Estudos e Reflexões

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

PAIS E FILHOS NA DEPENDENCIA DE DEUS


                               

                                     PAIS E FILHOS
                                          NA DEPENDENCIA DE DEUS


1-   “FILHOS, OBEDECEI A VOSSO PAIS NO SENHOR; POIS ISTO É JUSTO.
2-   HORA AO TEU PAI E TUA MÃE (QUE É O PRIMEIRO MANDAMENTOCOM PROMESSAS).
3-   PARA QUE TE VÁ BEM, E SEJAS DE LONGA VIDA SOBRE A TERRA.
4-   E VÓS, PAIS NÃO PROVOQUEIS VOSSO FILHOS À IRA, MAS CRIAI-OSNA DISCIPLINA E NA ADMOESTAÇÃO DO SENHOR”    (Ef. 6:1-4).

          Nas Escrituras do Antigo e Novo Testamento encontramos mulheres estéreis, isto é; Mulheres que não geravam filhos.
          Não sabemos o motivo da falta de fertilidade destas mulheres, mas, as revelações  Bíblicas nos mostram que elas foram usadas por Deus em seu propósito Divino para as gerações mundiais.
          Deus porem em sua infinita misericórdia, a seu tempo, concedeu-lhes a fertilidade e tiveram filhos.
Neste aspecto de ESTERIL/FERTIL o titulo deste comentário é PAIS E FILHOS NA DEPENDENCIA DE DEUS, veremos os relatos bíblicos sobre os dramas mulheres na esperança de gerar filhos.
          Para muitas mulheres nos anos atuais o GERAR FILHOS  ( e parir,  somente  geral e dar a luz  (falamos de fêmeas vivíparas quando expelem  do útero o ser gerado) ; e logo após o da para adoção, ou simplesmente o abandona em qualquer lugar até mesmo em lata de lixo ou jogam no s córregos e rios afim de procurarem com liberdade outro homem que as engravidara.
          Não podemos também omitir aquelas que geram filhos a fim de receberem pensão alimentícia; essa porem cria os filhos.

(QUERO POREM, DESCULPAR-ME COM TAIS, POIS NÃO SOU A PALMATORIA DO MUNDO E NEM JUIZ DE CAUSA PARTICULAR DE CADA UMA DELAS).

As mulheres  no contesto Bíblicos que iremos descrever  se sentia rejeitadas por Deus em suas esterilidade.

ESTÉRIL / FERTILIDADE

1 – A primeira destas  mulheres citadas em (Gn 11:30) era Sara, esposa do patriarca Abraão ( CONSIDERADO O PAI DA FÉ).
Será é o seu nome após Deus lhe ter concedido FERTILIDADE (Gn 17:15-16); seu nome anterior era SARAI.
Sara sentia-se oprimida, pois Deus havia dito a seu marido  (antes Abrão Gn 17:1) mudado para Abraão após completar 99 anos que ele seria PAI DE MULTIDOÕES (Gn 17:2-8).
A aflição de descontentamento de Sara era tamanha que entregou sua serva AGAR para coabitar do seu marido a fim de gerar filho que ele os acariciaria colocando-o em seu colo mesmo que sendo adotado (Gn 16:1-16).

2 – A segunda mulher foi Rebeca, esposa de Isaque, filho de Abraão e Sara (Gn 21).
Rebeca era filha de Betuel, o arameu irmão de Labão; Abraão tinha incumbido ao seu mais íntimo dos servos que governava todos os seus bens  a buscar uma esposa para Isaque e a mesma deveria ser de sua parentela fazendo-o jurar por tal.
Rebeca, porem era estéril, como poderia Isaque dar continuidade as promessa de Deus a seu pai; Isaque orou a Deus e este fez Rebeca fértil, e esta concebendo gerava duas nações em seu ventre (Gn 25:21-26)

3 – A terceira mulher foi Raquel, filha de Labão cunhado de Isaque a qual o seu filho Jacó se casamento após ser ludibriado (enganado a Jacó) dando-lhe a primogênita Lia irmã de Raquel em segredo à noite.
Jacó amava a Raquel e trabalhou mais alguns anos para depois casar-se com ele; ela porem estéril não lhes dava filhos e com isto Lia sua irmã que era fértil dava a Jacó filhos e sambava de Raquel,
Deus porem lembrou-se de Raquel(Gn 30:22-24)  e ela concebeu dando a Jacó dois filhos JOSÉ E BENJAMIM o primeiro chamado de José que odiado por seis irmão o venderam para o Egito e Deus mudou totalmente a realização de seus irmãos que queria ver-se longe dele, mas ao final foram alimentados pela potentado do Egito JOSÉ.

4 – A quarta mulher foi à esposa de Manoá, morador de zorá da linhagem de Dá.
A sua mulher foi visitada por um Anjo do Senhor (Jz 13:3-25) e ela concebeu e gerou um filho cujo nome era SANSÃO o qual foi Juiz sobre o povo Israelita.

5 - A quinta mulher era Ana, mulher de Elcana da região montanhosa de Remtaim-Zofim de Efraim.
Ana estéril e todas as vezes que ia ao templo para orar, seu marido levava poção dobrada de sacrifício ao Senhor a fim que ele pudesse abençoá-la com a fertilidade.
Ana sentia-se humilhada pois a sua companheiro também esposa de Elcana dava-lhe filhos e zombava dela por ser estéril e ela sofria muito.
No templo orava sempre ao Senhor por um filho,  e fez um voto se o Senhor concede-lhe o filho quando desmamado ele o devolveria ao templo para ser como sacerdote ao Senhor dos Exércitos (1 Sm 1:9-28).

6 – A sexta mulher era Izabel prima de Maria mães de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Izabel era estéril como todas outras já mencionadas, mas recebeu uma benção muito especial( Lc 1:24-25) que era de Gerar um filho o qual seria o percurso de NOSSO SEHOR JESUS CRISTO.
Izabel  DAS FILHAS DE  ARÃO era mulher do sacerdote Zacarias do turno de Abias  que vivia nos dias de Herodes, rei da Judéia, e o filho que gerou ao Nasser lhe fora colocado o nome de JOÃO BATISTA.

Como vimos todas as mulheres citadas como estéril tiveram um papael relevante e muito importante na formação das nações sobre a terra.

A MULHER SEMPRE TEVE PAPEL IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DA FAMILHA; SEM A MULHER PARA GERAR FILHO O MUNDO NÃO EXISTIRIA , E FOI POR ISTO QUE DEUS EM SUA INFINITA SABEDORIA FEZA MULHER ESTERIL E DEPOIS FERTIL.
 TODAS AS MULHERES QUE ELE USOU PARA DESTACAR O PAPEL PRINCIPAL DE GERAR FILHO LOUVARAM O SENHOR COM SEUS FEITOS.
O HOMEM É O CABEÇA DO LAR,MAS SEM A SUA AUXILIADORA IDONEA A HUMANINADE NÃO EXISTIRIA.

SOLI DEO GLORIA

Celso Lanes

 




.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário