Estudos e Reflexões

quinta-feira, 10 de março de 2016

CONHECIMENTO DA BÍBLIA



                                                CONHECIMENTO DA BÍBLIA

                                               
                                                “TU POREM PERMANECE NAQUILO
                                                 QUE APRENDESTES E DE QUE
                                                 FOSTES INTEIRADO, SABENDO
                                                 DE QUEM O APRENDESTES E
                                                 QUE, DESDE A INFANCIA SABES
                                                 AS SAGRADAS LETRAS QUE
                                                 PODEM TORNAR-TE SABIO PARA
                                                 A SALVAÇÃO PELA FÉ EM CRISTO
                                                JESUS” (2 Timóteo 3:14-15).


          A falta de conhecimento em varias áreas e, em varias facetas de um aprendizado ou ação, leva em muita das vezes a um acidente ou a degeneração  daquilo que se deseja fazer.
          Com relação ao conhecimento de uma VERDADE ABSOLUTA, é necessário ter a transformação pessoal e até mesmo uma mudança de vida; e isto ocorre até mesmo em pessoas que já experimentou  a regeneração e o recebimento do Espirito Santo no batismo (SALVO EM JESUS CRISTO).
          Essa pessoa continua a proceder como “INFANTE NA FÉ”, ou seja, não caminha com as suas próprias pernas, mas são levadas por ventos de DOUTRINA.
          Isto ocorre com aqueles que não tendo conhecimento das verdades bíblicas influenciam outro a crê; não na ESCRITURA; mas, em sua palavra (Ef 4:14).
Uma de suas principais fala e sobre a REVELAÇÃO que a Escritura afirma que cessaram.



1 - A CESSAÇÃO DA REVCELAÇÃO ESPECIAIS PELOS         
     ANTIGOS MODOS.
    
CONFISÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

Capitulo 1:1
DA ESCRITURA SAGRADA.
Ainda que que a luz da natureza e as obras da criação e da providencia manifestam  de tal modo a bondade e sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam indesculpáveis,  contudo não são suficiente para dar aquele  conhecimento de Deus  e de sua vontade, necessário à salvação; por isso, foi o Senhor servido em diversos tempos e deferentes modos, revelar-se e declarar à sua igreja sua vontade, depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o melhor seguro estabelecimento e conforto da igreja contra a corrupção da carne e malicia de satanás e do mundo, foi igualmente servido faze-lo escrever toda. Isso torna indispensável a escritura sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo.
Referências Bíblicas:
Sl 19:1-1; Rm 1:32; Rm 2:1; Rm 1:1-9,20; Rm 2:14-15; ! Co 1:21; ! Co 2:13-14; Hb 1:1-2; Lc 1:3-4; Rm 15:4; Mt 4:4-7;, 10; Is 8:20; 1 Tm 3:15; 2 Pe 1:19.

2- A DECLARAÇÃO DA SUFICIENCIA DAS ESCRITURAS NADA
    SE ACRESENTA.
Capitulo1: 6
Todo o conselho de Deus concernente a toda as coisas  necessárias para a gloria Dele, e para expressada mente declarada nas Escrituras ou pode ser logica e claramente; deduzida dela. A escritura nada se acrescenta em tempo algum, nem por nova revelação do Espirito  nem por tradição dos homens, reconhecemos entretanto ser necessária a intima iluminação do Espirito de Deus para a salvação compreensão das coisas reveladas na palavra e que há algumas circunstancias quanto ao culto de Deus e ao governo da igreja, comum às ações e sociedades humanas, as quais tem de ser ordenadas pela luz da natureza e pela redenção cristã, segundo as regras da palavra, que sempre devem ser observadas.
Referencias Bíblicas:
2 Tm 3:15-17; Gl 1:8; 2 Tm 2:2; Jo 6:45; 1 Co 2:9-1—12; 1 Co 11:13-14.

3 – O ESPIRITO SANTO FALA POR MEIO DA ESCRITURA.
Capitulo 1:10
O juiz supremo pelo qual as controvérsias religiosas, tem que ser determinadas e por quem serão examinados todos os decretos de consilho, todas as opiniões dos antigos escritores, todas as doutrinas de homem e opiniões particulares; o juiz supremo, em cuja sentença nós devemos formar, não pode ser outro senão o Espirito Santo falando na Escritura.
Referencias Bíblicas:
Mt 22:29-31; At 28:25; Gl 1:10.

AS REVELAÇÕES ESPECIAIS PELO SEU REGISTRO INSPIRADO CULMINAM COM O FECHAMENTO DO CANON DA ESCRITURA.



          As Escritura do Antigo Testamento e uma REVELAÇÃO DE DEUS  da historia do INICIO DA CRIAÇÃO (Gn 1 a 2) E PROLONGADO  modo pelo qual ELE O SENHOR DOS EXERCITOS conduziu um povo de dura cerviz pelos entremeados de nações tendenciosas, aguerridas, malévola, descrente e sobretudo idolatre até a TERRA PROMETIDA a fim de que as tribos(12) que a compunha firmassem os pés no conhecimento d”ELE em amor eterno, conforme ELE prometeu a ABRÃO (Gn 12) e posteriormente ABRAÃO (Gn17) .
          Todas estas revelações culminou no Novo Testamento com  a vinda de JESUS CRISTO O FILHO UNIGENITO DO SENHOR DOS EXERCITOS como homem (100% DEUS E 100% HOMEM) A FIM DE CONVENCE O MUNDO DO PECADO DA JUSTIÇA E DO JUIZO.


REVELAÇÃO
Ato pelo qual Deus torna conhecido um proposito ou uma verdade (Lc 2:32; Rm 16:25; 2 Co 12:1; Gl 1:12; Ef 3:3).
Ato pelo qual Deus faz com que alguma coisa seja claramente entendida (Rm 2:5).
Explicação ou apresentação de verdade divina (Sl 119:130; 1 Co 14:26).
A segunda vinda de Cristo (1 Pe 1:7).

          CREMOS, e nunca DUVIDAMOS , que DEUS age segundo seu SUPREMO PODER ETERNO, e, continuara a REVELAR aqui que o homem não compreendeu nas ESCRITURAS em uma AÇÃO do Espirito Santo em sua vida; mas, não revelações extra -bíblica para satisfazer os egos pueris de pessoas ignorantes da PALAVRA VIVA DE DEUS.


SOLE DEO GLORIA

CelsoLanes


Nenhum comentário:

Postar um comentário