Estudos e Reflexões

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

FABULAS

                                                                   

                                                            FABULA




                                                              “...E SE RECUSARÃO A DAR OUVIDOS À
                                                             VERDADE, ENTREGANDO-SE À FABULAS”
                                                                                                                 (2 Timóteo 4:4).




            O QUE É FABULA?

            A palavra fabula e uma apologia ou conto alegórico geralmente em versos; tomam-se como personagem quase sempre animais com o objetivo de lição de moral ou alerta; trata-se também figurativamente de uma mentira, ilusão, objeto de zombaria e desdém, ou até mesmo de uma promessa falsa.

“ENTÃO O SENHOR FEZ FALAR A JUMENTA, A QUAL  DISSE A BALAÃO: QUE TE FIZ EU, QUE ME ESPANCA JÁ TRÊS VEZES? RESPONDEU BALAÃO À JUMENTA: PORQUE ZOMBASTES DE MIM; TIVERA EU UMA ESPADA NA MÃO E, AGORA, RE MATARIA. REPLICOU A JUMENTA A BALAÃO: PORVENTURA, NÃO SOU A JUMENTA, EM QUE TODA A TUA VIDA CAVALGASTE ATÉ HOJE? ACASO, TEM SIDO O MEU COSTUME FAZER ASSIM CONTIGO? ELE RESPONDEU: NÃO” (Números 22:28-30 e segue).

          Nesta passagem em Números apesar de ser um animal a falar, não se trata de fabula, mas um alerta de Deus a Balaão, filho de Beor, rei o qual convocado por Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas  para amaldiçoar os Israelitas acampados  além do Jordão na altura de Jerico.

“EIS QUE UM POVO SAIU DO EGITO, COBRE A FACE DA TERRA E ESTÁ MORANDO DEFRONTE DE MIM. VEM, POIS, AGORA, ROGO-TE AMALDIÇOA-ME ESTE POVO,...” (Números 22:5b – 6ª e segue).

         Podemos também dizer que fabula é um mito; uma narrativa popular ou literatura que coloca em cena seres sobre-humano em ações imaginaria; e, que fazem transposição de acontecimentos históricos, reais ou fantasiosos; coisas fabulosas ou raras: Exemplo, a FÊNIX – Ave fabulosa dos antigos que após ser queimada, renascia de suas próprias cinzas, segundo uma tradição mítica egípcia.

        Quantos livros, filmes, contos são produzidos mundialmente embasados em fabulas para atrair criança e quiçá adultos, isto sem dizer da crendice popular como mula sem cabeça, lobisomem, homem do saco, sapo que após ser beijado por uma donzela torna-se príncipe, sem dizer as estórias de monteiro Lobato, como o SITIO DO PICA-PAU-AMARELO etc.

Mas a fabulas também são citadas nas Escrituras, e Paulo escrevendo a Timóteo exorta-o na fidelidade da pregação e ensinos da verdade de Deus e Jesus Cristo e rejeite as fabulas.

“MAS REJEITE AS FABULAS PROFANAS E DE VELHAS CADUCAS” (1 Tm 4:7).

         A preocupação de Paulo com Timóteo era por ser ele jovem pastor ser enredado por fabulas de pessoas mais velhas, levando a crer nos mitos e misticismo os quais eram comuns nos textos judaicos apócrifos.

         Estes textos eram tão perigosos para Timóteo e os novos convertidos, que em pouco tempo evoluíram para o gnosticismo.

         Em pleno século XXI falsos mestres tentam aplicar à vida de muitos as fabulas místicas apócrifas;  (Hoje temos que tomar muito cuidado, pois o gnosticismo e fabulas ainda continuam a ameaçar o povo de Deus, com seu misticismo em forma de pregações "EVANGÉLICA" a fim de enganar a muitos;  levando-os à apostatar-se da fé genuína em Cristo).

“...E NÃO SE OCUPE COM FABULAS JUDAICAS, NEM  COM MANDAMENTOS DE HOMENS DESVIANDO DA VERDADE” (Tito 1:14).

         Estes textos foram produzidos pelos judeus  primeiros mestre do gnosticismo a fim de produzirem ensinos falsos apócrifos para combater O EVANGELHO DE CRISTO pregado por Paulo e outros apóstolos.

        A palavra fabula e uma transliteração e  o termo latino ‘FARI’ ‘FALAR’;  e, é  mais comumente empregada para descrever uma história pitoresca. (TRANSLITERAÇÃO – e a transcrição feita com transposição das letras diferente, no correspondente vocábulo de outra língua).

“AVISADO DISTO, JOTÃO FOI, E SE PÓS NO CIMO DO MONTE GERISIM, E EM ALTA VOS CLAMOU, E DISSE-LHES: OUVI-ME CIDADÃO DE SIQUEM, E DEUS VOS OUVIRÁ A VÓS OUTRO. FORAM CERTA VÊS, AS ÁRVORES UNGIR PARA SI UM REI...”(Juízes 9: 7 e segue); 2 Reis 14:9).

         Este texto, ainda que não fosse escrito como fabula; é uma sátira autorizada por Deus à Jotão filho de Gedeão no sentido de chamar a atenção dos israelitas que proclamaram rei a um homem ‘ABIMELEQUE’ o qual alem de ser cruel e opressor levou o povo a perverter na adoração de baalins e colocaram  BAAL-BERITE por deus.

        Abimeleque  foi o 11º rei de Judá, e reinou do ano 740 a 736 a.C. depois de seu pai UZIAS.
Abimeleque reinou por 16 anos sobre Judá (2 Rs 15:33) inclui o tempo em que JOTÃO foi regente (2 Rs 15:5). e neste período viveram os profetas ISAÍAS (Is1:1); OSEIAS (Os 1:1) e MIQUEIAS (Mq 1:1).

       Na mitologia grega os mitos (MYTHOS)  não são apenas fabulosos  mas fictícios e enganadores, e o  propósito dos epítetos e velhas caducas era confundir os convertidos com mitos, fabulas e enganos, os quais não são revelações divinas; deixando assim os convertidos em duvidas (Tito 1:14 e I Timóteo 4:7).

       Portanto amigo leitor, cuidado com o que você ouve ou lê; seja criterioso com os cidadãos de  Bereia;

“ORA, ESTES DE BEREIA ERAM MAIS NOBRE QUE OS TESSALÔNICOS; POIS RECEBERAM A PALAVRA COM TODA AVIDEZ, EXAMINANDO AS ESCRITURAS TODOS OS DIAS PARA VER SE AS COISAS ERAM, DE FATO, ASSIM “ (Atos 17:11).

      Que o SENHOR DEUS proporcione a todos a consolação e instrução através do ESPÍRITO SANTO, a fim de se entregarem completamente a JESUS CRISTO  através do conhecimento das ESCRITURAS SAGRADAS.

Celso Lanes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário