Estudos e Reflexões

sexta-feira, 16 de março de 2018


              




        PORQUE CHORAMOS
                       OU PORQUE CHORO.
   
                                      “JESUS CHOROU.”
                                              (JOÃO 11:35).

               Em primeiro Lugar quero declinar minhas desculpas pelos erros ortográfico e de português que ocorrem sempre (ou quase) em meus escritos.
               Queridos e amados amigos leitores, como já notaram e alguns sabem não sou formado nem tão pouco acadêmico ou formado em teologia, porem continuo a escrever sobre a PALAVRA VIVA DE DEUS não  por elucidação humana, mas,  por fé, e, creio que por iluminação e inspiração do ESPIRITO SANTO DE DEUS.
               Tenho plena convicção disto, pois a minha FÉ esta firmada no AUTOR E CONSUMADOR  d’ela o SENHOR JESUS.
               Já li coisas maravilhosas ao longo na Escritura Sagrada, como por exemplo, uma mula falar a mula de Balaão; e, é, este  um dos motivos que creio que DEUS pode e poderá instrui-me no ministério evangelístico, pois como efez uma mula falar porque não esse pecador burro a continuar a escrever sobre a sua palavra.
                  
BEM! O QUE ESTA EM PALTA NÃO SOU EU, POREM É “JESUS CHOROU.”
              Sabemos que muitas pessoas já choraram outras choram e muitos chorarão em muitas ocasiões, pois somos humanos e em velório muitos choram pelo falecimento de um parente ou enquerido de sua família.
              Na Escritura Sagrada no Antigo Testamento encontramos passagens aonde pessoas choraram ou alguém chorou por 59 vezes, e, no Novo Testamento 28 vesses, e,  choro no Antigo Testamento 9 vezes e no Novo Testamento 3 vezes.
               Nos dias que se dizem HOJE aonde a agitação e a violência impera em nosso país (A DESPEITO DOS ESFORÇOS DAS AUTORIDADES CIVIL E MILITAR), muito se ouve que pais, mães e familiares choram pelo assassinato de um ou mais membros de suas famílias (E ATE POR BALAS PERDIDAS) que a meu ver nada tem de PERDIDA já que ela encontra sempre um ALVO e DESTROI UMA VIDA.
                Tem pessoas que choram por perca de bens  matérias, choram porque fora ofendida por mau trato (seja por palavras ou ações), choram por que sofrem ferimento ou se machucam, por ser assaltada e roubam seus pertence;s em fim chora-se por muitos motivos.
                 O versículo acima nos mostra que quem chorou foi JESUS, e, por um amigo (O QUE É RARO ENTRE  HUMANOS); Jesus não precisava chorar mas apenas fazer ouvir a sua voz a dizer: “LAZARO, VEM PARA FORA” (Jo. 11:43).
                 Já escrevi isto e vou repetir: SANGUE DE JESUS TEM PODER, isto é uma incógnita, pois o poder não estava e nem esta no sangue vertido na cruz do calvário (pois não foi a cruz que veio a Jesus e sim Jesus que foi a cruz),sim  em JESUS que é o PODER, pois Apesar de ter nascido de mulher ele é 100% HOMEM e 100% DEUS.
                  Aqui podemos constatar os 100% homem: Lazaro esta sepultado a quatro (4) dias e Marta uma de suas irmãs tenta de todas as maneiras dissuadir a Jesus de não abrir o tumulo (...DISE-LHE MARTA, IRMA DO MORTO: SENHOR JÁ CHEIRA MAL, PORQUE JÁ E DE QUATRO DIAS” (Jo. 11:39b) devido o mau cheiro que o cadáver já estaria exalando; mas ele em sua prerrogativa de homem disse: “RETIRAI A PEDRA (Jo. 11:39).
                  Ele poderia apenas pensar ou falar que a pedra seria removida;  agora como 100% Deus disse: “E JESUS, LEVANTANDO OS OLHOS PARA O CEU, DISSE: PAI GRAÇAS TE DOU PORQUE ME OUVISTE. ALIAS, EU SABIA QUE SEMPRE ME OUVES, MAS ASSIM FALEI POR COUSA DA MULTIDÃO PRESENTE, PARA QUE CREIAM QUE TU ME ENVIASTES. E, TENDO DITO ISTO, CHAMOU EM ALTA VOZ: LAZARO, VEM PARA FORA!” (Jo. 41b-43).  
                Ali junto a Jesus estava uma pessoa  que  entre tatas outras  se destacava por sua fé no SENHOR DOS SENHOR com fidelidade absoluta.
               Era MARIA. Sim! Aquela que muito antes havia quebrado um frasco de ALABRASTO com perfume de NARDO e derramara o balsamo sobre a cabeça de Jesus, este balsamo conforme indignados os presente disseram: “PARA QUE ESTE DESPERDICIO DE BALSAMO? PORQUE ESTE PERFUME PODERIA SER VENDIDO POR MAIS DE TREZENTOS DENÁRIOS E DAR-SE AOS POBRES. E MURMURARAM CONTRA ELE”” (Mc. 14:4b-5).
               Maria não tentou dissuadir a Jesus, ela apenas disse: “...SENHOR, SE ESTIVERAS AQUI, MEU IRMÃO NÃO TERRIA MORRIDO” (Jo. 11:32b).
               Mas, Maria, Marta e tantas outras que ali estavam teriam uma grande e maravilhosa surpresa quando foi pronuncia por Jesus  tais palavras “LAZARO, VEM PARA FORA”.
                Suas palavras despertou a Lazaro do letárgico  fúnebre o aspecto que se encontra ‘MORTO’ agora ouvia SOBREVIVA, ACORDE, VOCE NÃO ESTA MAIS MORTO A NÃO SER NOS SEUS DELITOS E PECADOS COMO TODA A HUMANIDADE SE ENCONTRAM.
                 Podemos apenas imaginar um morto de quatro dias com mau cheiro cadavérico envolto em mortalhas (enfaixado, pois era o costume da época, pois ainda não haviam inventado o caixão), e o morto era colocando em um nicho ou tumba escava na rocha todo enrolado e amarado com faixas.
                 Lazaro, levanta-se, agora não mais ‘MAL CHEIROSO’ mas perfumado pelo poder de Jesus sai saltitante de sua tumba e vai ao encontro de Jesus suas irmãs e amigos que surpresos o vem (talvez ate alarmado pelo poder de restauração à vida de um morto de quadro dias).
                 Será que alguém  ou até mesmo sua irmã Marta se achegou a Jesus e lhe agradeceu? Creio que não, pois a escritura não relata tal ato; mas diz que ficaram surpresos e alguns possivelmente choraram ao ver Lazaro sair vivo do tumulo, mas alguns correram a relatar o acontecimento aos fariseus (Jo. 11:46).
                 “Não podemos afirmar, mas, devido aos acontecimentos ele chorou” DAVI ERA HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS” (1 Sm. 13:14; At. 13:22) que em momento de ociosidade estava no palácio enquanto Israel lutava contra seus inimigos.
                  Esta foi a maior mancha hedionda na vida de Davi, adultério mais a instigação ao assassinato com proposito de encobrir o adultério. Depois ficou quebrantado de remorsos. Deus o perdoou, mas decretou contra ele uma sentença terrível “AGORA, POIS, NÃO SE APARTARA A ESPADA JAMAIS DE TUA CASA...” (2 Sm:12:10).
                  E a angustia e sofrimento se cumpri de imediato: “BUSCOU DAVI A DEUS PELA CRIANÇA; JEJUOU DAVI, E VINDO, PASSOU A NOITE PROSTRADO EM TERRA...NÃO COMEU COM ELES. AO SETIMO DIA, MORREU A CRIANÇA, E TEMIAM OS SERVOS DE DAVI INFORMA-LO...É MORTA A CRIANÇA? ELES RESPONDERAM MORREU. ENTÃO DAVI SE LEVANTOU DA TERRA; LAVOU-SE, UNGIO-SE MUDOU DE VESTES, ENTROU NA CASA DO SENHOR E ADOROU; DEPOIS, VEIO PARA CASA E PEDIO PÃO,... E ELE COMEU” (2Sm 12:16-20).
                   Diante dos relatos a nossos revelados, Davi devi ter chora e prateado muito a Deus em favor da vida de seu filho e de Bate-Seba, porem, ao ver que a criança havia morrido adorou a Deus porque sabia que todas as vidas pertencem ao Senhor.
                    Quando choramos devemos entender  como Davi que passando o momento de tristeza e a angustia pela perca de um ente querido ficaremos saudosos porem temos que louvar a Deus porque a nosso viver já esta determinados (predestinados) por Deus e ninguém poderá impedir.
“TRAZE O POVO QUE, AINDA QUE TEM OLHOS, É CEGO E SURDO AINDA QUE TEM OUVIDO. ... EU SOU O SENHOR, E FORA DE MIMNÃO HÁ SALVADOR ...AINDA ANTES QUE HOUVESE DIA, EU ERA; E NENHUM HÁ QUE POSSALIVRAR ALGUEM DAS MINHAS MÃOS; AGINDO EU, QUEM O IMPEDIRA?” (Isaias 43:8-13).
                       Portanto amigos e irmão leitores não retenha o choro por parentes, amigos e até mesmo por aqueles que nos consideram seus inimigos.  
                        Nos não temos poder de retornar à vida após a morte; Jesus sim! ELE chorou porem pelo seu poder ressuscitou seu amigo Lazaro para que no dia em que ele voltar NÃO MAIS PARA SALVAR E SIM PARA JULGAR TODOS VIVOS E MORTOS NO JUIZO FINAL.
                        Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.

Soli Deo Gloria.
Celso Lanes


Nenhum comentário:

Postar um comentário