Estudos e Reflexões

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DEUS, O SENHOR DA VIDA



                                                      DEUS,

                                                           O  SENHOR DA VIDA



                                                “AGORA, POIS, SE DILIGENTEMENTE
                                                  OUVIRDES A MINHA VOZ E
                                                  GUARDARDES A MINHA ALIANÇA,
                                                  ENTÃO SEREIS A MINHA
                                                  PROPRIEDADE PECULIAR DENTRE
                                                 TODOS OS POVOS PORQUE TODA A
                                                 TERRA E MINHA” (Êxodo 19:5).


          Ao ler OS DEZ MANDAMENTOS  (Êx 20:1-17), imediatamente o refutamos como lei dada ao povo hebreu no Êxodo do Egito para a terra prometida.
          Esse é um equivoco lamentável se muitos acreditam assim pois isto é perigoso e pernicioso pois a Lei subsiste até o TEMPO DA GRAÇA.
          O que tem que se entender é que os mandamentos traçam uma linha de relacionamento vertical,  HOMEM ^ DEUS E,  UMA LINHA HORIZONTAL  HOMEM --> HOMEM ; HOMEM ß HOMEM.
          Lutero compreendeu isto e escreve: “OS DEZ MANDAMENTOS FORMAM UM COMPÊNDIO DE DOUTRINA DIVINA, O QUAL NOS ENSINA COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR A FIM DE QUE A NOSSA VIDA AGRADE A DEUS”.
          A vida e propriedade exclusiva de Deus, nos a recebemos “...SOPROU NA NARINA O FOLEGO DE VIDA, E O HOMEM PASSOU A SER ALMA VIVENTE (Gn 2:7 b); portando temos que conservá-la integralmente em comunhão vertical (HOMEM ^ DEUS) pois Ele nunca nos abandonou ou abandonará os homens é que tentam abandoná-lo.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

                  Hans Reifler iniciou sua reflexão sobre o valor da vida com dados alarmantes, todos eles documentados com fontes confiáveis (Revista VIDA CRISTÃ – Editora Cristã Evangélica  -  O COMPORTAMENTO DO CRENTE)

“NO MUNDO INTEIRO, MORREM ANUALMENTE POR ABORTO PROVOCADO TANTOS FETOS QUANTO A METADE DA POPULAÇÃO DO BRASIL.
CONFORME DADOS FORNECIDOS PELA UNESCO, A CADA ANO SUICIDA-SE 50.000 PESSOAS.
SEGUNDO A ANISTIA INTERNACIONAL, SÓ NA DÉCADA DE 80 MAIS DE 40.000 PESSOAS SOFRERAM A PENA DE MORTE.
SEGUNDO O HISTORIADOR ROY MEDVEDEV, O DITADOR COMUNISTA STALIN EXTERMINOU PELO MENOS 17 MILHÕES DE PESSOAS POR FOME, EXPURGOS SANGRENTOS E EM CONSEQUÊNCIA DO BRUTAL PROGRAMA DE COLETIVIZAÇÃO AGRÍCOLA.
NOS ÚLTIMOS ANOS, MAIS DE 50.000 INDIVÍDUOS DEIXARAM A VIDA NA GUERRA CIVIL DE EL SALVADOR”. (A ética dos dez mandamentos, pag 111).
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 

          Os dados acima citados foram de um tempo passado; mas, como colocaremos no tempo que se diz HOJE?
          A violência no transito, na criminalidade urbana, nos tráficos, nos descontrole das leis, nas ondas de violência e mais violência, em chacinas, manifestações, a fome, a miséria, a desnutrição, as doença infecto contagiosas geradas por falta de saneamento básico, isto só olhando para a nossa pátria BRASIL.
          A vida esta sendo exterminada a bel prazer, em assaltos a mão armada e as drogas, cocaína, craque, maconha, LSD e tantas outras que nem sabemos seu nome e nem  mencioná-las, a AIDS E OUTRAS DOENÇAS INFECTO-TRANSMISSÍVEIS.
          Jesus sendo interpelado por pessoas céticas a respeito de sua autoridade o testa a respeito da LEI DE MOISÉS.
          E ELE responde:

 “AMARAS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO” (Mt 22:37 b).
          O que Jesus expressos é que só existe um Deus; mas neste mundo existem ‘deuses’ para todos os gostos e crédulo (Êx 20:2-11) o Deus verdadeiro que Jesus estava se referindo (Isaías 43:8-13) esta sendo esquecido gradativamente e sua LEI torcida (Habacuque 1:4) e a matança continua!.

“AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” (Mt 22:38 b).
          O homem se impõe pelo terror (matança, assassinatos em massa, erros médicos com receituários contrários a doença a fim de ganharem dinheiro, a falta de alimentos (a reforma agrária tão necessária para assentamento de muitas famílias para plantar e colher esta emperrada), faltam remédios e médicos para prescrevê-los diagnosticando o problema, os desmatamentos que matam as nascentes e a seca impera em muitas regiões do Brasil.
          Quem é o meu próximo?O QUE ESTÁ ENTERRADO, MORTO?  A que devo amar? A vida é preciosa para Deus que a deu; e para nos que recebemos! Como podemos dizer estou vivendo.
          As  Escrituras Sagradas  nos alertam ; A vida é um DOM de Deus aos homens (Is. 43:1-7; 44:2); fomos criados a imagem e semelhança do criador (Gn 1:27-30) ele é o dono da vida (Dt 30:15; Sl 36:9) uma vida perfeita em abundancia ( Jo 10:10).

SOLI DEO GLÓRIA

Celso Lanes








Nenhum comentário:

Postar um comentário