Estudos e Reflexões

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

HERDEIROS DE DEUS COERDEIRO COM CRISTO

                 



                                                        HERDEIROS DE DEUS

                                                                                 COERDEIRO COM CRISTO



                                                      “Porque não recebemos o Espírito de        
                                                       escravidão para viverdes outra vez,
                                                       atemorizados, mas, recebestes o espírito
                                                       de adoção baseados no qual clamamos
                                                       Aba Pai” (Rm 8:12-15).


                     Existe um sem números de pessoas que se dizem FILHOS DE DEUS, e chegam mesmo a verbalizar e escrever em certos locais como, por exemplo, em  pára-choque de caminhões ‘NÃO SOU DONO DO MUNDO, MAS SOU FILHO DO DONO’.
                    Em certo sentido na criação (formação do homem do pó da terra) pode-se dizer que somos filhos de Deus; mas o homem decai-se da  posição de filho para a  condição de escravo do pecado, ficando assim alienado do convívio com o Pai. (Genesis 3:8-10).
                    A partir daí, sua prerrogativa passaram a ser servir ao mal em detrimento ao bem para o qual fora criado e nele soprado ‘AVIDA’ que é o ‘ESPÍRITO VINDO DE DEUS’.
                    Deus, em seu amor eterno e compaixão pela criatura caída;  faz varias tentativas para que o homem criado à sua IMAGEM E SEMELHANÇA, mas agora carnal e pecador, entendesse o seu erro e tentasse uma reconciliação com o seu criador através das varias maneira que utilizou para trazê-lo novamente a seu convívio.
“HAVENDO DEUS, OUTRORA, FALADO, MUITAS VEZES E DE MUITAS MANEIRAS AOS PAIS PELOS PROFETAS; ...” (Hebreus 1:1ª).
                    O ser criado com carinho, se recusa a dar ouvidos ao seu SENHOR E DEUS, preferindo viver uma vida de angustia e sofrimento ao ponte que Deus mais uma vez (podemos dizer sem sombra de duvida pois as ESCRITURAS SAGRADAS nos afirma que está é  definitivamente a última vez que Deus da a oportunidade à toda  RAÇA, POVOS E NAÇÕES, a reconciliar-se com ELE.
“... NESTES ÚLTIMOS DIAS, NOS FALOU PELO FILHO, A QUEM CONSTITUIO HERDEIRO DE TODAS AS COISAS, PELO QUAL TAMBÉM FEZ O UNIVERSO” (Hebreus 1:1b).
                    Mas, para que tal atitude seja aceita por Deus é preciso NASCER DE NOVO, e este novo nascimento não deve ser compreendido como NICODEMOS, um dos principais dos judeus. (João 3:1-5), interpela Jesus.
                    O novo nascimento não é a junção, união carnal  de um (HOMEM e uma MULHER), mas sim uma aceitação incondicional e invisível na pessoa do SENHOR JESUS CRISTO.
“O QUE É NASCIDO DA CARNE E CARNE, E O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO E ESPÍRITO” (João 3:6).
                    E esta frase é o inicio da explicação de Jesus a Nicodemos sobre o novo nascimento.
                    O novo nascimento não consiste em meu QUERER, mas é o chamamento de Jesus aos pecadores “VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO E APRENDEI DE MIM, PORQUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, E ACHAREIS DESCANÇO PARA A VOSSAS ALMAS. PORQUE O MEU JUGO É SUAVE, EO MEU FARDO É LEVE” (Mateus 11:28-30).
                   Jesus  veio ao mundo  para reconcilia ao Pai a casa perdida de Israel: “VEIO PARA O QUE ERA SEU, E OS SEUS NÃO O RECEBERAM” (João 1:11).
                  A preocupação de Nicodemos tinha fundamento, pois apesar de ser um dos principais dos Judeus que não acreditava que Jesus era filho de Deus ao ponde de solicitar a Pilatos que soltasse Barrabas  (assassino, ladrão) e crucificasse a Jesus que (era e é) manso e humilde de coração; e que curavas as enfermidades, expulsava demônios, revivia mortos, ordenava e aleijados andavam, dava vista aos cegos etc.
                  O novo nascimento é um acontecimento impar diante de tantas ofertas feitas pelo Pai a humanidade,  agora ele envia o seu Filho Jesus e eles com tamanha  rejeitam o  AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ. (Hebreus 12:2).
                 Ainda assim Deus nos ama e Jesus Nos amou até mesmo no momento crucial de sua morte “CONTUDO, JESUS DIZIA: PAI,  PEODOA-LHES,  PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM” (Lucas 23:34).
                 As duvidas de Nicodemos permanecia mesmo Jesus mostrado que o nascida da carne é carne, e ele então faz um questionamento que talvez criança alguma com idade da razão o faria: “PERGUNTOU-LHE NICODEMOS: COMO PODE UM HOMEM NASCER, SENDO VELHO? PODE, PORVENTURA, VOLTAR AO VENTRE MATERNO E NASCER SEGUNDA VEZ?” (João 3:4).
                 Ai acode Jesus novamente com a explicação do que é nascido de novo: “ RESPONDEU JESUS: EM VERDADE, EM VERDADE TE DIGO QUEM NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS” (João 3:5).
                 Se houvesse possibilidades de sondar o cérebro de Nicodemos, veríamos que ele esta com os miolos aquecidos ao ponto de (como si diria, fundir-se).
                 A esta resposta de Jesus, nos lembramos da passagem quando Jesus lavou os pés dos discípulos   “APROXIMANDO-SE, POIS, DE SIMÃO PEDRO, E ESTE LHE  DISSE: SENHOR, TU ME LAVAS OS PÉS A MIM? RESPONDEU-LHE JESUS: O QUE EU FAÇO  NÃO O SABES AGORA; COMPREEDÊ-LO-ÁS DEPOIS. DISSE-LHE PEDRO: NUNCA ME LAVARÁS O PÉS. RESPONDEU-LHE JESUS: SE NÃO TE LAVAR, NÃO TENS PARTE COMIGO.(João 13:6-8).
                 A mente de Pedro estava igual à de Nicodemos (confusa) (Jo 3:4) pois não compreendiam nada do que estava  sendo feito ou  a fazer por Jesus.
                  “ENTÃO, PEDRO LHE PEDIU: SENHOR, NÃO SOMENTE OS PÉS, MAS TAMBÉM AS MÃOS E A CABEÇA” (João 13: 9),
                  Muitas pessoas confundem “o nascer de novo” como: o ir a igreja, fazer penitencia, acender uma vela, deixar-se untar com óleo, amarar um fina no braço, dizer: não sou dono do mundo mas sou filho do dono, tudo isto não passa de pré-suposição, não existe realismo nesta coisas.
                  O novo nascimento não se caracteriza por reformas moral, se bem que isto também conta. O novo nascimento é uma regeneração ampla e irrestrita, é um abandono das coisas do mundo e abraçar a causa de Cristo; servindo-o em todo o seu proceder, e entregar-se completamente ao Espírito Santo e efetuar as obras que Cristo exige que façamos crendo totalmente n”ELE,  e ter um coração contrito onde somente Deus pode sondar (Jeremias 17:9-10; Salmos 139:23).
                  É realmente ser uma nova criatura em suas ações e comportamento, dando sempre um testemunho de um servo de Deus (Romanos 4:16-17).
                 Após isto ter a certeza que receberá o perdão, e será constituído Herdeiro de Deus e com herdeiro com Cristo na redenção; e ser inserido novamente na predestinação de salvo que perdeu com a aceitação do pecado, então após a conversão receber o selo do ESPIRITO SANTO, como propriedade exclusiva de Deus.


Celso Lanes

Nenhum comentário:

Postar um comentário