Estudos e Reflexões

quinta-feira, 5 de março de 2015

RECONCILIAÇÃO DE DEUS & FELICIDADE HUMANA



                                                    RECONCILIAÇÃO DE DEUS
                         
                                                              &  FELICIDADE HUMANA



                             “BEM AVENTURADO O HOMEM QUE NÃO ANDA
                               NO COSELHO DOS IMPIOS, NÃO SE DETEM NO
                               CAMINHO DOS PECADORES NEM SE ASSEMTA
                               NA RODA DOS ESCARNECEDORES” (Salmos 1:1).



                  A expressão “BEM-AVENTURADA” traduzida bem simplesmente quer dizer “FELIZ” ou até poderíamos dizer  “CHEIO DE FELICIDADE”.
                 A felicidade e o estado de perfeita satisfação intimam, é uma ventura, também pode se disser uma beatitude, um contentamento de alegria.
                 E esta felicidade é renovada dia após dias pela misericórdia de Deus conforme podemos ler em Provérbios 4:18.

“MAS A VEREDA DOS JUSTO É COMO A LUZ DA AURORA, QUE VAI BRILHANDO MAIS E  MAIS ATÉ SER DIA PERFEITO" (Pv 4:18).

                Mas, esta felicidade só é sentida quando o ser humano deposita toda a sua dependência em Deus.

“ANTES O SEU PRAZER ESTÁ NA LEI DO SENHOR E NA SUA LEI MEDITA DIA E NOITE ”
(Salmos 1:2).

              Analisemos alguns acontecimentos no  período em que Jesus Cristo esteve na terra.
O que você acharia se estivesse no lugar de um dos discípulos de Jesus?
             Você estaria contente? Satisfeito por ter sido escolhido para segui-lo?
             Ou você estaria repleto de felicidade por estar aprendendo a ser útil ao seu próximo!
             Estas são perguntas que não podemos responder, pois os seus próprios discípulos, muitas das vezes o questionaram, duvidaram de sua condição de SENHOR E MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS.
            Após a sua morte eles debandaram, abandonaram a sua responsabilidade  do ‘IDE’ para retornarem aos seus afazeres anteriores.
            Tomé até mesmo duvidou que fosse o SENHOR, precisou de que Jesus mandasse que colocasse suas mãos em suas chagas para comprovar que ERA ELE MESMO.
            Podemos afirmar com toda a certeza, que havia umas estases em seus corações em esta andando com ele, vendo os seus prodígios e poder miraculosos em fazer coxos andarem –(João 5:8), cegos enxergar(Mateus 9:29 e segue), mortos serem ressuscitados (Lucas 7:14; 8:54; João 11:40-44), possessos de espírito imundos serem libertos de seu cativeiro(Mateus 8:28-32), perdoar pecados de pecadores convictos (João 8;3) , dele saio virtude ( Marcos 5:28), e muito outro feitos que não citaremos.
           E, todos receberam o ESPIRITO SANTO  em Pentecostes e nuca mais rejeitaram serem chamados discípulos de Jesus; afirmou até a morte que JESUS CRISTO ERA O “EMANUEL” O DEUS CONOSCO.
           Jesus fez a alegria de muitos, mostrou ao mundo por que pecados podem ser perdoados --“Como insistiram na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra” (João 8:7).

          Mas, voltado ao Salmo 1 da Bem-Aventurança,; Não há duvida ADÃO ERA UM HOMEM FELIZ, tinha a sua companheira, e ainda o maior privilégio concedido ao homem ouvir Deus falar-lhe pela viração do dia.
          JOÃO CALVINO  escreveu: O MUNDO ORIGINALMENTE CRIADO PARA ESTE PROPÓSITO, QUE TODAS AS PARTES DELE SE DESTINOU À FELICIDADE DO HOMEM COMO SEU GRANDE OBJETO. (Calvino, J. – Livro dos Salmos –V I {8.9}. São Paulo; Edição Paracletos, 199, P.172)
           Tendo toda esta felicidade da presença de Deus e o que ele fizera para ele, o homem deu ouvido a incerteza, a duvida e aceitou o conselho do ímpio (Salmos 1:4-6) do tentador (Gênesis 3:1-6) e sua felicidade se transforma em fel de amargura.
            A felicidade que outrora era sentida, palpável, vista pela presença de Deus se transforma em suor e lagrimas pelos abrolhos e espinhos no cultivo da terra; a DESGRAÇA (ausência da presença de Deus, sua graça e amor) instalou-se no coração outrora alegre e faceiro, agora triste, acabrunhado (O QUE COMEREMOS AMANHÃ, O QUE VERTI REMOS, E SE CHOVER ONDE NOS ABRIGAREMOS, OU ATÉ MESMO SE ADOECERMOS O TOMAREMOS PARA COMBATER A DOR).
            Mas, Deus era, é, e sempre será o Deus amoroso, justo, assas benigno que ouve o choro do que sai gemendo e chorando, e o fará voltar-se colhendo os seus feixes com alegria.
            Ele propiciou e providenciou um meio de novamente reconciliar-se com o home pecador.
            Ele deu ao homem um ESPIRITO INABALÁVEL e não um espírito de covardia e enviou a JESUS o qual disse:

“VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANÇADOS E
SOBRECARREGADOS, E EU OS ALIVIAREI. TOMAIS SOBRE VÓS O
MEU JULGO E APRENDEI DE MIM, PORQUE SOU MANSO E
HUMILDE DE CORAÇÃO, E ACHAREIS DESCANÇO PARA A
VOSSA ALMA, PORQUE  O MEU JUGO É SUAVE E O MEU FARDO
E LEVE” (Mateus 1:28-30).

            Devemos reconhecer que o jugo do é pesado  e difícil de carregar, e Davi no salmo 32 nos mostra que devemos  reconhecer o seu (o nosso) pecado e confessá-lo.

“ENQUANTO CALEI OS MEUS PECADOS ENVELHECERAM OS MEUS OSSOS PELOS MEUS CONSTANTES GEMIDOS TODO O DIA. PORQUE A SUA MÃO PESAVA DIA E NOITE SOBRE MIM, E O MEU VIGOR SE TORNOU EM SEQUIDÃO DE ESTIO” (Sl 32:1-4).

             Mas é bom que se saiba que somente o reconhecimento do pecado não nós concede perdão, e, nem Deus RECONCILIARA CONOSCO; Davi sabia bem disto e por este motivo confessou ao SENHOR os pecados e a ele foi concedido novamente a FELICIDADE E A ALEGRIA DE VIVER.
            Muitos acreditam que a sua felicidade está nos bens matérias e patrimoniais;  na suas orgias mundanas sem compromisso com o SENHOR DEUS, estes estão andando a passos largos para o INFERNO PREPARADO PARA O DIABO E SEUS ANJOS.
            Vivem rido em sua bebedices e farras, gabando-se de serem forte alcoólatras (Lembrem-se do rapaz que morreu a poucos dias com overdose de vodca), pois é, não só a bebida leva à morte o pecado também, e ambos o tipo de morte leva para o inferno.
            Tais pessoas riam-se exteriormente, mas, o seu interior era fel de amargura, pois não achavam descanso para a sua alma, ansiosos, arrogantes, prepotentes, ambicioso, ganancioso,  corruptos etc. etc.

“ACASO, NÃO SABEIS QUE O VOSSO CORPO É SANTUARIO DO
  ESPIRITO SANTO, QUE ESTÁ EM VÓS, O QUAL TENDE DA
  PARTE DE DEUS, E QUE NÃO  SOIS DE VÓS MESMOS?” (I Coríntios
 6:19).

            Para que realmente Deus se reconcilie com a pessoa é necessário que reconheçamos os erros que temos cometido contra ELE (pois o pecado vem da parte do diabo nosso adversário que é o pais da mentira e um opositor entre nos e Deus).

“CONVESSEI-TE O MEU PECADO EA MINHA INIQUIDADE NÃO
  MAIS OCULTEI. DISSE: CONFESSAREI AO SENHOR AS MINHAS
  TRASGREÇÕES E TU PERDOASTES A INIQUIDADE DO MEU
  PECADO” (Salmos 32:5).

             Daí, reconhecemos que todo homem que Deus perdoa os pecados terá sempre um sorriso nos sábios e um amor no coração – 1º para com Deus e 2º para o seu próximo (Provérbios 4:18).
A nossa felicidade depende de nos mesmo;  confessar as nossas culpas (pecados) e dar-lhe nomes em uma forma de reconhecimento que pecou ou como pecou aquele que tem o poder de perdoar todos os pecados.

“SE CONFESSARMS OS NOSSO PECADOS ELE É FIEL E JUSTO
  PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E NOS PURIFICAR DE TODA
  INJUSTIÇA” (I João 1:9).

            Todavia a primeira  importância deste Salmo é levar as pessoas a reconhecerem os seus erros e dizer que é possível ao pecador ser feliz.
            Obviamente, esta felicidade não exata na pratica do pecado, mas no pecador, pois ainda que confessemos os nossos pecados continuamos pecadores.

"SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS COMETIDO PECADO; FAREMO-
LO MENTIROSO, E A SUA PALAVRA NÃO ESTA EM NÓS” (I João
1:10).

            Confessemos, pois, os nossos pecados e vivamos consoante a GRAÇA MARAVILHOSA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO em uma felicidade plena ao seus pés.


Celso Lanes

Nenhum comentário:

Postar um comentário