Estudos e Reflexões

domingo, 4 de março de 2018


SALMOS PRIMEIRO

                                  “BEM-AVENTURADO O HOMEM
                                    QUE NÃO ANDA NO CONSELHO
                                    DOS IMPIOS NÃO SE DETEM NO
                                    CAMINHOS DOS PECADORES
                                    NÃO SE ASSENTA NA RODA DOS
                                    ESCARNEC EDORES” (Vs. 1).

                Ao iniciar este salmo inspirado pelo Santo Espirito de Deus, o salmista nos mostra que o mesmo é uma advertência e ao mesmo tempo exalta o ser humano que segue as leis do Senhor e que ele seria abençoado extremamente, pois recusava-se fazer parte ou compartilhar do conselho de ímpios (pecadores) que tinha em suas mãos a responsabilidade de julgar o povo israelita conforme o costume da época (Rute 4:1-7).
              A bem-aventurança contida na primeira linha deste salmo se encontra registrado na Escritura Sagrada por 45 vezes com os títulos Bem-aventurança, Bendito, Ditoso e Feliz no Antigo e Novo Testamento; assim foi com Boaz quando RESGATOU A Rute a moabita e Sua sogra Noemi, pois o seu esposo havia falecido e os filhos também, e  para suscitar herdeiro ao  conforme a lei de Israel.

                                         “ANTES, O SEU PRAZER ESTA NA
                                           NA LEI DO SENHOR E NA SUA LEI
                                           MEDITA DE DIA E DINOITE”(Vs.2).

              A lei que conhecemos nos dias atuais (apesar de modificações por elucidação humana) foram todas elas retiradas dos DEZ MANDAMENTOS  escritas pelo dedo de  Deus  em duas tabuas de pedra e dada a Moises para trazer aos Israelitas afim de serem  cumprida na integra.
              O prazer do homem (homem e mulher) integro é cumprir e obedecer as leis como também as autoridades constituídas por Deus no sentido de que ao cumprir-se a lei haveria paz sobre a terra.
               A Escritura Sagrada afirma que a lei do Senhor é perfeita restaura a alma em  comunhão com Deus  (Sl. 19:7).
                As Leis tem vários compromissos morais para todo ser humano e são:  Lei, Decretos, Direitos, Mandamentos, Preceitos que são encontradas 129 vezes no Antigo e Novo Testamento.
 
                                           “ELE É COMO ARVORE           
                                            PLANTADO JUNTO A CORRENTE         
                                            DE  ÁGUA, QUE NO DEVIDO
                                            TEMPO, DA O SEU FRUTO E              
                                             CUJA FOLHAGEM NÃO
                                             MURCHA E TUDO QUANTO ELE   
                                             FAZ SERA BEM SUCEDIDO”(Vs.3).
                                              

              Esse versículo nos chama a atenção para o que o Senhor Jesus disse: “EU SOU  A  VIDEIRA VERDADE, E MEU PAI O AGRICULTOR. TODO RAMO QUE ESTANDO EM MIM, NÃO DER FRUTO, ELE O CORTA; E TODO O QUE DA FRUTO LIMPA,  PARA QUE PRODUZA MAIS FRUTO AINDA” (João 15:1-2).
               O agricultor planta uma arvore que foi gerada por uma semente que morreu para a vida; esta semente se transforma em uma arvore com seus ramos de sua espécie, porem se não for bem cuidada ela morre para sempre; somo-nos este ramo que foi enxertado em Jesus Cristo com sua morte ressurreição, porem se não dermos frutos seremos cortado s e lançado fora “IDE, PORTANTO, FAZEI DESCIPULOS DE TODAS AS NAÇÕES, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPIRITO SANTO;...” (Mt. 28:19).
COMENTARIO NO RODAPE DA BÍBLIA DE ESTUDO DE GENEBRA 2ª Edição Revista e Ampliada. A grande comissão procede da autoridade de Cristo. Desde que a nova era começou, o evangelho deve ir a todo o mundo. A autoridade de Jesus em seu mandamento direto e inequívoco é nossa principal razão para o evangelismo missões. IDE. Embora a palavra não seja um mandamento propriamente dito, ele compartilha da força imperativa do verbo do qual depende, como no versículo 7, onde a mesma forma sintática pra “ide” é certamente intencionada como comando... (e segue) .
               A arvore plantada tem o seu proposito, não é atoa que o agricultou a plantou, pois espera que de frutos; assim somo-nos, caso não sejamos eficiente e fieis a PALAVRA DE CRISTO acontecerá o que: “SE ALGUEM NÃO PERMANECER EM MIM, SERA LANCADO FORA, À SEMELHANCA DO RAMO E SECARA; E O APANHAM, LANCA NO FOGO E, O QUEIMA” ( João 15:6), pois fora da arvore como subsistiríamos pois ela tem a seiva (VIDA) que alimenta o ramo para produzir fruto. NINGUEM PLANTA UM PÉ DE LIMAÕ NA ESPERANCA DE COLHER LARANJA, AINDA QUE O LIMAO SEJA AZEDO É LIMÃO E NAÕ LARANJA.
                                             “OS IMPIO NÃO SÃO ASSIM,
                                               SÃO, POREM, COMO A PALHA
                                               QUE O VENTO DISPERSA” (Vs.
                                                4). 

               Os ímpios não são assim! Existem mudo fora pessoas que se consideram íntegros, pois fazem caridades em seu nome até mesmo em nome de Jesus, mas ELE disse: “E QUEM RECEBER UMA CRIANÇA, TAL COMO ESTA EM MEU NOME, A MIM ME RECEBE” (Mt. 18:5), mas desprezam outras formas da Lei (idolatria, Tomar o nome do Senhor em vão, Matar, adultera, Furtar, Ser falso em testemunhar um ocorrido que presenciou “mentir”, Cobiça, Inveja etc.).
                Os ímpios são como palhas ao vento. Você já descascou amendoim, bateu feijão para retirar os grãos, já descascou milho, alho, cebola etc., a palha que sobra é descartada e o vento as dispersa por toda a área onde estiver; são inúteis para alimentar, assim é o ímpio para nada mais serve a não ser para lançar ao fogo e queima-las (Mt. 13:40;25:41;Ap. 19:20; 21:8; 22:15); a palavra dispersa, dissipar, espalhar aparece 12 vezes na Escritura.
               Você já deve ter ouvido esta pergunta: QUAL É MAIS PESADO 1 QUILO DE CHUMBO OU 1 QUILO DE PALHA? A resposta fica para você mesmo (a).
                                                 “POR ISSO, OS PERVESOS NÃO
                                                   PREVALECERÃO NO JUIZO
                                                   NEM OS PECADORES NA
                                                   CONGREGAÇÃO DOS
                                                   JUSTOS” (Vs. 5).

               Seria inconcebível eu escrever relatando as condições dos perversos e pecadores; porem gostaria de convida-los a ler a Escritura Sagrada no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo o que escreveu Mateus no capitulo 25 do versículo 31 até o 46 e refletisse antes de continuar a ler o restante dos comentários.

                                                  “POIS O SENHOR CONHECE O
                                                   CAMINHO DOS JUSTOS MAS
                                                   O CAMINHO DOS IMPIOS
                                                   PERECERA” ( Vs. 6).

               Muitas “pessoas” afirmam que todos os caminhos os levarão a DEUS; é, um tremendo engano, equivoco, ignorância sobre a BIBLIA, PALAVRA VIVA DE DEUS PARA O NOSSO ELEVO ESPIRITUAL EM NOSSA VIDA TOTALMENTE CONSAGRADA A JESUS CRISTO.
               Não existem “caminhos”, mas “Ó CAMINHO” veja o que disse o Mestre e Senhor Jesus Cristo: “E VÓS SABEIS O CAMINHO PARA ONDE EU VOU. DISSE-LHE TOME: SENHOR, NÃO SABEMOS PARA ONDE VAIS; COMO SABER O CAMINHO? RESPONDEU-LHE JESUS: EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE, E A VIDA; NINGUEM VEM AO PAI SENÃO POR MIM.” (Joao 14:4-6).
               Um caminho poderá nos levar a um bom destino ou pode nos conduzir ao precipício de acordo como proceder de cada pessoa; isso dependerá de como se vive aqui na terra.
                Vamos destacar dois exemplos Bíblicos, o primeiro no Antigo Testamento e o Segundo no Novo Testamento.
1º - “E DISSE LAMEQUE ÀS SUAS DUAS ESPOSAS:...ESCUTA O QUE PASSOA DIZER-VOS: MATEI UM HOMEM POR QUE ELE ME FERIU; E UM RAPAZ PORQUE ME PISOU.” (Genesis 4:23-24).
2º - “MORAVA EM CESAREIA UM HOMEM DE NOME CORNELIO, CENTURIAO DA CORTE CHAMA IRALIANA, HOMEM PIEDOSO E TEMENTE A DEUS COM TODA A SUA CASA E QUE FAZIA MUITAS ESMOLAS AO POVO, DE CONTINUO ORAVA A DEUS. ...E O ANJO DE DEUS QUE SE APROXIMOU  DELE E LHE DISSE: CORNELIO! ESTE, ...E O ANJO LHE DISSE: AS TUAS ORAÇÕES E AS TUS ESMOLAS SUBIRAM PARA MEMORIA DIANTE DE DEUS.” (Atos 10:1-4).
               Qual deles seguiu o bom “CAMINHO”, a 1º  pessoa ou a 2º pessoa, ambas encontram como exemplo na ESCRITURA SAGRADA para a nossa inteira responsabilidade de vida cotidiana DIOTURNAMENTE.
               O caminho do justo é um caminho de subida com Cristo e sempre saberemos para onde iremos pois ELE nos levará ao TOPO na GLÓRIA CELESTIAL.
                Li isto em um Livro escrito por ALEJANDRO BULLÓN  ELE É PASTOR DA Igreja Adventista.
A Estória ou Historia contado por ele e mais ou menos assim: O HOMEM SEMPRE SONHOU VIAJAR NO ESPAÇO E PELA IMPORTANCIA DE U$$20 MILHOES DE DOLARES DENIS TITO SE TORNOU O PRIMEIRO TURISTA ESPACIAL NO ANO 2001 FICANDO APENAS ALGUNS DIAS NO ESPAÇO ANTES DE REGRESSAR A TERRA.
                 Realmente este homem DENIS subiu como tantos outros ASTROALATAS já subiram, mas apenas até a LUA E DESSERAM NOVAMENTE À TERRA:  o JUSTO subirão com CRISTO  eternamente e para sempre até a presença do NOSSO PAI CELESTIAL aonde CRISTO REINA ETERNAMENTE.
                    Estamo-nos sempre viajando, pois a terra gira em orbita em torno do sol a 1.800 km por minuto sem que nos percebamos, nem os rios derramam sua água quando estamos (digamos, de cabeça para baixo pois isto já foi comprovado a milhares de anos por uma pessoa ao colocar dois grãos de feijão em um fraco de vido e retirando o ar; ele saio de um ponto onde o sol estava claro e viajou até o JAPÃO e os grãos de feijão estava no topo  do recipiente mesmo estando o vidro de pé em posição vertical).  
UM DIA DEIXAREMOS PARA TRAS TODO O SISTEMA SOLAR, TERRA, SOL, LUA, ESTRELAS ETC.ETC. POIS IREMOS MORAR NA ETERNIDADE, POREM ISTO TEM  UM PREÇO (ENQUANTO ESTIVERMOS AQUI NA TERR, SEJAMOS JUSTOS EM TODO O NSSO PROCEDER AOS PÉS DE JEUS CRISTO CUMPRINDO TODOS OS SEUS DESIGNOS.

SOLI DEO GLORIA.
Celso Lanes
              



Nenhum comentário:

Postar um comentário