Estudos e Reflexões

terça-feira, 3 de março de 2015

ADOÇÃO - IDOSO

                        

                                                                   ADOÇÃO
                            
                                                                                IDOSO



Hoje, e, já a muito se fala em adoção de crianças que são lanças no esquecimento em orfanatos; isto é extremamente valido e necessário pois é uma vida que desabrocha.
Adotar uma criança requer uma serie de requisitos necessários, inscrição em cadastros de adoção governamental e aguardar uma decisão do Juizado da Infância e Juventude, o qual ira delegar poderes às assistentes sociais para verificarem suas condições sócias econômicas, moral e cultural.
Isto não é fácil e nem rápido como alguns desejam que ocorra.
A minha proposta não é tentar desarticular o pensamento ou ansiedade das pessoas de ter um filho (ainda que adotivo) para lhe dar carinho, amor, educação e tudo mais para a sua vida futura.
A minha intenção é levar as pessoas verem o outro lado da moeda, ou seja, ver aqueles que já ultrapassaram a infância, juventude, adolescência e adulta.
ANCIÃO, IDOSO (ou velhos como alguns relegam o ser humano de idade avançada, após os 60 anos).
Como disse antes e o titulo diz isto “ADOÇÃO” ou adotar uma pessoa que esta vivendo (por assim dizer os seus últimos dias, pois a vida e morte são exclusivamente da vontade de Deus que já  predestinou o tempo de cada pessoa aqui na terra).
Como a criança, o idoso (ou velho conforme são tratados por nossa sociedade brasileira) já não tem forças para a locomoção devida os desgastes físicos e enfermidade ao logo de sua jornada.
A sua visão já não é a mesma da juventude, as letrinhas nas embalagens dos produtos em supermercados, bulas e até mesmo livros já dependem de um suporte (óculos) os quais muitos não podem comprar devido os seus recursos de aposentado.
Os seus maxilares já não estão providos de armas poderosas (dentes forte) já foram substituídos por próteses incomodas que não mais trituram os alimentos necessários para uma boa digestão.
Muitos já são viúvos(as), já não tem ao seu lado o cônjuge para se aquecerem nos meses de inferno, uma boa prosa, um afago um carinho de todos gostam (inclusive o animal de estimação).
Já não tem onde se apoiar a fim de fazer sua caminhada matinal ao sol tão necessária aos seus doloridos osso e peles flácidas.
Como já frisei a ADOÇÃO de uma pessoa idosa não requer todos os requisitos da lei como da criança; basta você aproximar-se da mesma e oferecer os seus préstimos, ler as letrinhas miúdas, ajudá-lo a embarcar em ônibus (desconfortáveis, quentes e superlotados) e levantarem-se quando ele se aproxima de você que esta assentada no local reservado para ele.
Quando ele entra em supermercado, bancos ou qualquer estabelecimento comercial ele vera aquela plaquinha CAIXA PREFERENCIA, sendo que a lei determina que em qualquer âmbito, seja bancário ou comercial a preferência e de todo o caixa disponível no momento (NÃO PRECISAMOS ENTRAR EM FILAS ESTAMOS AMPARADOS PELA LEI – (O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: 10741/01.10;2003).
O Idoso já não tem forças para enfrentar longas jornadas, como ir a padaria e voltar trazendo o seu pãozinho para o desjejum da manhã; tão pouco tem força para carregar sacola do supermercados até sua casa (ainda que a mesma peso 2 quilos ao sair do supermercado, até sua residência estará pesando mais de 5 a 10 quilos (dependendo da distancia).
Vamos ajudar aquele que deu a sua juventude para o progresso de nosso país; vamos rever nossos conceitos (idosos não são velhos, velho são coisa descartáveis como sapato roupas etc. que se lançam ao lixo os quais ainda assim são recicláveis).
Vamos adotar um IDOSO, você não precisa de autorização nem de juizado, tão pouco precisa levá-lo para a sua casa, dar-lhe abrigo, alimentação (se bem que tem muitos que estão precisando em um país considerado o celeiro do mundo muitos morrem de inanição – FOME- FRIO E ABANDONO).
O que você precisa fazer e dispor um pouco do seu tempo (suprima um pouco os  momentos em que você se recreia com o seu SMART FONE, TABLETE OU CELULAR E OUTRAS ATIVIDADE NÃO NECESSÁRIA E URGENTE), adote um ser igual a você porem se a sua juventude forte e saudável.
Para que você possa meditar em minhas palavras escritas nesta manhã do dia 03 de março de 2015 as 07 horas e 18 minutos, aproveite para ler as Escrituras Sagradas no Livro de Eclesiastes.

“LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS... REPARTA COM SETE  E AINDA COM OITO, PORQUE NÃO SABES QUE MAL SOBREVIRÁ À TERRA(Eclesiastes 11:1-2 e segue).
 “ALEGRA-TE , JOVEM, NA TUA JUVENTUDE, E RECREIA-SE O TEU CORAÇÃO NOS DIAS DA TUA N MOCIDADE... PORQUE A JUVENTUDE E A PRIMAVERA DA VIDA SÃO VAIDADE” (Eclesiastes 11:9-10).
“LEMBRA-TE DO SEU CRIADOR NOS DIAS DA TUA MOCIDADE, ANTES QUE VENHA OS MAUS DIAS, E CHEGUEM OS ANOS DOS QUAIS DIRÁS: NÃO TENHO NELES PRAZER...” (Eclesiastes 12:1 e segue).

Esta é a nossa meditação e conselho a todos: CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS, ADULTOS  e aos IDOSOS.
Trate as pessoas com carinho, amor e, sobretudo com compreensão ouvindo-as e ajudando-as como você puder. Não negligencie a sua juventude.
Que Deus em sua infinita misericórdia possa abençoá-los nestes dias de tantas tribulações em nosso BRASIL.

Celso Lanes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário