Estudos e Reflexões

domingo, 25 de dezembro de 2016

NATAL OU NATIVIDADE, ESPERANÇA DOS SECULOS


                           

                  NATAL OU NATIVIDADE
                                           ESPERANÇA DOS SECULOS

                                             “NO PRINCIPIO ERA O VERBO, E O
                                                                  VERBO ESTAVA COM DEUS, E O
                                                                  VERBO ERA DEUS” (João 1:1-2 e       
                                                                                                                 Segue).

           Há muitos e muitos anos o povo HEBREU esperava por um REI que os libertaria do jugo do império romano.
           Segundo o que nos foi revelado através da PALAVRA VIVA DE DEUS – ESCRITURA SAGRADA – BÍBLIA que este tão esperado dia chegou e nasceu o REI; porem, não nasceu em um berço de OURO, mas ao nascer foi colocando em uma manjedoura (uma espécie de cocho onde se dava alimentos aos animais) enrolada em faixas, não nasceu em um palácio, mas em uma ESTREBARIA junto aos animais domésticos.
           Não havia ali ninguém para dar-lhes as boas vindas; não havia parentes, amigos, não havia uma corte palaciana com vários valetes e servos  para servi-lo, somente seus pais e os animais que os cercavam.
           E se alguém ficasse sabendo poderia dizer nasceu mais um menino pobre em uma estrebaria; mas, a noticia se espalhou como um rastilho de pólvora, pois a ANUNCIAÇÃO fora feita através de uma ESTRELA BRILHANTE e ANJOS que CANTAVA  “GLORIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA ENTRE OS HOMENS A QUEM ELE QUER BEM” (Lc 2:14) e  anunciavam o nascimento do FILHO UNIGÊNITO DE DEUS aos pastores que guardavam seus rebanhos nos pastos na vigília da noite.
          A noticia não permaneceu somente em BELÉM DA JUDEIA e vizinhança, também foi vista por MAGOS ORIENTAIS que ao ve-la lhes fora revelado no intimo o nascimento do TÃO ESPERADO REI, e seus nomes eram MELQUIOR, BALTASAR E GASPAR.

OBSERVAÇÃO: os nome destes três MAGOS não são mencionados na BÍBLIA mas nos LIVROS APÓCRIFOS; e não eram FEITICEIROS mas estudiosos da ASTROLOGIA haja vista que DANIEL foi nomeado CHEFE DOS MAGOS na PERSIA (Da 5:11), ERA UMA CASTA DE sacerdotes indo-germânico.
        
Estes três homens trouxeram o que demais precioso existia na terra dentre todos os tesouros orientais, OURO, INCENSO E MIRRA os quais foram colocados diante do DEUS E HOMEM JESUS o qual mesmo estando em um local desapropriado e humilde não lhe tirou a SUPREMA NOBREZA  E PODER  DIVINO À  superioridade a homens “SOLI DEO GLORIA” – GLORIA SOMENTE A DEUS.
       Jesus, porem, não veio ao mundo para SUBJUGAR IMPÉRIOS OU REIS e tão pouco o IDOLATRA IMPÉRIO ROMANO os temíveis conquistador da época que dominou sobre os HEBREUS e muitas outras nações; o império romano em certo sentido foi útil a humanidade pois com as suas técnicas construíram cidades totalmente saneadas  e vias de aceso (estradas pavimentadas com pedras que lhes possibilitava uma vigem segura e que eram utilizadas para locomover seus exércitos rápidos para conter qualquer rebelião).
        Jesus veio ao mundo no tempo certo de DEUS PAI “VINDO POREM A PLENITUDE DO TEMPO, DEUS ENVIOU SE FILHO NASCIDO DE MULHER, NASCIDO SOB A LEI” (Gl 4:4); ainda que houvesse o “CRÉDULO” dos hebreus que ELE viria para dominar e esmagar potestade e poder humano sobe os tações de seus pés com poder divino, ELE contrariou a muitos lutadores e reis que lutavam por “AMOR” ao  poder, ELE VENCEU A TODOS PELO PODER DO AMOR; esta foi a CAUSA inequívoca que Jesus venceu  NASCENDO SOB A LEI, CUMPRINDO A CABALMENTE, FOI MORTO E SEPULTADO MAS AO TERCEIRO DIA RESSUSCITOU VENCENDO A MORTE saldando toda a DIVIDA que “NOS PECADORES DEVÍAMOS AO PAI”.

NAPOLEÃO BONAPARTE Imperador Frances, estado preso na Ilha de Santa Helena, antes de sua morte (1821) confidenciou ao seu braço direito o General BERTAND dizendo: SÓ CRISTO CONSEGUIU CONQUISTAR DE TAL MANEIRA A MENTE E O CORAÇÃO DOS HOMENS, PARA”ELE” NÃO HÁ BARREIRAS DE TEMPO NEM DE ESPAÇO; NA FORÇA ALEXANDRE, CESAR, CARLOS MAGNOS E EU FUNDAMOS IMPÉRIOS, MAS, EM QUE SE FUNDOU A CRIAÇÃO DE NOSSO GÊNIO? NA FORÇA. CRISTO JESUS FUNDOU UM IMPÉRIO COM BASE SOMENTE NO “AMOR”, E NESTE EXATO MOMENTO MILHÕES DE PESSOAS MORRERIAM POR ELE.
         
          Este “é” o verdadeiro sentido do NATAL que a humanidade comemorou a partir do NASCIMENTO DE JESUS 1º d.C até hoje e 2016  d.C. ( EM CALENDÁRIO HUMANO) e que ao longo dos anos (SE ASSIM DEUS O PERMITIR) comemoraremos este dia 25 DE DEZEMBRO como o dia em que toda a humanidade  (PROSTRAR-SE DE BOCA NO PÓ) e pedir perdão ao SENHOR DOS SENHORES, O MESTRE DOS MESTRE o FILHO ENCARNADO QUE NASCEU E MORREU “em meu, em sei, e nosso lugar” uma morte que era nossa, MAS QUE ELE O FEZ POR AMOR A HUMANIDADE que neste dia ESBANJA EM SEUS PRAZERES MUNDANO COM GLUTONARIA E BEBEDICE, contrariando todo o proposito comemorativo do “FELIZ NATAL”.

SOLE DEO GLORIA

Celso Lanes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário