não esta sujeiro à lei de Deus, nem pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Romanos 8:7-8).
                  Agora já sabemos como recebemos a fé; vejamos agora com realizar as obras pela fé como os Herois da Fé descrito no Antigo Testamento.
                  O primeior heroi da fé a levar ofertas ao supremo  SENHOR  (oferta - palavra hebraica que significa tributo) foi ABEL ( o seu nome significa 'folego', 'vapor' com conotação 'perecivel'.
                  Abel era pastor de ovelhas (mesmo o homem tendo sido expulso do paraíso após pecar, ele continuou o mandato culruea de Deus) "...em fadiga obterá dela o sustento durante os dias de tua vida" (Gênesis 3;17 b), administrando a terra (Gênesis 1:26-28).
                  Deus como SENHOR  e criador de todas as coisas existentes nos cèus; na terra; nas águas e em todo o universo tem direito as primícias.
                  Abel trouxe das primícias de seu rebanho "Consagra-me todo o primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homem como de animais, é meu... apartaras para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR" (Êxodos 13:2, 12); "Todo que abre a madre é meu; também de todo o teu gado, sendo macho, o que abre a madre, regata-lo-ás com cordeiro; mas, se o não o resgatar, será desnucado" (Êxodos 34: 19), "Pela fé, Abel ofereceu a Deus o mais exelente sacrificiodo que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto as suas ofertas" (Hebreus 11:14).
                  O segundo homem, Enoque; foi trasladado porDeus "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladou. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemuno de haver agradado a Deus" (Hebreus 11:5).
                   Não há referencias na bíblia qual foi a ação que Enoque realizou para agradar a Deus afim de ser trasladado em vida; mas, tudo demostra que ele pretou à Deus um culto apropriado, uma gratidão de reconhecimento do inefável Dom de Deus "Graças a Deus pelo seu dom inefável!" (2 Corintios 9:15).
                   O temos, o tremor e a reverencia correta de um verdadeiro adorador "Porque o nosso Deus é fogo consumidor" (Hebreus 12:29), e requer que sejamos pelomenos uma pequena imitação da própria exelencia e generosidade d'Ele e de seus filho Jesus "Porque Deus amou o mundo de tal maneira..." (João 3:16a) e Jesus ofereceu-se para morrer em nosso lugar por amor de nós" ...e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Efésios 5:2), assim devemos proceder para com o nosso proximo.
                  O terceiro herói da fé, foi Elias o tesbita (o nome deste profeta significa 'JÁ É DEUS' ); o tesbita, provavelmente Elias tivesse nascido em uma cidade chamada Tisbe, este também não vio a morte pois foi trasladado "Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro, e Elias subio ao Céu num redeminho" (2 Reis 2:11).
                   Todo o ministério profético de Elias, o tesbita; está registrado no livros dos reis - 1 Reis 17 a 21 e 2 Reis 1 e 2).
                   Apesar de não figurar na narrativa aos Hebreus na vida de Elias houve seis episódios que mostra como ele foi um heroi da fé.
                   O PRIMEIRO EPISÓDIO esta registrado em 1Reis capitulo 17: 1 "Então Elias, o tesbita, dos noradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Isarael, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra".
                   O SEGUNDO EPISÓPDIO esta registrado em 1 Reis capitulo 18:1 "Muitos tempo depois, veio a palavra do SENHOR a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe, porque darei chuva sobre a terra".
                   O TERCEIRO EPISÓDIO esta registrado em 1 Reis capitulo 17: 8 -24 " Então, lhe veio a palavra do SENHOR, ...Então,  a mulher disse a Elias: nisto cheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do SENHOR na sua boca é verdade".
                    O QUARTO EPISÓDIO esta registrado em 1Reis  capitulo 18: 1-40 "Muito tempo depois, veio a palavra do SENHOR a Elias, no terceiro ano, dizendo:... Disse-lhes Elias: lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou".  
                    O QUINTO EPISÓDIO esta registrado em 1 Reis capitulo 18: 41 a 46 "Então disse Elias a Acabe: ...A mão do SENHOR veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu a adiante de Acabe, até à entrada de Jezeel".
                     O SENTO EPISÓDIO esta registrado em 1 Reis capitulo 19: 1 a 18 "Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas \á espada. ...Tambem conservou em Isarael sete mil. todos od joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou".
                      Todos os episódios da vida de Elias foram AÇÕES (OBRAS) por ordem do SENHOR dos Exércitos; portanto, houve a aprovação e agradecimento da parte de Deus que o trasladou em vida para não ver a morte, pois ele cêu e teve fé para agir segundo lhe era ordenado ainda que ouvido somente uma voz.
                      O quarto homem foi Noé, que pela fé divinamente instruido construiu uma arca (navio de proporções gigantesca com ferramentas rudimentares).
                       Para nós hoje em pleno século XXI, a era da tecnologia, poderiamos dizer que é impossivel tal ação (obra) sem os devidos aparatos: Ferramentas eletricas, estaleiro, e varios operarios braçais e técnicos capacitados e projetos infindaveis.
                       Mas, Noé, movido pela fé em uma voz (pois era somente o que ele e outros profetas do passado ouviam), cortou armores, preparou tabuas, fez pregos, preparou betume para calafetar as fendas e com a ajuda de três filhos somente (pois a obrigação das mulheres era preparo dos alimentos água para eles).
                       Em periodo de 120 anos Nóe e seus familiares, trabalharam e trabalharam além de aproveitar para evangelizar aqueles que os ridicularizavam chamando-os de louco etc.
                       Como Noé e os outros HEROIS DA FÉ agiram movidos pela FÉ em um Deus invisivel porem presente em todas as nossa ações (desdeque nos humilhemos diante d"Ele para ouvir somente a sua voz e não o vendo crê) podemos executar obras até mesmo superiores as ações aqui registradas.
                       Poderia discorrer por muito tempo mostrando outros herois da fé na bíblia, mas são estes que Deus determinou que se destacassem para o nosso entendimento comno a fé e obras caminhão juntas a fím de servirmos  a Deus na nossa vida cotidiana.


                                                             


                                                                 FÉ INCENTIVA A AÇÃO


                                                                         Parte   III


                        É certo que obedecer, muitas das vezes nos trás contrariedades e aborrecimento, principalmente quando damos ouvidos a pessoas que não tem nehum compromisso com o SENHOR.
                       Pessoas que muitas das vezes dizem crê em Jesus, mas são como sepulcros (tumulos) caiados "Ai de vos, escribas e farizeus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de imundícias!" (Mateus 23:27).
                      Este é um dos motivos que estamos escrevendo este livro, porque, muitas vezes damos ouvidos aos que não obedecem a Deus, e a isto a palavra nos adverte "Não cesse de fala desse livro da Lei, antes medita nele dia e noite, para, que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele esta escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido" (Josué 1:8).
                      Eis aqui um dos herois da fé; Josué, era escavo no Egito juntamente com o seu povo Hebreus (descendentes direto do patriarca Abraão), não teve nenhuma visão, orientação, revelação ou iluminação, era fazedor de tijolos para Faraó; rude trabalhador braçal sem nenhua instrução ou conhecimento que tivera Moises quando (filho da filha de Faraó), mas tinha fé no SENHOR dos exercitos.
                      O nome Josué aparece em Êxodos 33:11 "Falava o SENOR, a Moises face a face, como qualquer fala a seu amigo, então, voltava Moises para o arraial, porem o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda",
                       Naturalmente,  Moises o havia escolhido como seu assistente pessoal, ele o colocara no comando de um destacamento tirado das tribos ainda não separadas.
                       Josué, não houvia Deus falar a Moises, pois não podia entrar na Tenmda da Congregação; ouvia naturalmente sons, mas não podia entende-los como todo o povo ouvia no Monte Orebe (trovões e relâmpagos), somente a Moises era dado entendimento da fala de Deus.
                      Quando se fala de fé é importante entendermos que nos referimos ao crê em obdiência "A boca do justo profere a sabedoria e a sua língua fala o que é justo. No coração tem a lei do seu Deus, os seus passos não vacilarão" (Salmos 37:30-31).
                       Quando colocado á prova Josué atende prontamente a ordem dada por Moises "Então veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Com isso, ordenou Moises a Josué; Escolhe-nos homens, e sai a peleja contra Amaleque; ..." (Êxodo 17: 8-9a).
                       Josué tinha tamanha fé em Deus, pois quando enviado juntamente com os principes das tribus de Israel a espia a terra de Canaã, quando retornaram, todos eles colocaram obstaculo á investida contra seus moradores.
                      "Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra, caminharam e vieram a Moises e Arão e toda a congreção dos filhos de Israel no deseto de Parã, a Cades; ...Relataram a Moises e disserem: fomos à terra a que nos enviastes, e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, poem, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos os filhos de Anaque"(Numeros 13:25-28) (Anaque - povo de estarura elevada - gigantes que moravam na terra onde foram os espias).
                      Todos os que foram estavam tomados de pavor "e eramos, aos nosso próprios olhos, com o gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos" (Numeros 13:33b).
                     Ao ouvir a negativa de seus companheiros Josué e Calebe rasgaram suas vestes e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel dizendo "A terra pela qual passamos a espiar é terra muitíssima boa. Se o SENHOR se agradar de nos, então nos fará entrar e no-la dara..." (Numeros 14: 1a e 8a).
                    Isto foi uma demonstração de fé absoluta em Deus, ao ponto de rasgarem suas vestes em protesto contra os outros principes e sua negativa de entrarem na terra prometida.
                    Após Moises subir ao monte por determinação de Deus e de lá não mais retornar, Deus falou diretamente a Josué "Sucedeu, depois da morte de Moises, servo do SENHOR, que este falou a Josué filho de NUm servidor de Moises, dizendo: Moises, meu serv, é morto, dispo-te, agora, passa este Jordão, tu e todo o povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel" (Josué 1: 1-2).
                   Pela fé Josué não só levou o povo a habitar na terra prometida como também por ordem do SENHOR exterminou todos os moradores (inclusive os Anaque) gigantes que apavorou os espias, menos JOSÉ E CALEBE.



                                                                FÉ JUSTIFICADORA

                                                                          Parte IV

                   Ao logo de anos, temos ouvido alguem dizer: 'Você tem fé', isto é uma expressão comum sobretudo quando se tem necessidade de algo.
                   Como já vimos a fé não é uma promulgação de uma pessoa para outra, a fé é um Dom gratuito de Deus ao ser humano, para que ele possa realizar grandes obras em obdiencia a Deus.
                   A fé e o instrumento de justiça pela qual aceitamos o SALVADOR JESUS CRISTO "Para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus" (Romanos 3:26).
                  Finalizando meu querido leitor, somente para confirmar a exposição do assunto em pauta  -FÉ E OBRAS; quando realizamos qualquer ação (obras) estamos executando os designos de Deus conforme já vims nos HEROIS DA FÉ, obediencia sem questionamento, ação ainda que esta venha tolher a nossa vida temso que a exetar em obdiencia ao Deus Criador e SENHOR.

                                                               

                                                                                FIM


BIBLIOGRAFIA

Bíblia de Estudos de Genebra - Sociedade Bíblica do Brasil - Editora Cultura Cristã - SP
Dicionário da Bíblia de Almeida - Wenner Kaschel e Rudi Zimmer - Sociedade Bíblica do Brasil - Barueri -SP
Dicionário Enciclopédico Koogan Larousse - volume 1 e 2 - Seleções do Reader's Digest - Lisboa - Rio de Janeiro - Ney Yorque
O Novo Dicionário da Bíblia - volume I e II - Edição Vida Nova - SP
                       
                           
                 
                 

                 
                 

                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário