Estudos e Reflexões

sábado, 5 de novembro de 2016

LIBERTINAGEM & LIBERDADE



                             LIBERTINAGEM
                                                 &
                                                           LIBERDADE


                                                       “QUE DIREMOS, POIS PERMANECEREMOS 
                                                         PECADO PARA QUE SEJA A GRAÇA MAIS 
                                                         ABUNDANTE?”(Romanos 6:1).

LIBERTINAGEM
            Estamos vivendo nos dias atuais como nos dias de ABRAÃO, os dias de SODOMA E GOMORRA (Gn 18:16-21).
            Há somente uma diferença; hoje temos a mídia televisiva que traz a LIBERTINAGEM (Jo 4) PROMISCUA (Rm 1:26-27) até as nossas casa, ao nosso convívio de lazer e  particularidade com linguagem e cenas obscenas.
             A libertinagem está nos cartazes e folhinhas de (....) nuas expondo a sua sexualidade para vender até mesmo pneus.
              A libertinagem atinge também, as condições dos LATROCÍNIOS, ESTUPRO, PEDOFILIA, ROUBOS E SUBVERSÃO MORAL E MONETÁRIA; as ações que corroem dentro de uma sociedade CLEPTOCRATAS.
OS DEZ MANDAMENTO SÃO OS PRECEITOS DADOS POR Deus a Moisés em duas placas de pedra para orientar a vida das pessoas ( Ex 20:1-17; 34:28; Dt 5:6-21).
Na primeira placa há quatro mandamentos os quais tratam dos deveres das pessoas para com Deus; na segunda há seis mandamentos, que tratam dos deveres que temos para com as outras pessoas.
Todos os mandamentos se repetem no Novo Testamento, menos o quarto, que trata do dia de descanso.
Jesus resumiu os DEZ MANDAMENTOS  em dois (Mt 22:34-40).

COMENTÁRIO EXTRAÍDO DO DICIONÁRIO BÍBLICO DE ALMEIDA 2ª edição – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL – Pagina 55.

              A libertinagem (LACIVIA) é um pecado que tem atraído milhões de milhares de pessoas que tem em sua cosmovisão de Deus em um SINCRETISMO RELIGIOSO ( Sincretismo – sistema filosófico ou religião que tende a fundir numa só varias doutrinas diferentes).
               O homem (tratamos aqui dos dois sexos MACHO E FEMEÁ) desde a sua criação, e, após a queda (Gn3) da ouvidos a qualquer fato que lhe agrade o coração; por consequente acredita em sua impunidade diante de seu CRIADOR (Ez 18:20; 18:4).
               A falta de um conhecimento bíblico (ainda que por razão e não por fé); o ser criado a IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS (Gn 1:26-27) é ALMA VIVENTE (Gn 2:7); portanto, o seu corpo físico é constituído de CORPO EXTERIOR MATERIAL E ANIMADO E DE UM CERNE PESSOAL E IMUTÁVEL; a Escritura chama esse aspecto interior de nosso ser “ALMA” ou “ ESPIRITO”, assim constituído de CORPO E ALMA somos um ser DICOTOMISTA e não TRICOTOMISTA como muitos acreditam.
               Assim quando A RAZÃO deu  lugar ao PECADO O CORPO E MORTIFICADO E O ESPÍRITO SOFRE, e assim com as mazelas adquiridas (ENFERMIDADES muitas das quais irreversíveis) o sofrimento e enorme.
               O libertino em muitos dos casos adquirem uma cauterização da mente e o entendimento embotado pelo pecado negam a admitir que estejam afastados de Deus, e dizem (DEUS E PAI E NÃO PADRASTO) pois não conhecem a verdade (Jo 8:31-32), pois, Deus é SENHOR E CRIADOR e julgara a sua CRIAÇÃO segundo os seus PRÓPRIOS ERROS (Ez 18:20)
              
                                                          “SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS
                                                             PECADO NENHUM, A NÓS MESMO NOS
                                                             ENGANAMOS; E A VERDADE NÃO ESTA
                                                              EM NÓS” (1 Jo 1:8).

               A LIBERTINAGEM (EM MUITOS CASOS) alcançam proporções alarmantes ao ponto de levar um PAÍS AS BARRAS DA FALÊNCIA, e isto acontece também com o corpo do libertino (VÍCIOS, DROGAS, BEBIDAS, PROSTITUIÇÃO  etc.) ao ponto de ACUSAREM A DEUS de suas mazelas estritamente HUMANAS.

                                                             “SE DISSERMOS QUE NÃO TEMOS
                                                               COMETIDO PECADO, FAZEMO-LO
                                                               MENTIROSO, E A SUA PALAVRA NÃO
                                                               ESTA EM NÓS” (1Jo 1:10).

               Muitos confundem a LIBERDADE com a LIBERTINAGEM, esta última da ao individuo a sensação de uma liberdade real indesculpável.
------------------------------------------------------------------------------------------------
OBS.: O termo LIBERTINAGEM é de origem FRANCESA, que significa DEVASSIDÃO.
A libertinagem ou devassidão é o oposto da LIBERDADE.
O que pratica a libertinagem e um degenerado (desregrado) dissoluto.
A libertinagem leva o individuo a desrespeitar a LEI MORAL E SOCIAL assim bem como a DEVOCIONAL com DEUS.
Em Provérbios 13:20 esta escrito: “QUE ANDA COM OS SÁBIOS SERÁ SÁBIO, MAS O COMPANHEIRO DOS INSENSATOS SE TORNARÃO MAU”.
            Entre muitas advertências sobre o erro, o apostolo Paulo ao escrever a sua primeira epístola aos Coríntios diz: “NÃO VOS ENGANEIS!  AS MAS CONVERSÕES CORROMPEM OS BONS COSTUMES” (1 Co 15:33).
            Quando desconhecemos os VALORES MORAIS , contido nos DEZ MANDAMENTOS as consequências são desastrosas, e são pior que a morte física, pois, a LIBERTINAGEM e a falta de COMPROMISSO  com Deus e a excelente obras de Cristo “ELE NOS LIBERTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS E NOS TRANSPORTOU PARA O REINO DO FILHO DO SEU AMOR” (Cl 1:13)-- “ELE VOS DEU VIDA, ESTANDO VÓS MORTOS NOS VOSSO DELITOS E PECADOS, NOS QUAIS ANDASTES OUTRORA, SEGUNDO O CURSO DESTE MUNDO, SEGUNDO O PRÍNCIPE DA POTESTADE DO AR, SO ESPIRITO QUE AGORA ATUA NOS FILHOS DA DESOBEDIÊNCIA;...”(Ef 2:1-2 e segue).

LIBERDADE
              Quando falamos sobre liberdade o que vem em nossa mente e um de UM PÁSSARO SENDO LIBERTADO DE UMA GAIOLA.
               Mas, a LIBERDADE que ensejamos e que nos foi dada pelos méritos de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO  é muito mais que estar fora de uma grade (PRISÃO, ALGEMAS).
                A liberdade que recebemos de Cristo e uma GRAÇA IMERECIDA, pois mesmo tendo conhecimento das revelações na ESCRITURA SAGRADA e, pela FÉ CREMOS QUE FOMOS LIBERTO  já que estávamos morto em DELITOS E PECADOS (Ef 2:1) ainda assim continuamos pecado e ENTRISTECENDO O ESPIRITO SANTO QUE EM NOS HABITA.
LIBERDADE – Faculdade de cada pessoa PENSAR, DECIDIR E AGIR POR SI, sem coerção, ou constrangimento, dentro dos LIMITES da LEI MORAL DADAS POR DEUS ou ESTABELECIDAS segundo os critérios da LEI SOCIAL que regem o mundo “TODO HOMEM ESTEJA SUJEITO AS AUTORIDADE SUPERIORES; PORQUE NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO PROCEDA DE DEUS; AS AUTORIDADES QUE EXISTEM FORAM POR ELE INSTITUÍDAS. DE MODO QUE AQUELE QUE SE OPÕE À AUTORIDADE RESISTE A ORDENAÇÃO DE DEUS; E OS QUE RESISTEM TRARÃO SOBRE SI MESMO CONDENAÇÃO” (Rm 13:1-2).
A liberdade tem três aspectos:
 FÍSICA: Esta Lei foi estabelecida por Deus para que os Israelitas que tivessem sido comprado por outro Israelita para ser seu escravo (Lv 23:39) fosse liberto no ANO DE JUBILEU (Lv 25:8-17).
 ESPIRITUAL – Esta lei foi PROFETIZADA por DIVINA providencia de Deus ao povo e, esta Escrita no Antigo Testamento em Isaías (Is 61:1) onde ele mostra liberdade e  a gloria de Sião (Jerusalém)e que foi CUMPRIDA EM CRISTO (Lc 4:18) através do sacrifício de Jesus libertando a todos do império das trevas (satanás) (At 26:18) do Pecado (Jo 1:29; Rm 6 – 7) da morte, da condenação, do medo (Rm 8) e da Lei (Gl 3).
MORAL – Liberto de todos os poderes opressores, o CRISTÃO vive a LIBERDADE no SERVIÇO ao próximo em AMOR (Rm 14; 1 Co 8-10).

             Para entender mais sobre a questão de liberdade vamos tomar como pano de fundo o que ocorreu com uma mulher que há (18 anos ) vinha sofrendo de um enfermidade maligna e não podia endireitar e que a colocada em uma posição incomoda(curvada sobre o peito) ao andar.
             Sabendo que estava sendo observado por fariseu, saduceus e sacerdotes judeus cumpridor da lei de mosaica, Jesus chama esta mulher em pleno SÁBADO e lhe diz: “VENDO-A JESUS, CHAMOU-A E DISSE-LHE: MULHER, ESTÁS LIVRE DA TUA ENFERMIDADE; IMPONDO-LHE AS MÃOS, ELA IMEDIATAMENTE SE ENDIREITOU E DAVA GLORIA A DEUS” (Lc 13:1013).
             Esta é uma das muitas maneiras que a ESCRITURA nos revela p  PODER LIBERTADOR DE Cristo nosso Senhor; nos fomos liberto não por PETIÇÃO, ORAÇÃO OO SACRIFÍCIO, muito menos por OBRAS REALIZADAS, fomos LIBERTOS pelo amor de Deus para com a  CRIATURA (que são todos os seres humanos) ATRAVÉS DE JESUS CRISTO QUE OFERECEU-SE EM SACRIFÍCIO POR NOS.
             Mas, ao olharmos para o SACRIFÍCIO de Jesus ao nosso favor percebemos quão peque e a nossa retribuição (FÉ, FIDELIDADE, ORAÇÃO, CONGREGAÇÃO E DISPOSIÇÃO PARA EXECUTAR O ‘IDE’ QUE NOS FOI DADO).
            A NOSSA FÉ E MENOR QUE UM GRÃO DE MOSTARDA, pois, quando oramos antes mesmos de iniciarmos colocamos a nossa duvida “ADIANTE”; o exemplo disto pode ver o que o escritor do livro NEEMIAS e a dinâmica da liderança eficaz. – Autor CYRIL J. BARBER.
A ORAÇÃO TEM SIDO CHAMADA “A MAIOR FORÇA DA TERRA”. HÁ PESSOAS, POREM, QUE ACHAM QUE ELA ESTA FORA DE PROPOSITO EM NOSSA SOCIEDADE ALTAMENTE SOFISTICADA. DIZEM QUE COM TODOS OS NOSSOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS, A ORAÇÃO SIMPLESMENTE IMPEDE A AÇÃO. OUTROS CHEGAM AO PONTO DE DIZER QUE A CRENÇA NUM RELACIONAMENTO VITAL COM DEUS TEM SIDO MANTIDO VIVA PELOS “EGOS PUERIS DE HOMENS INFERIORES”.  ---Capitulo I pagina 17.
            Onde e quando uma pessoa com tais pensamento (e até mesmo verbaliza) poderá crer em uma LIBERDADE INCONDICIONAL DE CRISTO A NOSSO FAVOR?
             Quiséramos-nos os que têm a Fé e a convicção ser como a  mulher que disse: “PORQUE DIZIA: SE EU APENAS LHE TOCAR AS VESTES FICAREI CURADA” (Lc 5:28) e a sua FÉ E A CERTEZA do PODER de JESUS  lhe fora conferida e LIBERTADA do seu problema “E LOGO SE LHE ESTANCOU A HEMORRAGIA, SENTIO NO CORPO ESTAR CURADA DO SEU FLAGELO” (Mc 5:29).
               A LIBERDADE não nos restringe ao desejo de apenas ser CURADO, LIBERTO DO PECADO E DA LIBERTINAGEM, porem temos que sempre LER A ESCRITURA EM BUSCA DE CONHECIMENTO DA VERDADE, pois a INTELECTUALIDADE ADQUIRE-SE ATRAVÉS DE ESTUDOS, POREM A SABEDORIA VEM DE DEUS.
               Quando Paulo faz o questionamento aos romanos “QUE DIREMOS POIS? PERMANECEREMOS NO PECADO PARA QUE SEJA A GRAÇA MAIS ABUNDANTE?” ( Rm 6:1); e ele mesmo responde: “DE MODO NENHUM! COMO VIVEREMOS AINDA NO PECADO, NÓS OS QUE PARA ELE MORREMOS? OU, PORVENTURA,  IGNORAIS QUE TODOS NÓS QUE FOMOS BATIZADOS EM CRISTO JESUS FOMOS BATIZADOS NA SUA MORTE? FOMOS, POIS, SEPULTADOS COM ELE NA MORTE PELO BATISMO, PARA QUE, COMO CRISO FOI RESSUSCITADO DENTRE OS MORTOS PELA GRAÇA DO PAI, ASSIM TAMBÉM ANDAMOS NÓS EM NOVIDADE DE VIDA” ( Rm 6:2-4).
                Assim, pois, pela FÉ EM JESUS CRISTO concluímos e temos a certeza que a LIBERDADE nos trouce a VIDA e VIDA ETERNA em quanto a LIBERTINAGEM leva aos seus praticantes à CONDENAÇÃO DA MORTE ETERNA.

SOLI DEO GLORIA
Celso Lanes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário