Estudos e Reflexões

segunda-feira, 4 de maio de 2015

ACALMLA-TE, EMUDECE!

                                              

                                                    ACALMA-TE, EMUDECE!



                                   “NAQUE DIA, ... JESUS ESTAVA NA POPA,
                                     DORMINDO SOBRE O TRAVESSEIRO; ... COMO
                                     É QUE NÃO TENDES FÉ? E ELES, POSSUÍDOS
                                     DE GRANDE TEMOR, DIZIAM UNS AOS
                                     OUTROS: QUE É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O
                                     MAR LHE OBEDECEM” (Marcos 4:35-41).



           Estamos vendo e ouvido via televisão os acontecimentos no Brasil e fora do, no Nepal.
Terremotos, com temores extensos da terra, tsunami, enchentes e deslizamentos de encostas  de morros matando muitas pessoas.
          Diante deste acontecimento muitas pessoas (incrédulas, e porque não dize até mesmo os que se dizem crédulos em Deus) dizem: PORQUE SERÁ?
Os nossos anseios e disposição de vida devem sempre permear nosso pensamentos e desejos por Deus.

                                    “COMO SUSPIRA A CORÇA PELAS
                                      CORRENTES DAS ÁGUAS, ASSIM, POR TI, Ó
                                      DEUS SUSPIRA A MINHA ALMA. A MINHA
                                      ALMA TEM SEDE DE DEUS, DO DEUS VIVO;
                                      QUANDO IREI E ME VEREI PERANTE A FACE
                                      DE DEUS?” (Salmo 41:1-2).

          A resposta a tal indagação é respondida com estes versículos do Salmo 42, pôr o ser criado e dependente de Deus; mas, hoje nos dias pós-modernos estão se distanciando de Deus.
O titulo da revista da Escola Bíblica Dominical “Nossa Fé” traz como titulo O DESAPARECIMENTO DE DEUS – Igreja na Sociedade Pós-Moderna.
          Em tempo não muito distante era um orgulho de muitos carregarem uma Bíblia ESCRITURAS SAGRADAS embaixo do braço indo para o culto ou escola bíblica dominical.
Com a pós-modernidade e tecnologia avançada, TAL VISÃO JÁ NÃO COMUM; os Smartphone, tabletes e celulares sofisticados  estão substituindo  as bíblias.
          A poucos dias viu um aviso na entrada da igreja: AO ENTRAR NA IGREJA, DESLIGUE O SEU CELULAR POIS DEUS NÃO IRA FALAR COM VOCÊ ATRAVÉS DO MESMO; Isto até certo ponto é vexatório para não usar a palavra DESRESPEITO A DEUS  em local separado e CONSAGRADO PARA A PROCLAMAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.
          Não sou contra o avanço da tecnologia. Não! não é isto que me refiro, e sim a falta de ter as ESCRITURAS SAGRADAS (Sola Escriptura)  as mãos em uma demonstração para o mundo que nós cercam que eu, e você somos servos do SENHOR (Solo Dio Glória)  e carregamos a sua PALAVRA as mãos  para examiná-la sempre que for necessária (Atos 17:10).
          Se nos mesmo que cremos em Deus (Gn 1:1; Jo 1:1) e em Jesus Cristo(Jo 1:16; I Jo 4:14; Mt 1:21;1:23; At 17:3;Lc20:4; Jo 1:34 Mt 25:31; t 2:36; Jo 1:1; Fp 2:7; Jo 1:29; Hb 7:26;8:6; i Tm 2:5; Jo 1:3; Cl 1:16-17; Gn 18; Fp 26:11; Hb 7:25; Rm 8:9-11; Gl 2:20; 4:6; Fl 1:19; 2 Tm 4:1) , e temos o Espírito Santo como o nosso consolador (Jo 7:38-39; 16:7-8-11; Gl 5:22-26; 6:8; Rm8:26-27; ICo 12:1-11) e não fazemos uso das Escrituras do Antigo e Novo testamento que PROCLAMAMOS SER A NOSSA ÚNICA REGRA DE FÉ E NORMA DE CONDUTA, o que dirá os que duvidam da existência de Deus?
          “ELE POSSUÍDOS DE GRANDE TEMOR, DIZIAM UNS AOS OUTROS: QUEM É ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM” (Mc 4:41), essa é a pergunta que muitos fazem por descrer em um ser superior que governa céus e terra e todo o universo criado (CRIADO (Gn1:-11, 2:2) E NÃO EVOLUTIVO).
          Jesus estava na Galileia, em Decápodes região dos Gadarenos (Mt 8:28; Mc 5:1; Lc 8:26) as  mar da Galileia.

COMENTÁRIO HISTÓRICO = Decápodes, esta região foi palco de muitas guerras e conquistas e foi dominada por: Ptolomeu, Selêucidas, Judeus e Romanos entre o 3º Século a.C. .


COMENTÁRIO HISTÓRICO = Mar da Galileia (um lago)  fica cerca de 200 metros abaixo do nível do mar, possuindo aproximadamente 19 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura.

                       
                                      “VOLTOU JESUS A ENSINAR À BEIRA-MAR. E
                                        REUNI-SE NUMEROSA MULTIDÃO E ELE,
                                        DE MODO QUE ENSINAVA NUM
                                        BARQUINHO, ONDE SE ASSENTOU,
                                        AFASTANDO-SE DA PARIA”(Marcos 4:1ª).

          Jesus estava cansado, a sua natureza humana pedia um descanso e pede aos pescadores que o leve a outra margem do mar. Já vimos que a distancia era longa 10 quilômetros, ou seja, 10.000 mil metros de uma margem a outra.
          Deus não precisa que demos testemunho de sua fidelidade como muitos escrevem em placa e carros “DEUS É FIEL” o que realmente deveríamos escrever é “EU SOU FIEL A DEUS”; mas, estes acontecimentos miraculosos de Jesus deveriam ficar registrados para todos ver, como Deus ordenou a Habacuque fazer QUANTO AS SUAS QUEIXAS:


                                     ”O SENHOR ME RESPONDEU E DISSE:
                                       ESCREVE A VISÃO, GRAVA-A SOBRE
                                       TABUAS, PARA QUE A POSSA LER ATÉ
                                       QUEM PASSA CORRENDO” (Habacuque 2:2).

          Ao fazer ao largo no mar da Galileia outros barcos os seguiram, talvez querendo ouvir mais dos ensinamentos de Jesus, mas mesmo assim são providencias de deus para o testemunho seja de mais pessoas ao que iria acontecer naquele local.
          Muitos acontecimentos em nossas vidas ficam em incógnitas por não conhecer as determinações e ações de Deus; Ele age de muitas formas s e de varias maneiras que mesmo os que creem ficam em duvida devido a nossa mente finita.
          Mas como diz um ditado popular  O QUE OS OLHOS NÃO VÊM O CORAÇÃO NÃO SENTE, assim foi o que aconteceu no mar da Galileia, os que estavam no barco veriam e viram e não creram”QUEM ESTE QUE ATÉ O VENTO E O MAR LHE OBEDECEM?”(Mc 4:41b). Talvez este seja o motivo dos outros barcos ter seguido, era mais uma prova que iriam testemunhar do poder de Jesus.
          Hoje com o avanço da tecnologia, os meteorologistas, astrônomos, e estudiosos dos ‘fenômenos’ e acontecimento sobre a terra dizem que isto é catástrofes da natureza; ou da mãe natureza que causam os desastres; nunca crê que Deus que esta no controle tem permitido estes acontecimentos.
          Mas mesmo com suas pesquisas avançadas não conseguem prever os acontecimento que viram sobre os céus e a terra, e quando as chuvas são abundantes dizem”MAL TEMPO” quando não chove  é ‘EL NINHO’; nunca admitem que Deus é que esta controlando o tempo e as estações do ano.
          Jesus estava dormindo na popa (popa parte traseira do barco), porque estava cansado, as agitações das ondas não o perturbavam, mas os homens que afirmam que Deus não existe, e fazem da ciência seus ‘deuses’ a quem devotam toda a esperança no passado, presente e futuro,  ficaram(e ficam) possuídos de terror.
          Isto me remete aos tempos antigos, quando Moisés vai a Faraó e lhe diz que Deus ordenara que ele libertasse o seu povo (Gn 8a10; 12:27-33) após ver tantas pragas e finalmente a morte dos primogênitos, os egípcios oprimem o povo para que saíssem do meio deles com urgência em um terror inigualável.
          Como faraó acreditava em si por  se dizia ‘deus’, hoje muitos estão tentando se colocar como o seu próprio SENHOR, e desprezam aqueles que aceitam crendo pela fé em Deus.
          As suas mente finitas sequer podem prever uma tempestade, ou uma flor que cai então como prever o que acontece com um avião que cai matando todos  ou uma batida de automóveis onde todos morrem; ai o seu conceito caem por terra de ser o  seu próprio SENHORIO.
          Ninguém  conscientemente  diria: todos estavam determinados a morre naquela hora, somente Deus pode determinar estas e outros acontecimentos na vida da qual ELE E SENHOR E DEUS,
          ACALMA-TE, EMUDECE! Como compreender isto? Não existiria nenhuma lógica para tal fato; mas o poder do ALTÍSSIMO  sobrepuja qualquer mente ou entendimento humano; somente pela fé compreenderemos  estes poderes magníficos e graciosos de Deus.
                                    
                                        “JESUS FOI COM ELES. GRANDE MULTIDÃO
                                         O SEGUIA, COMPRIMINDO-ACONTECEU
                                         QUE CERTA MULHER, QUE, HAVIA DOZE
                                         ANOS VINHA SOFRENDO DE UMA
                                         HEMORRAGIA E MUITO PADECERA À
                                         MÃOS DE VÁRIOS MEDICO, TENDO
                                         DESPENDIDO TUDO QUANTO POSSUÍA,
                                         SEM, CONTUDO, NADA APROVEITAVA,
                                         ANTES, PELO CONTRARIO INDO A PIOR,
                                         TENDO OUVIDO A FAMA DE JESUS, VINDO
                                         POR TRAZ DELE, POR ENTRE A MULTIDÃO,
                                         TOCOU-LHE A VESTE. PORQUE DIZIA: SE
                                         EU APENAS LHE TOCAR AS VESTE,
                                         FICAREI CURADA. E LOGO SE LHE  
                                         ESTANCOU A HEMORRAGIA, E SENTIO NO
                                         CORPO ESTAR CURADA DO SEU
                                         FLAGELO.” (Marcos 5:  24-29)

          Havia três coisas nesta mulher que aos que esta no barco com Jesus não tinham: 1º necessidade urgente de uma cura, 2º uma fé impressionante que poucos têm 3º uma coragem tremenda (haja vista que naquele tempo conversar com um homem já era proibido à mulheres e tocar-lhe muito mais), SUA FÉ E CORTAGEM FORA COMPRESSADAS (Mc 5:29-34).
          Mas, o que realmente nos chama muito  à atenção é que mesmo sendo oprimido pela multidão que o tocava encostando-se a Ele sentira que de tinha saído algo extraordinário d’ELE;  e exclamou:

                                         “JESUS, RECONHECENDO 
                                           IMEDIATAMENTE QUE DELE SAIRÁ
                                           PODER, VIRANDO-SE NO MEIO DA
                                           MULTIDÃO, PERGUNTOU: QUEM ME
                                           TOCOU NAS VESTES?” (Vs 30).

          Quem em toda a terra poderá sentir algo igual estando em meio a multidão? Muitas das vezes somos surpreendidos por elemento que nós (roubam) neste momento; e só vamos dar falta de uma carteira ou outro objeto que estava em nosso bolso quando dele precisamos.

                                        “RESPONDERAM-LHE SEUS
                                          DISCÍPULOS. VÊS A MULTIDÃO TE
                                         APERTA E DIZES: QUEM ME TOCOU?”(Vs31).

          A incredulidade do ser humano é maior do que se pode acreditar! Somos sensíveis a qualquer coisa que nos afeta (O BOLSO), mas somos insensíveis a qualquer coisa que diz respeito a vida eterna, acreditamos mais em nos do que é revelado através das ESCRITURAS SAGRADAS.
          Jesus dormia despreocupado, sabia que nada  o poderia afetar, pois tinha a consciência de que a sua morte não seria por afogamento, mas de uma morte dolorosa ao ponto de orar a Seu Pai e pedir clemência (Mateus 26:39,42,44).
          Mas os que hoje acreditam em si, em suas ciências ocultas, desesperam-se ante a morte eminente, que seja natura ou por qualquer outros meio permitidos por Deus.
          MESTRE, um reconhecimento pelos feitos de Jesus em curar enfermos, fazer paralíticos andar, ressuscitar mortos, mudos falarem etc. Agora recorrem a ele desesperados ante a fúria do mar.

                                           “MESTRE, NÃO TE IMPORTA QUE        
                                             MORRAMOS” Mc 38 b).

          Ao mesmo tempo em que reconhecem o poder de Jesus, desacreditam nele; se o barco viesse a pique (afundar) Jesus também não se afogaria? Que crédulos foram eles? Coloca em duvida o poder supremo que a tudo domina e comanda?
          A modernidade do século XXI com suas invenções mirabolantes tem levado homens a acreditarem em seu poder próprio, EU POSSO, EU DETERMINO, EU EXIJO, são tão senhor de si neste momento, mas quando a enfermidades toma conta eles se lembram de que existe um SER SUPREMO; ai sim! Deus aparece em suas mentes carnais finita, irresponsáveis, incrédulas, para satisfazer os seus anseios.
          Mas, sempre é colocado a duvida enfrente ao crédulo:

                                                 “ENTÃO, LHES DISSE: POR QUE SOIS
                                                  ASSIM TÍMIDOS? COMO É QUE NÃO
                                                  TENDES FÉ? E ELES, POSSUÍDOS DE
                                                  GRANDE TEMOR, DIZIAM UNS AOS
                                                  OUTROS: QUEM É ESTE QUE ATÉ O
                                                  VENTO E O MAR LHE OBEDECEM?”
                                                  (Mc 4:40-41).

ACALMA-TE, EMUDECE! Crê somente.


Celso Lanes








                                       


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário