Estudos e Reflexões

quinta-feira, 16 de julho de 2015

LIBERDADE ESPIRITUAL


                     

                                               LIBERDADE

                                                             ESPIRITUAL


                                    “O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS ESTÁ SOBRE
                                      MIM; PORQUE O SENHOR ME UNGIDO PARA
                                      PREGAR BOAS NOVAS AOS
                                                         QUEBRANTADOS, ENVIOU-ME A CURAR OS
                                                         QUEBRANTADOS DE CORAÇÃO; A
                                                         PROCLAMAR LIBERTAÇÃO AOS CATIVOS E
                                                         A PÔR EM LIBERDADE OS ALGEMADOS”
                                                                                                                        (Isaías 61:1).

           A raça humana após os acontecimentos narrados no Gênesis 3 passou a ser escravo do mal em conseqüência de uma simples palavra “DESOBEDIÊNCIA” (Gn 2:17).
           Antes porem, que se concretizasse o ato em si narrado  no Gênesis 2:17; havia ainda o recurso o qual foi esquecido por aquele que tinha em suas mãos tal procedimento “Vendo a mulher que a árvore era boa para comer; agradável aos olhos e árvore desejada para o entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu ao seu marido; E ELE COMEU” (Gn 3:6).
            O recurso aqui avaliado era que o homem (ADÃO) CABEÇA DA FAMÍLIA  aceitou o fruto e comeu mesmo sabendo que lhe era “PROIBIDO”; um ato tão simples que se transformou em uma calamidade e a falta de liberdade para todas as gerações que viria a ser gerado por eles.
            Para que possamos entender melhor vamos fazer um pequeno estudo do versículo 6, a fim de esclarecer alguns pontos “PALAVRAS” que contribuiu para a concretização do “PECADO DA DESOBEDIÊNCIA”.
            
1º - “BOA PARA SE COMER”
--Talvez você ainda não tivesse a oportunidade de  ir a um pomar onde varias frutas são cultivadas – em um ambiente HORTIFRUTIGRANJEIRO.
--Quando tiver esta oportunidade entenderá que a atitude da mulher (EVA) que não levou em conta a variedade que era o ÉDEN ; um pomar de estrema beleza e em uma riqueza de todas as frutas criadas por Deus sobre a terra que muitos hortifrutigranjeiros não conhecem.
--Será que somente esta fruta era comível? Não! Não, pois Deus disse: “E O SENHOR DEUS LHE DEU ESTA ORDEM: DE TODA ÁRVORE DO JARDIM COMERÁS LIVREMENTE, MAS...” (Gn2:16-17ª) sinal que era uma imensidão de frutos, flores, raízes ete. Etc. .

2º -“AGRADÁVEL AOS OLHOS”
---Jesus em seus ensinamentos e proclamação das boas novas de salvação, em muitas das vezes falou em PARÁBOLAS; e, em uma desta ELE disse: “SÃO OS TEU OLHOS A LAMPADA DO TEU CORPO; SE OS TEUS OLHOS FOREM BONS, TODO O CORPO SERÁ LUMINOSO; MAS, SE FOREM MAL, O TEU CORPO FICARÁ EM TREVAS” (Lc 11:34).
 --Os olhos da mulher(EVA) eram cobiçosos, e o seu coração aceitou o fato de ser aquela árvore agradável aos olhos e não para o apetite já que deveria haveria muitas outras frutas de igual ou até superior em seu aspecto saboroso do que aquela.

          Diz um adágio popular: ‘o que os olhos não vêm o coração não sente’ a mulher seduzida pela conotação do dialogo maléfico e vendo que a árvore produzia frutos ‘agradáveis’ “DESEJOSOS PARA COMER”  tomou e comeu, e levou até o seu marido que pacificamente aceito o compartilhamento maléfico de tal ato.

---Jesus ensinando aos seus discípulos a respeito do ‘TROPEÇO’ diz; “SE UM DOS TEUS OLHOS TE FAZ TROPEÇAR; ARRANCA-O R LANÇA-O FORA DE TI: MELHOR É ENTRARES NA VIDA COM UM SÓ DOS TEUS OLHOS DO QUE TENDO OS DOIS, SERES LANÇADO NO INFERNO DE FOGO” (Mt 18:9, 5:29), portanto cuida ! Não sejam os teus olhos a levá-lo a perdição eterna.
        
3º - “ÁRVORE DESEJADA”.
--Essa palavra “DESEJADA OU DESEJO”é uma das mais prejudiciais em termo de pensamento ou ação (DESEJAR, ALMEJAR, ANELAR).
--Existe porem o saber utilizar, (não falar), mas, pensar e agir com o coração puro   seria melhor “ O PREGUIÇOSO DESEJA E NADA TEM, MAS A ALMA DOS DILIGENTES SE FARTARÁ” (PV 13:4).

          Mas, existem muitos outros adjetivos que compõem esta palavra e são bons quando o mesmo é legitimo e agrada a Deus, e, o coração do desejoso. “O DESEJO DOS JUSTOS TENDE SOMENTE PARA O BEM” (Pv 11:23ª ), ‘AGRADA-TE DO SENHOR E ELE SATISFARÁ OS DESEJOS DO TEU CORAÇÃO) (Sl 37:4).
          O desejo porem da mulher (EVA) foi um desejo de cobiça; pois Deus  já a havia alertado sobre este aspecto “MAS A SERPENTE, MAIS SAGAZ QUE TODOS OS ANIMAIS SELVÁTICOS QUE O SENHOR DEUS TINHA FEITO, DISSE À MULHER: É ASSIM QUE DEUS DISSE: NÃO COMERÁS DE TODA ÁRVORE DO JARDIM?” (Gn 3:1), no dia que dela comer! “,,,MAS DA ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL NÃO COMERÁ; PORQUE, NO DIA EM QUE DELA COMER, CERTAMENTE MORRERAS” (Gn2:17).
          Reparem bem que a pergunta é capciosa e tem duplo sentido “...É ASSIM QUE DEUS DISSE: NÃO COMERAS DE TODA ÁRVORE DO JARDIM?” (Gn 3:2-3).
          A maldade e a perversidade não se deixa abater em primeira instancia  “ACASO NÃO O CERCASTE COM SEBE, A ELE E SUA CASA E TUDO QUE QUANTO TEM?” (Jô 1:10) , o mal é tão audacioso que desafiou o próprio Deus “ESTENDE, POREM , A TUA MÃO, E TOCA-LHE EM TUDO QUANTO TEM , E VERAS SE NÃO BLASFEMARA CONTA TI NA TUA FACE” (Jó 1:11).
          O mal é persistente e sagas, e,  continua a colocar adjetivos perniciosos até cumprir o seu ‘DESEJO’ ou ser rechaçado em definitivo “MAS, JESUS , VOLTANDO-SE, DISSE A PEDRO: ARREDA, SATANÁS! TU ES PARA MIM PEDRA DE TROPEÇO, PORQUE NÃO COGITAS DAS COISAS DE DEUS, E SIM DAS DOS HOMENS” (Mt 16:23) e podemos comprovar na tentação que Jesus sofreu no deserto (Mt 4:1-11; Mc 1:12-13; Lc 4:1-13).
          Pedro era um dos discípulos que fazia parte do circulo intimo de Jesus; e ele sabia muito bem o que Jesus viera fazer aqui na terra; e, qual era sua missão ( digamos assim  o seu fim como homem) e Jesus enfatizou isto poucos minutos antes de Pedro tentar dissuadi-lo de cumprir o que viera fazer por ordem de seu PAI.

4º - “PARA O ENTENDIMENTO”.
--Satanás sabia muito bem que tanto o homem (ADÃO) e sua mulher (EVA) foram criados por Deus na inocência, e, que a suas vidas seria sempre de amor um para com o outro e  ambos amariam incondicionalmente ao seu CRIADOR e SENHOR em obediência total.
--Sabedor da subserviência  de Adão e Eva em amor a Deus. logo coloca o seu plano maléfico infernal em ação; como FEZ, FAZ E FARÁ a todos que aceitam as suas malévolas idéias perniciosas.
--Já no inicio além de levar o homem/mulher a cometer tal desatino, levou a seu primogênito a matar o próprio irmão com ódio consumas (Gn 4:8).
--Após comerem do fruto proibido o homem (ADÃO)e sua mulher  (EVA), entenderam e compreenderam o (BEM E O MAL), e, isto os afastou de Deus “ELE RESPONDEU: OUVI A TUA VOZ NO JARDIM, E, PORQUE ESTAVA NU, TIVE MEDO E ME ESCONDI” (Gn 3:9-10).
--Deus estava sempre em um dialogo amoroso com Adão e Eva; “QUANDO OUVIRAM A VOZ DO SENHOR DEUS QUE ANDAVA NO JARDIM PELA VIRADA DO DIA,...” (Gn 3:8ª).
-- Eles jamais viram a Deus, (como ninguém o verá) mas havia um dialogo entre Deus e eles, e como entender que estava nu já que não via a presença de ninguém  “PORQUE ESTAVA NU” o mal já estava instalado em seus corações e mente, e, a partir daí passaram a ser escravizados pelo mal.

LIBERDADE ESPIRITUAL

          Porque Liberdade Espiritual. Espiritual porque o corpo é apenas matéria, o Espírito é vida, e sem ele não haveria possibilidade de pensar, desejar, andar, falar etc. etc.
          A liberdade é pessoal e intransferível de todo o ser humano; temos a liberdade de falar, orar, prestar culto a Deus, amor ao próximo, ter uma família, sem constrangimento algum;  mas,  sempre cumprindo as leis estabelecidas o Deus.
          A liberdade tem a leveza do vento e sua aparência (não o vemos mas o sentimos); ser livre é ser desimpedido de Amar a Deus, amando sobre todas as coisas e também ao nosso próximo como a nós mesmo.
          Ser livre é ter responsabilidade positivamente pura, coerente, responsável, e, não sermos jungidos pelo mal.
          Outrora éramos (prisioneiro e escravo do pecado), Jesus porem mudou esta situação, pois fomos justificados por ELE  na cruz do calvário (Isaías 6:1) cumprindo toda determinação do PAI (Jo 19:-30b; Mt 27:45-56; Mc 15:33-41 e Lc 23:44-49).



                                                        “GRAÇAS, POREM, A DEUS, QUE, EM CRISTO,
                                                          SEMPRE NOS CONDUZ EM TRUNFO E, POR
                                                          MEIO DE NÓS, MANIFESTA EM TODO
                                                          LUGAR A FRAGRÂNCIA DO SEU
                                                         CONHECIMENTO. PORQUE NÓS SOMOS
                                                         PARA COM DEUS O BOM PERFUME DE
                                                         CRISTO, TANTO NOS QUE SÃO SALVOS
                                                        COMO NOS QUE SE PERDEM. PARA COM
                                                        ESTES, CHEIRO DE MORTE PARA MORTE;
                                                        PARA COM AQUELES, AROMA DE VIDA
                                                        PARA VIDA. QUEM, POREM, É SUFICIENTE
                                                        PARA ESTAS COUSAS? PORQUE NÓS NÃO
                                                        ESTAMOS, COMO TANTOS OUTROS,
                                                        MERCADEJANDO A PALAVRA DE DEUS;
                                                        ANTES, EM CRISTO É QUE FALAMOS NA
                                                        PRESENÇA DE DEUS, COM SINCERIDADE E
                                                        DA PARTE DO PRÓPRIO DEUS.”                             
                                                                                                       (2 Coríntios 2:14-17).

SOLI DEO GLÓRIA

Celso Lanes









Nenhum comentário:

Postar um comentário