Estudos e Reflexões

sábado, 19 de dezembro de 2015

JESUS CRISTO DE DEUS FILHO SALVADOR


                     

                                             JESUS CRISTO DE DEUS
                                                              FILHO SALVADOR


                                        “CAMINHANDO JUNTO AO MAR DA
                                         GALILEIA VIU DOIS IRMÃOS SIMÃO,
                                         CHAMADO PEDRO E ANDRE, QUE
                                         LANÇAVAM AS REDES AO MAR,
                                         PORQUE ERAM PESCADORES. E
                                        DISSE-LHES: VINDE APÓS MIM, E EU
                                        VOS FAREI PESCADORES DE HOMEM”
                                                                              ( Mateus 4:18-19).

          As Escrituras nos revelam que o reino dos céus e assemelhado a uma rede de pesca (MT 13:47)  que lança ao mar e recolhe peixes de toda espécie.
          Segundo as Escrituras a pesca conhecida no Antigo testamente são: Lança e Arpão (Jó 41:7) quando se tratava de capturar um crocodilo, ou anzol Jó 41:1-2; Is 19:8; Mt 17:27) ; Os tipos de redes de pesca era tarrafa e grande  rede de arrasto (Mt 4:18).
          A pesca referida no Antigo Testamento era como figura de julgamento Divino contra povos, raças, nações ou pessoa que se desviava do caminho (Jr 16:16; Ez 32:3).
          A vinda de Jesus ao mundo – JESUS CRISTO DE DEUS FILHO SALVADOR, tinha um proposito único (pescar e salvar)  os perdidos da casa de Israel, contudo este não o aceitaram ao ponto de pedir sua crucificação.
          Jesus sabendo que seu ministério terreno era curto (Jo 17) e sendo ele rejeitado PELOS QUE ELE VIERA SALVAR, imediatamente providencia homens que aprendessem dele e pudesse ser os pescadores de almas na proclamação de seu Evangelho a todos que estava perdido “COMO OVELHA QUE NÃO TEM PASTOR”, era homens e mulheres que viviam segundo os misticismos ou do conhecimento da lei sem porem ter oportunidade de ir ao TEMPLO para orar já que era gentil incircunciso.
          O templo em Jerusalém como cidade compacta para onde subias as tribos, as tribos de Israel era vedado ao povo que não pertencia ao judaísmo, este eram os peixes de qualidade estranha  e que não era pescado pelas redes dos judeus; ao contrario era descartados como um nada, peixe sem valor.
Ao chamar tais homens, escolheu entre o povo sete que era pescadores pessoa de físico forte (Lc5:2) a sua linguagem porem  era rustica (Mc 14:70 e segue).
          Caminhando  junto ao mar da Galileia viu dois irmãos lançando rede, Simão por sobrenome Pedro e André seu irmão, Filipe que provavelmente era de Betsaida (em aramaico ‘ casa de pesca’), Tiago filho de Zebedeu, e João seu irmão.
          As margens do mar da Galileia chamou Tiago filho de Zebedeu,  e João seu irmão, Tomé e Natanael (Mt 4:18-21; Jo 1:44; 21:2), alguns destes eram sócios da indústria pesqueira e costumavam trabalhar juntos ( Lc 5:7-10).
          Além destes Jesus chamou  Mateus o publicano, Simão O zelote, Tiago filho de Alfeu, Bartolomeu, Tadeu  e Judas iscariotes que o traiu.
          Estes 12 homens foram instruídos por Jesus a fim de serem os pecadores após a sua ascensão aos céus, os quais desempenharam a sua responsabilidade como semeadores da PALAVRA VIVA que lhes foi ensinada.
          A pesca no mar da Galileia era seletiva, porem os doze enviados por Jesus primava não pela qualidade do pescado (pessoas), mas pela fé que demonstravam (Jo 17:9) na aceitação das palavras de Salvação de Jesus Cristo de Deus Filho Salvador.
          O peixe é uma fonte riquíssima de proteína, e as Escrituras Sagradas nos revelam que o povo hebreu (escravo)  provavelmente viviam de peixes no Egito que era abundante (Nm11:5); e o mar da Galileia o era também (Lc 5:6) bem como em Tiro (Ne 13:16) todos era uma fonte imensa de suprimento; este era provavelmente um dos motivos que levaram Jesus a margear o mar da Galileia para onde concorriam muitas pessoas.
          Hoje muitos séculos depois da Ascenção do SENHOR; JESUS CRISTO DE DEUS FILHO SALVADOR, ele continua a nos convida a sermos pescadores de almas para o seu reino.
          Seja, portanto um enviado de Cristo no labor agradável e jubiloso de proclamar a sua PALAVRA aos quatro cantos da terra, para aqueles que tiverem ouvido ouça o chamamento do SENHOR:

“VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E SOBRECARREGADOS, E EU VOS ALIVIAREI. TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO E APRENDEI DE MIM, PORQUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO; E ACHAREIS DESCANÇO PARA A VOSSA ALMA. PORQUE O MEU JUGO É SUAVE, E O MEU FARDO E LEVE” (Mt 11:28-30).


SOLI DEO GLORIA

Celso Lanes


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário