Estudos e Reflexões

terça-feira, 16 de setembro de 2014

RESPONSABILIDADE E DEVERES




                                                              RESPONSABILIDADES
                                                                                E
                                                                          DEVERES

                                                               

                O que vocês irão ler nestas poucas linha são exatamente ao que corresponde ao titula acima e que nos seres humanos estamos relegando ao esquecimento em detrimento ao nosso bel prazer em nossa vida cotiana.
                Quando se fala em responsabilidade ou dever vem-nos a mente as responsabilidade que temos em nosso trabalho, família e outras coisas mais referente ao deveres de um lar ou de um emprego.
                Mas aqui é muito mais que isto, estamos falando de uma responsabilidade para avida futura, não uma vida terrena mas quando formo novamente incheridos à terra e o espirito voltar a Deus que o deu.
                Vejamos agora como podemos entender a palavra responsabilidade ou o que é responsabilidade.
Pergunta: O QUE RESPONSABILIDADE?
Resposta: Responsabilidade e a obrigação de responder pelas ações próprias ou dos outros; é o caráter ou estado do que é responsável.
                Então podemos dizer que a responsabilidade forma o caráter de uma pessoa, vejamos  como isto se dá segundo as Escrituras Sagradas:
                "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino,..."                        (1 Corintios 13:11a).
                 Podemos dizer que o inicio do caráter se forma ainda em criança, e isto depende de nosso pais ou não? Ou já nascemos com um caráter definido? Não sou  psicologo nem psicanalista, mas tenho conhecimento das verdades contidas mas Escrituras, e nela encontramos o seguinte:
                 "Ensina a criança no caminho que deve andar, e, ainda que for velho, não se desviará dele"                            (Provérbios 22:6).
                 Com a lei do menor e adolescente, ficamos nós pais proibido de aplicar disciplina aos nosso filhos através de corretivos que desde a criação do mundo  são utilizadas.
                 "Não retires da criança a disciplina; pois, se a fustigares com a vara, não morrer" (Provérbios                        23:13).
                 Então já vimos que responsabiliza  esta atrelada ao caráter de uma pessoa ou vise verso, o que realmente temos que entender que temos a responsabilidade; e,  está responsabilidade é descrita  na Epístola de Paulo aos Romanos.  
                 "Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; que conhece a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei, que estás persuadido de que és guia de cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma de sabedoria e de verdade; tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? Tu, que te glorias na lei, desonra a Deus pela transgressão da lei? Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa" (Rm 2:17-24).
                 Mas como podemos definir o CARÁTER de uma pessoa sem entender do que se trata ou o que o nome diz.
                 Então vamos a pergunta e  a resposta:
Pergunta: O que é CARÁTER?
Resposta: Caráter é o conjunto de qualidade (boas ou mas) que distinguem uma pessoa ou povo, é o traço distintivo ou qualidade de um povo ou pessoa.
                 Ai, voltamos ao final de  1 Corintios capitulo 13 versículo 11b que diz assim: "...quando cheguei a ser homem , desisti das coisas próprias de menino."
                 Aqui está a maior resposta à indagação do que é caráter! O menino em si mesmo não pode de forma alguma julgar a si mesmo; pois não tem conhecimento e nem maturidade para tal; o homem porem o tem; ai, voltamos à correção na infância e juventude, se não houver disciplina por parte dos pais como é que a criança ira se comportar na idade adulta?
                 Veja o que o Apóstolo Paulo escreve ao filho na fé,  Timóteo:
                 "Sabe, porem, isto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos do dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negam-lhe, entretanto, o poder. Foge também deste. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecado, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade." (2 Timóteo 3: 1-7).
                  Nos, os pais, temos a responsabilidade e o dever para com a sociedade; em criar filhos que possam ser inserido no meio dos responsáveis; e que temos o dever para com Deus e o mundo.
                  "Vós, porem, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tinha alcançado misericórdia, mas, agora alcançastes misericórdia." ( 1 Pedro 2:9-10).
                  Sim amigo leitor, esta é sem sobra de duvida a responsabilidade e dever de um povo que vive em uma sociedade violenta, uma sociedade que não tem os amparos legais da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, pois conforme escreveu o Profeta do SENHOR Habacuque                    " Sentença revelada ao profeta Habacuque. Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutas? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniquidade e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; ha contendas, e o litígio se suscita. Por esta causa, a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, porque o perverso cerca  o justo, a justiça é torcida" (Hc 1:1-4).
                 Esta é e será a situação do povo brasileiro que: "Tu que de glorias na lei, desonra a Deus pala transgressão da Lei? (Rm 2:23 se não voltarmos ao primeiro amor então! "Viu Deus  a terra, e eis que estava corrompida; por que todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra" (Gn 6:12).

                 AMIGO(A)S, LEITOR(AS) MEDITEM NESTA POUCAS LINHAS, E RECONCILIE-SE NOVAMENTE COM DEUS, ELE ESTA PRONTO A OUVIR A SUA VOZ, JESUS MORREI POR NOSSO PECADOS  UMA SÓ VEZ, NÃO VOLTARA PARA FAZE-LO NOVAMENTE; QUANDO VOLTAR É PARA JULGAR VIVOS E MORTO E DECLARA A SENTENÇA:  (Mateus 25: 34-46).

                                                                  Fim

                                                                                                                      Celso Lanes  
           
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário