Estudos e Reflexões

terça-feira, 6 de março de 2018




      TRANSFERÊNCIA DE PODERES

                              
                                                    “O SENHOR, DEUS DE ABRAÃO, DE
                                                      ISAQUE E DE ISRAEL FIQUE, HOJE,
                                                              SABENDO QUE TU ÉS DEUS EM ISRAEL,
                                                              QUE EU SOU TEU SERVO E QUE,     
                                                              SEGUNDO A TUA PALAVRA, FIZ TODAS.
                                                              ESTAS COISAS.”  (1 Reis 18:36B).

              
               Talvez, seja este assunto  que mais desagrada a pessoas que “CRÊ” em quem se diz “PROFETAS ou APÓSTOLO” e, lideram uma comunidade através de seus “FALSOS ENSINAMENTOS” os quais não tem respaldo BÍBLICOS NOS CÂNONS CRISTÃO.
                É muito difícil ligar o seu televisor e não encontrar canais “PAGOS OU DE SUAS PROPRIEDADE”  que transmitam o  GENUINO EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
                 Para aqueles que não têm um conhecimento TEOLOGICO ou mesmo sendo leigo entenda a PALAVERA VIVA DE DEUS, verá  que DEUS  não transferiu e nem transfere seus poderes a nenhum mortal.
                 Nesta pequena meditação com a GRAÇA INEFAVEL DO SENHOR E ILUMINACÃO E INSPIRACAO DO SANTO ESPIRITO tentaremos transmiti um pouco do nosso conhecimento da ESCRITURA SAGRADA, a qual  nos fala sobre os verdadeiros PROFETAS de DEUS e APOSTOLOS de Jesus Cristo  os quais tinha incumbência de transmitir ao povo as ordenanças e  determinações do SENHOR DOS EXERCITOS, e, não sonhos, desejos, projetos e outros adjetivos que se usa em referencia aos DESIGNOS DE DEUS.
                   Primeiramente temos que entender que Deus nunca e em momento algum transferiu  poderes para a raça humana; ELE e o criador e ELE mesmo  as governa diretamente ou pelo conhecimento da ESCRITURA SAGRADA que é, e, deveria ser as REGRA DE FÉ, e  NORMA DE CONDUTA de total a humanidade, pois todos os seres irracionais, vegetais, liquido, gasoso louvam o seu CRIADOR (Salmos 19).
BEM!DEPOIS DESTA  INTRODUÇÃO VAMOS AO ASSUNTO EM PALTA.
                  Vejamos em primeiro lugar o que significa a palavra “PROFETA” o qual segundo a ESCRITURA só poderia ser do SEXO MASCULINO.
                  O Profeta tinha a incumbência de transmitir ao povo as LEIS, DETERMINAÇÕES, SEUS DESIGNOS E ORDENANÇAS  “DE TUDO O QUE SE TEM OUVIDO, A SUMA E: TEMA A DEUS E GUARDES OS SEUS MANDAMENTOS ; POIS ISTO É O DEVER DE TODO HOMEM. PORQUE DEUS HÁ DE TRAZER A JUIZO TODA AS OBRAS, ATÉ AS QUE ESTAO ESCONDIDAS, QUER SEJAM BOAS, QUER SEJAM MÁS.” (Eclesiastes 12:13).

O PAPEL DO PROFETA
                     A Escritura afirmam que o Profeta era a  BOCA DE DEUS  por este motivo não poderia transmitir FALCIDADE OU FALSAS DETEMINAÇÕES.
                      O Segundo Livro de Moisés Chamado ÊXODOS nos mostra como Deus usava os seus PROFETAS.  “ENTÃO, DISE MOISES AO SENHOR: AH! SENHOR EU NUNCA FUI ELOQUENTE, NEM OUTRORA, NME DEPOIS QUE FALASTE A TEU SERVO, POIS SOU PESADO DE BOCA E PESADO DE LINGUA” (Êx. 4:10); pesado de boca e de língua Moisés era gago, faltava-lhe a dicção  perfeita e fluente para falar ao povo  (milhares que saíram do Egito) sob sua condução. “ENTÃO, SE ACENDEU A IRA DO SENHOR CONTRA MOISÉS, E DISSE: NÃO É ARÃO, O LEVITA TEU IRMÃO? EU SEI QUE ELE FALA FLUENTEMENTE, ...TU, POIS, LHE FALARAS E LHE PORAS NA BOCA AS PALAVRAS; EU SEREI COM TUA BOCA E COM A DELE E VÓS ENSINAREI O QUE DEVEIS FAZER. ELE FALARÁ POR TI AO POVO; ELE SERA POR TUA BOCA, E TU LHE SERAS POR DEUS” (Êx 4:14-16).

OS VERDADEIROS PROFETAS E SUAS PREDIÇÕES.
                Os profetas era os emissários de Deus em suas revelações de aliança com Israel; era essencial que o povo fizesse distinção entre o verdadeiro PROFETA  e o falso ‘profeta’.
                 Podemos citar aqui uma advertência do APÓSTOLO e não PROFETA Paulo; “PAULO, APÓSTOLO, NÃO DA PARTE DE HOMENS, NEM POR INTERMEDIO DE HOMENS ALGUM, MAS POR JESUS CRISTO E POR DEUS PAI, ...” (Gálatas 1:1); a advertência era para os  Gálatas pertencentes à  Igreja da Galaica ao quais ele diz: “MAS, AINDA QUE NÓS OU MESMO UM ANJO VINDO DO CÉU VOS PREGUE EVANGELHO QUE VÁ ALEM DO QUE VOS TEMOS PREGADO, SEJAM ANATEMA” ( Gl 1:8).
                  Portanto, não seria nem mesmo viável dizer-lhes que toda predição ou fala dos profetas se cumpria e cumprira segundo o TEMPO DE DEUS.

VEJAMOS AGORA TRÊS CRITERIOS QEU ERA NECESSARIO PARA SER UM PROFETA DO SENHOR.
1º - O homem por Deus escolhido era da linhagem Israelita ( Dt. 18:15).
2º - Ele deveria ser fiel à aliança mediada por Moisés (Dt. 13:1-5).
3º Sua predições deveriam ser cumpridas  pois vinha de Deus (Dt. 18:21-22).

                     Todos os profetas ao falarem por ordem de Deus apontavam para a vinda de Cristo ao mundo o qual cumpriu suas obras de varias maneiras; ele cumpriu as dimensões desta expectativa proféticas em sua primeira vinda e continua através de sua IGREJA, e as concluirá com a sua segunda vinda “MARAN ATA”.

JESUS CRISTO
 PROFETA, SACERDO E REIS.
                       Agora chegamos ao ÁPICE das revelações proféticas pronuncia por DEUS através de seus PROFETAS, o “EMANUEL”.
“NO PRINCIPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVAM COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS” (João 1:1).
                      As predições proféticas no Antigo Testamento concentravam no grande julgamento do exilio, na benção da restauração do povo escolhido ISRAEL.
                      Os profetas também transmitiam mensagem da parte de Deus “O Pai” a esperança de salvação por meio de Jesus Cristo “O Filho” com o julgamento das n ações inimigas de Israel.
                     As predições proféticas se concentravam mais diretamente a cerca de Cristo  e podem ser vistas nas ocasiões em que os PROFETAS falavam nas atividades REAIS E SACERDOTAIS ESPECIFICAS QUE ACONTECERAM EM CONJUNTO COM A RESTAURAÇÃO DEPOIS DO EXILIO (Amos 9:11) e foi neste tempo que as PROFECIAS MESSIANICAS APARECERAM.
                       O NOVO TESTAMENTO REVELOU E CONTINUA A REVELAR O ESTAGIO FINAL DA ABANGENCIA MUNDIAL DO REINO DE DEUS COM A ENCARNAÇÃO DE CRISTO E SEU PERCURSOR JOÃO BATISTA QUE  PROCLAMARIAM AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO DO REINO DO PAI, E QUE ESTA ANUNCIAÇÃO CONTINUA ATRAVES DA IGREJA DE JESUS CRISTO E QUE SE FINDARÁ EM SUA SEGUNDA VINDA PARA JULGAR “TODOS”; POIS DEUS, NÃO É DEUS DE MORTOS.
 “NÃO QUEREMOS, POREM, IRMAOS, QUE SEJAIS IGNORANTES COM RESPEITO AOS QUE DORMEM, PARA NÃO VOS INTRISTERCERDES COMO OS DEMAIS QUE NAÕ TEM ESPERANÇA. ...E OS MORTOS EM CRISTO RESSUSSITARÃO PRIMEIRO; ... DEPOIS, NOS, OS VIVOS  QUE FICAREM, SEREMOS ARREBATADOS JUNTAMENTE COM ELE, ... CONSOLAI-VOS POIS, UNS AOS OUTROS COM ESTAS PALAVRAS.” (1 Tessalonicense 4:13-18).
                         Portanto, segundo a ESCRITURA de Genesis a Apocalipse testificam a todos nos que os PROFETAS  se findaram com a vinda de Cristo, e, os que se apresentam como PROFETAS OU APOSTOLUS não os são, pois, não POSSUEM  AS CREDENCIAS  DADAS POR DEUS OU SEU FILHO JESUS; o que fazemos  hoje são atos proféticos OU SEJAM transmitimos os EVANGELHOS  QUE JÁ NOS FORA REVELADO em ensinamentos BÍBLICOS  na qual encontra-se REGISTRADO A PALAVRA VIVA DO SENHOR e não mais REVELAÇÕES FUTURISTICAS POR ELUCIDAÇÕES HUMANAS.  
                           TODA HONRA TODA GLORIA SEJA DADA AO SENHOR NOSSO DEUS E A SEU FILHO JESUS CRISTO E AO ESPIRITO SANTO QUE NOS CONFORTA E CONSOLA ATÉ O DIA FINAL.

SOLI DEO GLORIA
Celso Lanes  


Nenhum comentário:

Postar um comentário