Estudos e Reflexões

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

VIVER PARA DEUS


                                                


                                                   VIVER PARA DEUS

                                        “DE TUDO O QUE SE TEM OUVIDO, A SUMA
                                                          É: TEME A DEUS E GUARDE OS SEUS
                                                          MANDAMENTOS; PORQUE ISTO É O
                                                          DEVER DE TODO HOMEM”               
                                                                                                    (Eclesiastes 12:13).

          A vida é pautada por um compendio de regras, normas, disciplinas, estatutos, tudo isto formulados por pensamentos e engenhosidade da mente e ações do ser humano; o que não deveria ser assim.
           O ser humano ( ADÃO/EVA) foram criados para uma vida (conforme nos revelam a ESCRITURA SAGRADA) completamente dedicada ao serviços administrativo e cultura em adoração a Deus; Ou seja! Deus os criou com a finalidade de administra e cuidar de todas as coisas criadas (FAUNA E FLORA).
            Porem, eles, não estariam isolados entre tantos irracionais, haja vista que o Senhor  Deus os buscava diuturnamente em um dialogo constante de amor e paz ( Gn 3:8).
            E isto, pela fé, nos leva a entender que Deus além de governar todas as coisas criadas (O COSMO ou UNIVERSO), ainda dialogava (e, dialoga através da SUA PALAVRA A ESCRITURA) com o ser humano dotado de inteligência, intelectualidade e da articulação da fala.
             Mas, apesar de toda a intelectualidade (RACIOCÍNIO) foi induzido a pecar (DESOBEDECER ) pelo anseio de ter o controle sobre si mesmo (Gn 3:1-7).
             A parir deste momento (como diz a gíria popular BOBEOU DANÇOU) foi alienado (EXPULSO) do conforto do (JARDIM DO EDEM) e da presença de Deus em harmonia e paz.
ONIPOTÊNCIA – Atributo pelo qual Deus pode tudo ( Jó 42:2; Sl 91:1); Mt 19:26; Lc 1:37).
ONIPRESENÇA  - Atributo pelo qual Deus está presente em toda parte (Sl 1:39-7-12; Jr 23:23-24; At 17:27-28).
ONISCIÊNCIA -     Atributo pelo qual Deus conhecer perfeitamente e eternamente todas as coisas passadas, presentes e futuras (Sl 147:5; Pv 15:11; Is 45:10).
              Com pecado, o HOMEM/MULHER passou a ter o domínio sobre si, mas não no sentido de ser “IGUAL A DEUS” (Gn 3:45), e passaram a saborear o ‘MAL’ (Gn 3:16-19) consequência do pecado da desobediência.
               “QUE APROVEITA AO HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO, SE VIER A PERDER-SE OU CAUSAR DANO A SI MESMO?” (Lc 9:25).
               Não ameis o mundo, não buscai as coisas do mundo; SALOMÃO filho de Davi, rei de Israel, mais conhecido como O PREGADOR, o homem mais SÁBIO sobre a face da terra (1 Rs 3:7-12) ao escreve PROVÉRBIOS (Provérbios – máxima expressão em poucas palavras e que se tonou popular) ao final de tudo disse: “VAIDADE, DIZ O PREGADOR: VAIDADE DE VAIDADE, TUDO É VAIDADE” (Fc 1:2).
              Há Salomão foi dado por Deus o reinado e domínio sobre todo o ISRAEL,( a menina dos olhos de Deus) “ENTÃO ERAM EM PEQUENO NUMERO, POUQUÍSSIMO E FORASTEIROS NELA, ANDAVAM DE NAÇÃO EM NAÇÃO, DUM REINO PARA UM POVO. A NINGUÉM PERMITIU QUE OS OPRIMISSE; ANTES, POR AMOR DELES, REPREENDEU A REIS, DIZENDO: NÃO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS, NEM MALTRATEIS OS MEUS PROFETAS”(1 Cr 16:19-22).
              Esse povo cresceu em milhares após estabelecer-se por graça e misericórdia do Senhor na terra prometida “ASSIM, PARTIRA OS FILHOS DE ISRAEL DE RAMESSES PARA SUCOTE, CERCA DE SEISCENTOS MIL A PÉ, SOMENTE DE HOMENS, SEM CONTAR MULHERES E CRIANÇAS. SUBIU TAMBÉM COM ELES UM MISTO DE GENTE, OVELHAS, GADO, MUITÍSSIMO ANIMAIS” (Êx 12:37-38) Como governar uma nação tão numerosa sem sabedoria?
                Deus lhe concedeu SABEDORIA, mas uma sabedoria não somente INTELECTUAL, mas a sabedoria vinda de Deus, ANTES DE SALOMÃO NÃO HOUVE HOMEM TÃO SÁBIO COMO ELE E, APÓS ELE NÃO HAVERÁ.    
                Salomão discorreu sobre a FAUNA E A FLORA em todo o seu esplendor (1 Rs 4:29-34), dominou nações e esteve em paz com elas; porem, não consegui desvendar os mistérios de seu coração e domina-lo (Gn 6:5).
                Ele esqueceu-se de Deus, pois, teve varias mulheres fora do povo hebreu (jugo desigual proibido por Deus ) ( Dt 7:1-4; Es 10:2); Idolatrou construindo santuário a vários deuses para satisfazer suas esposas (1Rs 11:1-8); fez pesado jugo sobre o povo que governava ( 2Cr 1º:4).
                 Assim somos “NOS”, intelectuais, dinâmicos conhecedores de toda a LEI jurídica humana, engenheiros, médicos, professores, baixareis, homens que já conquistaram o universo e já foram à LUA, conhecem a atmosfera (sol, chuva, frio e calor), varias ciências medicas biológicas, mecânicas, elétricas etc. etc..
                Mas, mesmo sendo detentor de toda a sabedoria terrena não conhecem a DEUS do qual provem todo o conhecimento físico, mental e espiritual e que tem domínio absoluto sobre a vida e a morte e, sobre  todas as coisas criadas e o ser humano  que maquinam os pensamentos seja para o bem ou para o mal.
                 Pois Bem! O titulo deste pequeno comentário para muitos “tem muita controvérsia”; EXISTEM OS QUE NÃO CRÊ, E, SI DIZEM ATEUS; OS RELATIVISTAS, OS AGNÓSTICOS e tantos outros que prefere não se revelarem.
                 Mas, uma coisa é ABSOLUTAMENTE CERTA, ninguém, mas ninguém vive longe da presença de Deus (Gn 6:3, 12).
                   Viver para Deus  - “VISTO QUE A JUSTIÇA DE DEUS SE REVELA NO EVANGELHO, DE FÉ EM FÉ, COMO ESTÁ ESCRITO; O JUSTO VIVERA POR FÉ” (Rm 1:17) assim, pois, como viveremos nos? Se não for VIVER PARA DEUS?
                  Viver sem Deus é “QUE PROVEITO TEM O HOMEM DE TODO O SEU TRABALHO, QUE SE AFADIGA DEBAIXO DO SOL?” (Ec 1:3).


SOLE DEO GLORIA

Celso Lanes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário