Estudos e Reflexões

sexta-feira, 6 de março de 2015

O PECADO DA ANSIEDADE

                                                    

                                                       O PECADO DA ANSIEDADE



                                              
                                                 “NÃO ANDEIS ANSIOSOS DE COISA 
                                                  ALGUMA; EM TUDO POREM, SEJA
                                                  CONHECIDA, DIANTE DE DEUS, AS
                                                  VOSSAS PETIÇÕES, PELA ORAÇÃO E
                                                  PELA SUPLICA, COM AÇÕES DE
                                                  GRAÇA” (Filipenses 4:6).




ANSIEDADE  =  Angustia Aflição, Grande Inquietação, Desejo Veemente,
                            Impaciência, Sofreguidão, Avidez.


         Esta palavra e dita com freqüência em toda a conversa entre duas ou mais pessoas.
         A ansiedade e descrita por psiquiatras ou psicanalistas como um estado (PSÍQUICO ACOMPANHADO DE EXTENSÃO OU ATÉ MESMO DE INIBIÇÃO).
        A pessoa ansiosa ( estou falando de uma ansiedade urgente, pois todos ser humano é ansioso; até mesmo os mais calmos o são) tem uma necessidade de chegar ao fim com urgência; e muitas das vezes descabível.

(DESCABÍVEL = sem cabimento, inconveniente, importuno, impróprio).

        Como estamos tratando das Escrituras Sagradas, Paulo iluminado pelo ESPIRITO SANTO aos Filipenses, mostrando-lhes que a ansiedade e um pecado contra Deus.

PORQUE A ANSIEDADE É PECADO?

Podemos dizer que a ansiedade é um protótipo de primazia; e as respostas a tal pergunta verão através de citação da própria ESCRITURA SAGRADAS.

1º - aqui estamos lendo a respeito de JOÃO BATISTA que nasceu primeiro 
      que JESUS CRISTO.

       “É ESTE A FAVOR DE QUEM EU DISSE: APÓS MIM VEM UM
        VARÃO QUE TEM A PRIMAZIA, PORQUE JÁ EXISTIA ANTES      
        DE MIM” (João 1:30).

2º - Isaías em uma revelação Deus  falando a seu respeito escreve:

       “ASSIM DIZ O SENHOR, REI DE ISRAEL, SEU REDENTOR, O
         SENHOR DOS EXÉRCITOS; EU SOU O PRIMEIRO E EU SOU O
         ÚLTIMO, E ALÉM DE MIM NÃO HÁ deus” (Isaías 44:6 e segue).

         “DA-ME OUVIDO, Ó JACÓ, E TU, Ó ISRAEL, A QUEM CHAMEI,
           EU SOU O MESMO, SOU O PRIMEIRO E TAMBÉM O
          ÚLTIMO” (Isaías 48:12 e segue).

Em Apocalipse o ALFA E O OMEGA  são usados tanto para o Pai
        
         “SOU  O ALFA E OMEGA, DIZ O SENHOR DEUS, AQUELE QUE 
           É, E QUE HÁ DE VIR, O TODO PODEROSO “ (Apocalipse 1:8),

Como para o Filho

           “EU SOU O ALFA E O OMEGA, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO O
             PRINCIPIO E O FIM “ (Apocalipse 22:13).

E para que não haja duvida de se tratar de   MONOTEÍSTA e não um DICOTOMISTA o versículo seguinte diz:

          “BEM-AVENTURADO QUELES QUE LAVAM AS SUAS
           VESTIDURAS   [NO SANGUE DO CORDEIRO], PARA QUE
           LHE ACISTA O DIREITO À ARVORE DA VIDA, E ENTREM NA
           CIDADE PELAS PORTAS” (Apocalipse 22:14).

Podemos dizer que o Ansioso no arfam de ser considerado ou visto como o primeiro, ou destaque na sua ansiedade comete pecado.

          “TENDO ELES PARTIDO PARA CAFARNAUM, ESTANDO ELE
            EM CASA, INTERROGOU OS DISCÍPULOS; DE QUE É QUE
            DISCORRIAM PELO CAMINHO? MAS ELES GUARDARAM
            SILÊNCIO; PORQUE PELO CAMINHO, HAVIAM DISCUTIDO
            ENTRE SI SOBRE QUAL ERA O MAIOR. E ELE,
            ASSENTANDO-SE, CHAMOU OS DOZE E LHES DISSE: SE
            ALGUÉM QUER SER O PRIMEIRO, SERÁ O ÚLTIMO E
            SERVO DE TODOS. TRAZENDO UMA CRIANÇA, COLOCOU-
           A NO MEIO DELES E, TOMANDO-A NOS BRAÇOS, DISSE-
           LHES: QUALQUER QUE RECEBER UMA CRIANÇA TAL
           COMO ESTA, EM MEU NOME, A MIM ME RECEBE; E
           QUALQUER  QUE A MIM ME RECEBE NÃO RECEBE A MIM,
           MAS AO QUE ME ENVIOU” (Marcos 9: 33-37).

Jesus mostra aos discípulos a sua humildade, serenidade e falta de ansiedade no que diz respeito ao ser destaque como SENHOR E MESTRE que o era; ele poderia dizer-lhe eu sim que sou o primeiro que nasci antes de vós, ou sou o primeiro porque estou na liderança e falo segundo o que me enviou com autoridade.
Sendo ele o EMANUEL, filho do ALTÍSSIMO em momento algum tentou usurpar a primazia do pai, pois todas as vezes que lhe apresentava algo ele glorifica a Deus Pai a fim de demonstrar que ele era sempre servo.
Já vimos varias partes na Escrituras que condenam a ansiedade e diz que ela é pecado; e a palavra pecado  encontra-se registrada 140 vezes no ANTIGO E NOVO TESTAMENTO.
Para sanar algumas duvidas, vejamos o que Jesus Cristo falou:

          "POR ISSO, VOS DIGO: NÃO ANDEIS ANSIOSOS PELA VOSSA
          VIDA,  QUANTO AO QUE HAVEIS DE COMER OU BEBER; NEM
          PELO VOSSO CORPO, QUANTO AO QUE HAVEIS DE VESTIR. NÃO
          É A VIDA MAIS DO QUE O ALIMENTO, E O CORPO, MAIS DO QUE
         AS VESTES? OBSERVAI AS AVES DO CÉU: NÃO SEMEIAM, NÃO
         COLHEM, NEM AJUNTA EM CELEIROS; CONTUDO, VOSSO PAI
         CELESTE AS SUSTENTA. PORVENTURA, NÃO VALEIS VÓS MUITO
        MAIS DO QUE AS AVES? QUAL DE VÓS, POR ANSIOSO QUE
        ESTEJA  ACRE SENTARÁ UM CÔVADO AO CURSO DA VIDA?”
        (Mateus 6:25-27).

Ainda poderá haver duvidas com relação a ser pecado a ansiedade, assim sendo continuaremos a falar mais um pouco mostrando o porque do pecado de ansiedade.
Mas vamos arguir a respeito do pecado:

O QUE É PECADO?

Pecado é qualquer falta de conformidade com a LEI DE DEUS, ou QUALQUER TRANSGRESSÃO  desta lei. (referências Tg 2:10; 4:17:  i Jo 3:4).

Vejamos agora como entender esta questão da ansiedade (pecado) contra a Lei de Deus.

1º - A ansiedade e um oposto a fé:  Fé é confiança em Deus em Cristo e na
      sua palavra (Mt;15:28; Mc 11:22-24; Lc 17:5).
2º - A ansiedade e uma falta de confiança: Confiança e crê na obra salvadora
      de Cristo e  a aceitação dos seus benefícios (Rm 1:16-17).
3º - A ansiedade e falta de fé, confiança e descrer no evangelho: Crê que o
      evangelho e a doutrina revelada por Deus (Tt 1:4).
4º - A ansiedade é pecado porque: Ela se baseia na circunstancia e não na     
      pessoa de Deus representada corporalmente no verbo: Palavra 1:1-14;
      Jesus é o Logos (1 Jo 1;1; Ap 19:13) isto é, a palavra, que é mais do que     
     expressão falada: é deus em ação, criando (Gn 1:3). Se revelando (Jo
     10:30) e salvando Sl 107:19-20; 1 Jo 1;1-2).

A ansiedade esta em todo coração humano, compete a nos dominá-la, pois como esta descrita assim a ansiedade esta em incompatibilidade com toda as ordenanças de Deus  (Mat. 6:25).
Em vez de ansioso devemos sim declinar toda e qualquer de nossas necessidades em oração a Deus e viver sempre:

           “ALEGRA-VOS SEMPRE NO SENHOR, OUTRA VEZ DIGO,
            ALEGRAI-VOS (Filipenses 4:4) .

Porque mesmo sabendo que Deus tudo vê, tudo perscruta (Sl 139), devemos verbalizar nos desejos (sem ansiedade) a ELE e deixar que ele nos responda à seu tempo. 

                  Não pese você que eu também peco por ansiedade, eu peco pois desde as 07 horas e 30 minutos estou pesquisando para escrever este artigo, e ansioso para colocá-lo em meu blog para que todos possam ler.

Celso Lanes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário