Estudos e Reflexões

domingo, 12 de julho de 2015

BEM-AVENTURADOS

                                      

                                                      BEM-AVENTURADOS



                                                         “VENDO JESUS A MULTIDÃO SUBIU
                                                           AO MONTE, E, COMO SE
                                                           ASSENTASSE APROXIMARAM-SE
                                                           OS SEUS DISCÍPULOS E ELE
                                                           PASSOU A ENSINAR, DIZENDO:”
                                                                                                 (Mateus 5:1-2).


“BEM-AVENTURADO OS HUMILDES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS” (Mt 5:3)
          Jesus esvaziou-se de sua glória como  a segunda pessoa da trindade  junto ao Pai a fim de relacionar-se com a raça humana caída  dando a maior prova de humildade já vista em toda a HISTORIA da raça humana.
          Nasceu de mulher, em uma ação do Espírito Santo (Mt 1:18 e 20) em uma submissão a Deus Pai; nasceu em uma estrebaria e foi colocando em uma  em uma manjedoura (Lc 1:7) junto aos animais.
          A humildade de Jesus  não consiste apenas de ser submisso, mas, também requer que sejamos iguais a Ele servos em ações, e que trazem o reconhecimento dos que são servidos; não no sentido de querer aparecer, mas em um reconhecimento e agradecimento real e verdadeiro de coração agradecido.

‘“BEM-AVENTURADO OS QUE CHORAM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS” (Mt 5:4)
          O choro em muitos casos é devido uma dor intensa, um sofrimento físico ou até mesmo do Espírito que se quebranta ante algo que o leva a entristecer (Ef. 4:30; Sl 30:5).
          Jesus sabendo do sofrimento que teria de passa, angustiou-se (Mc 14:33) ao ponto de suar sangue; e,também  chorou (Jo 11:35) quando soube que lázaro era morto; ainda que sabia que o poderia ressuscitar, mas  vendo a angustia de suas irmãs e amigo derrama lagrimas de sofrimento e paixão.
          A dor e o sofrimento trazem aos olhos a expressão do que se passa no coração e na mente de uma pessoa em uma demonstração de sofrimento e dor; mas, até mesmo nos momento de uma alegria intensa se chora.
          Referindo se ao versículo acima os que choram e devido o pecado e do mal  por não dar a devida glória a Deus em obediência na esperança de vir alguém a nos consolar (Jo 14:16; 16:7).

“BEM-AVENTURADO OS MANSOS, PORQUE HERDARÃO A TERRA” (MT 5:5).
          A morte e matéria passiva ou fato consumado descrito e revelado pelas Escrituras (Rm 6:23) pois todos pecaram e ninguém será inocentado.

Na segunda vida de Jesus em Glória ele julgara os vivos e os mortos:

VIVOS – todos aqueles que lavaram(rão) suas vestiduras brancas no [sangue do cordeiro] para lhes que lhes assista o direito de comer da árvore da vida.
MORTOS – aqueles que de antemão já foram condenados  por si mesmo negando a obediência e amor a Cristo (Mc 16:16) e esperam somente  a lavratura de sua sentença.
O Salmo 37:11 diz  assim: “MAS OS MANSOS HERDARÃO A TERRA E SE DELEITARÃO NA ABUNDANCIA DE PAZ”; a mansidão aqui é a  mansidão espiritual , uma postura de submissão a Deus, e, o nosso padrão de mansidão é Jesus que apesar de não ser escravo  nem ter pecado se submeteu ao seu Pai e morreu em nosso lugar.

‘“BEM-AVENTURADO OS QUE TÊM FOME E SEDE JUSTIÇA, PORQUE SERÃO FARTOS” (Mt 5:6).
          A nossa Pátria – REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL estava em poder da DITADURA MILITAR  até o dia 15 DE Janeiro de 1985 quando pelo voto direto iniciou-se a DEMOCRACIA em TERRITÓRIO BRASILEIRO.
          O Brasil é um país demograficamente grande, se fosse bem administrado poderia ser o CELEIRO DO MUNDO em alimentos, já que é um país tropica.
          Mas, devido a ma distribuição de terras somente 160 milhões de hectares são explorados o que corresponde a 19% de todo o território nacional.
          Mas a  fome ou sede que Jesus esta se referindo não é propriamente dito de alimentos para nutre o corpo, mas a justiça que dessedenta a alma, e, é  necessária para os que buscam a justiça de Deus  e não os confiantes  em si mesmo em querer receber honra de outro.
Infelizmente o nosso “BRASIL” tem sofrido muito com os desmandos; a “DEMOCRACIA” que sempre e o anseio do povo esta sendo vituperada por alguns  (Hb 1:4)e falta de justiça.
Olhando para os tempos de Jesus encontramos essa justiça sendo exercida pelo judaísmo.
 A piedade judaica consistia em três atos de justiça:

a)      Doação.
b)      Oração.
c)      Jejum.


Jesus firmou o valor positivo destes atos, mas somente quando eles eram feitos em  submissão a Deus.

“BEM-AVENTURADO OS MISERICORDIOSOS PORQUE ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA” (Mt 5:7).

A bondade é uma misericórdia (Josué 2:14); a bondade e o amor de Deus e uma graça imerecida do ser humano  manifesto no perdão (Êx 20:6; Nm 14:19; Sl 4:1).
A misericórdia de Deus se renova a cada manha; ela iniciou-se na criação e será até dia de Cristo (Ec 11:9-10) e acompanhará o povo de Deus até o final dos tempos (Sl 136); e, é uma virtude pela qual todo cristão é bondoso para com os necessitados ( Mt 5:7; Tg 2:13).

‘BEM-AVENTURA OS LIMPOS DE CORAÇÃO PORQUE VERÃO A DEUS” (Mt 5:8).
As Escrituras afirmam que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus (Gn 1:26-27), portanto, para o cristianismo a vida do ser humano é de elevado valor (Mt 6:25-30; Êx 20:1-3).
No campo da medicina o coração é um dos principais órgãos do corpo humano, de vital importância, pois, sem ele não haveria possibilidade do bombeamento do sangue nas artérias  do corpo (Êx 28:29).
Mas também é este o órgão que as escrituras afirma que dele procedem todas as coisas; o coração e a sede do intelecto (Gn 6:5), dos sentimentos (1 Sm 1:8) , e da vontade (Sl 119:2).
A bem-aventurança que Jesus fala da pureza de coração  não  é somente no quesito de limpeza, mas, sobretudo em um coração que armazena as boas virtudes que são: humildade de Espírito; choro; mansidão; fome de justiça, misericórdia, pacificação e amor a Cristo e uma submissão a Deus.
Mas ainda assim, o ser humano será perseguido, será  humilhado por amor de Cristo, injuriado, constrangido, preso etc.; mesmo assim deverá  ter sempre um coração puro sem ódio ou amargura, pois Cristo é o nosso padrão de vida
Ainda que venha sofrer toda e qualquer adversidade o verdadeiro servo de Jesus deve aceitar pacificamente o ser perseguido, injuriado em nome d’ELE.
Esta é uma das propostas  para os querem ver a Deus coração limpo para ser agraciado em ver a Deus em seu filho Jesus (Isaías 6:1-3; Ap 1:12-16).

“BEM-AVENTURADO OS PACIFICADORES PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS” (Mt 5:9).
A MAIS NOVA GANHADORA DO NOBEL DA PAZ FOI.A PAQUISTANESA MALAIA YOUSAFZAI COM 17 ANOS DE IDADE. 
O pacificador em questão que Jesus se refere, em seu coração não pode haver  dolo, nem amargo, rancor ou ódio; mas sim: amor, bondade mansidão domínio próprio; esta pessoa empenhar-se-á com  todas as suas forças em oração para levar  pessoas a Cristo a fim de que esta alma aceita por Jesus salvar-se-á da condenação eterna.
Veja o exemplo de Cristo que sofrendo  todas as agruras e martírio imposto pelo ser humano em um demonstração de submissão ao Pai não blasfemou, como cordeiro foi levado ao matadouro e não pronunciou nenhuma palavra.
Para ser um pacificador a pessoa  deverá está em   consonância com as determinações de Deus; terá que ter  uma paz interior,  ai sim poderá ser chamado filho de Deus.

“BEM-AVENTURADO OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS” (Mt 5:10).
E verdade absoluta que com a época mudou-se e em muito o conceito e a palavra   JUSTIÇA.
Em Levítico encontramos  registro como era aplicada a LEI E A JUSTIÇA que Deus havia dado ao povo; o que acontecia com aquele que praticasse qualquer ato de violência contra seu próximo.
O principio fundamental é que o criminoso deverá sofre os mesmos danos que ele havia causado contra o seu próximo(Lv 24:19-20; Dt 19:21).
Note bem, o próprio Jesus não rejeitou esta Lei (Mt 5:38), mas, sim o seu abuso por parte da pessoa que buscava vingança “EU POREM VOS DIGO NÃO RESISTAIS AO PERVERSO, MAS, A QUALQUER QUE TE FERIR A FACE DIREITA VOLTA-LHE TAMBÉM A OUTRA”( Mt 5:39).
Esta é uma recomendação a todos os que querem sobrepor a OUTREM no intuito de ser superior ou mais forte; a justiça foi estabelecida para que  os casos sejam julgados, e, recebam a sua devida condenação; tomar vingança com as próprias mãos é crime contra as determinações das  Leis civil as quais não é outra do que a LEI DADA POR DEUS.
Os DEZ MANDAMENTOS nos mostram que a JUSTIÇA de Deus excede  em muito ao entendimento humano os quais a transgridem diuturnamente.
A perseguição que Jesus menciona vai muito além de uma simples vingança; ela mostra que o ser perseguido  muitas das vezes além de ser morto ou ultrajado  recebe em seu corpo a condenação da alma.
              As maiores perseguições aos cristãos ocorreram após a ressurreição de Jesus quando ELE FOI ASSUNTOS AOS CÉUS (Atos 8:1-3; Fp 3:6; 1 Tm 1:19).
Esta perseguição ferrenha foi deflagrada pelos judaizantes que crucificaram a Jesus; e, Saulo de Tarso (PAULO) foi um dos maiores entre todos (Atos 7 1-60; 8:41-3).
Mas, até Paulo que antes era perseguidor, passou a ser perseguido por pregar a Jesus dando testemunho de sua morte e ressurreição (2Tm 3:10-12).
Os apóstolos sofreram na carne o ser obediente até a morte por Jesus, a primeira perseguição da Igreja em Jerusalém, (Atos 8:1-3).

OS APÓSTOLOS

SIMÃO por sobrenome Pedro – Segundo a tradição foi crucificado de cabeça para
baixo por não achar digno de morrer  como seu SENHOR.

ANDRE irmão de Pedro – Segundo a tradição foi crucificado em uma cruz em forma  
de ‘XIZ.

TIAGO filho de Zebedeu – Segundo a tradição foi morto  por ordem de Herodes
Antipas I.

JOÃO irmão de Tiago – a tradição diz que viveu em Éfeso até a idade avançada.

TOME também conhecido como Didimo.

MATEUS  filho de Alfeu (chamado de LEVI) era cobrador de impostos – era    
publicano.

FILIPE

BARTIMEU

TIAGO filho de Alfeu (Mt.10:3; At 1:13) foi morto e 62 d.C.

TADEU

SIMÃO – o zelote

JUDAS ISCARIOTES – traiu a Jesus (MT 26:47-49) depois enforcou-se (Mt 27:3-5;
At 1:16-19).

MATIAS – escolhido pára ficar no lugar de Judas (At 1:15-26)

ESTEVÃO – Foi apedrejado até a morte por falar da salvação em Jesus Cristo (At
7:54-60).

PAULO também conhecido por Saulo antes de ter um encontro com Jesus  (Atos 9: 1-
29), preso em Roma e executado provavelmente 67 d.C no tempo do Imperador Nero.

E assim podemos ver que não somente estes morreram em testemunho de Cristo; hoje temos visto vários homens, mulheres e criança sendo morto por extremistas no exterior, enforcado, morto a tiro e queimados, estes conforme Jesus falou  “BEM-AVENTURADOS  OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUS ATIÇA PORQUE DELES E O  REI NO DOS CÉUS”.

“BEM AVENTURADO SOIS QUANDO, POR MINHA CAUSA, VOS
INJURIAREM, E VOS PERSEGUIREM, E, MENTINDO, DISSEREM TODO  
MAL CONTRA VÓS, REGOZIJAI-VOS E EXULTAI, PORQUE É GRANDE O VOSSO GALARDÃO NOS CÉUS; POIS ASSIM PERSEGUIRAM AOS PROFETAS QUE VIERAM ANTES DE VÓS”(Mt 5:11-12).


TRIBUNAL DE CRISTO

...Eu vos pergunto que pena não merecerá o grande criminoso, o grande réu da história, aquele criminoso que não só tem roubado de viúvas e de órfãos, tem atentado contra a honra e a vida dos seus semelhantes, derramando o sangue inocente!... Que pena merecem aquele criminoso que se inicia na senda da maldade, atentando contra o seu criador que procurando usurpar-lhe sua glória?... Persistente no mal, foi tal a sua inaudita perversidade, foi por tal modo monstruosa a sua conduta, que o mesmo criador como que ficou arrependido de o haver criado!?...
Somos todos nós réus! Tristemente verdade!Mas não nos esqueçamos desta outra, ainda mais solene: e todos temos de comparecer diante do TRIBUNAL DE CRISTO.

                                                                                         Reverendo ALVARO REIS 

Essa é uma das tristes realidades da vida; nem todos serão agraciados pela BEM-AVENTURA que Jesus ressalta no EVANGELHO SEGUNDO MATEUS  no capitulo 5 versículos 1-12.
Muitos  já estão  excluídos  (Mc 16:16), e muitos ainda o serão até o dia do TRIBUNAL DE CRISTO  (Mt 25:31-46).
Quando de sua vinda à terra Jesus foi rejeitado; Jesus foi perseguido e injuriado; Jesus foi julgado; réus de morte condenado pelo tribunal eclesiástico e condenado pelo governo romano.
Pilatos o condenou quando COVARDEMENTE lavou as suas mãos  (Mt 27:24)  e o entregou ao SINÉDRIO  o qual era composto por Cai fás o sumo sacerdote e os anciões e os escribas, e Jesus foi entregue aos soldados para o crucificar.
Hoje não é diferente; mesmo (IN MEMORE) na terra, mas VIVO NOS CÉUS Jesus continua a ser perseguido injuria.
O benfeitor da humanidade  ainda continua a ser CRUCIFICADO  diariamente pela atitude e incredulidade dos homens.
Muitos desacreditam em Jesus, considera-no um embuste, uma farsa, um engodo; dizem ser ELE uma falsidade ideológica de homens pueris.
Jesus não é considerado Deus, mas, apenas um iluminado, um profeta; mas ninguém que colocar-se em seu lugar e amar uns aos outros como ele AMOU.
QUANDO ELE FAZ O SERMÃO DO MONTE ELE DEIXA BEM CLARO QUAL DEVERÁ SER A ATITUDE DOS HOMENS PERANTE ELE.
Ser Bem-Aventurado e viver uma vida segundo os seus padrões em humildade e amor, e negar-se a si mesmo tomar a sua cruz e segui-lo; ser Bem-Aventurado e ser condescendente com os que choram; ser Bem-Aventurado e crê e saber que Jesus é o único CAMINHO, VERDADE E A VIDA; e, que somente ATRAVÉS DELE veremos a sua GLÓRIA NOS CÉUS e receberemos  a COROA DE GLÓRIA QUE ELE TEM PREPARADO PARA AQUELES QUE O AMA.
                                 
                                                       “FINALMENTE, SEDE TODOS DE IGUAL
                                                        ANIMO, COMPADECIDOS,
                                                        FRATERNALMENTE AMIGO,
                                                        MISERICORDIOSOS, HUMILDES, NÃO
                                                        PAGANDO MAL POR MAL OU INJURIA POR
                                                        INJURIA: ANTES, PELO CONTRARIO,
                                                        BENDIZENDO, POIS PARA ISTO MESMO
                                                        FOSTES CHAMADO, A FIM DE RECEBERDES
                                                        BENÇÃO POR HERANÇA; POIS QUEM QUER
                                                        AMAR A VIDA E VIVER DIAS FELIZES
                                                        REFREIE A LINGUÁ DO MAL E EVITE QUE
                                                        OS SEUS LÁBIOS FALEM DOLOSAMENTE;
                                                        APARTE-SE DO MAL, PRATIQUE O QUE É
                                                        BOM, BUSQUE A PAZ E EMPENHE-SE POR
                                                        ALCANÇA-LA . PORQUE OS OLHOS DO
                                                        SENHOR REPOUSA SOBRE OS JUSTOS, E OS
                                                        SEUS OUVIDOS ESTÃO ABERTOS ÀS SUAS
                                                        SÚPLICAS, MAS O ROSTO DO SENHOR ESTÁ
                                                        CONTRA AQUELES QUE PRATICAM MALES”
                                                                                                                 (1 João 3:8-12).


SOLI DEO GLÓRIA


Celso Lanes

 
  

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário