Estudos e Reflexões

segunda-feira, 30 de abril de 2018


  


A RAZÃO DE NOSSA FÉ

                                           AMOR DE DEUS

“AINDA QUE EU FALE AS LINGUÁS DOS HOMENS E DOS ANJOS, SE NÃO TIVER AMOR, SEREI COMO O BRONZE QUE SOA OU COMO O CIMBALO QUE RETINE. AINDA QUE EU TENHA O DOM DE PROFETIZAR E CONHECER TODOS OS MISTÉRIOS E TODA CIÊNCIA. AINDA QUE EU TENHA TAMBÉM FÉ, À PONTO DE TRASPORTAR MONTES, SE NÃO TIVER AMOR, NADA SEREI”(1 Corintios 13:1-2 e segue).

        

          Nestes três primeiros versículos da Epistola de Paulo aos corintianos ele mostra que o AMOR É O DOM SUPREMOS DE DEUS para a humanidade.
         Mas, como entender o amor ao próximo os quais sequer sabemos o seu nome e onde mora?
          Quando Jesus foi interpelados  pelos  Saduceus  e Fariseus obre qual seria o maior dos mandamentos, ele respondeu: “AMARAS O TEU PROXIMO COMO A TI MESMO” (Mt 22: 39b); ELE não disse que precisamos conhecer ou estar próximo a pessoa para que possamos ter  uma demonstração de afeto e carinho. 
          O amor é um sentimento vindo diretamente de Deus ao coração do ser humano, é um dos dons que Deus capacitou ao ser humano para externar sua felicidade a outros, pois o amor é transcendente, sublime e divino, pois o homem em estado pecaminoso nunca poderá amar o seu próximo.
           Se dependesse de conhecimento  como pois pessoas que nunca tiveram nenhum contato físico ou emocional poderia amar uma pessoa ao primeiro olhar?
           Jesus não deu a sua vida pelos pecadores porque os conhecia, “PORQUE DEUS AMOU AO MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEUS O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA” (Jo 3:16) mas porque ELE é Deus e nos estávamos mortos em delitos e pecados.
           Quando Jesus respondeu a indagação dos fariseus e saduceus dizendo “AMARAS O SENHOR TEU DEUS...AMARAS O TEU PRÓXIMO ...” (Mt 22:36-39) ELE estava mostrando qual deveria  (DEVE) se a atitude das pessoas para com DEUS e SENHOR  e o próximo amando-os como se ama a si mesmo e ou pessoas da família.
                 Deus é o supremo criador e mantenedor de todas as coisas criadas, mas o homem ele o moldou e soprando-lhe nas narinas a vida.
                 Fomos moldados a imagem e semelhança d’ELEs, portanto deveríamos ama-nos mutualmente, mas, o homem com o pecado foi distorcido, ficou embrutecido ao ponte de matar uns aos outros.
                    Vocês se lembram o que aconteceu a Paulo e Silas?
 Após serem açoitados foram lançados no calabouço, (prisão); Pois é! O amor é tão sublime que mesmo com as costas LANHADAS pela chibata, o carcereiro  os prendeu pelos pés e mão no fundo da masmorra não tiveram ódio, e si, amor (Atos 16:27-34).
                    Aquele que diz amar a Deus, porem, não crê na ESCRITURA como PALAVRA VIVA DE DEUS e não creu no sacrifício de Jesus ali na cruz, quando ele vier pela segunda vez NÃO VIRA PARA SALVAR, mas disser  palavras de AMOR aos que foram inscritos no livro da vida  “VINDE” e palavras DURAS  aos que não fora, inscritos no livro da vida e não creram n’ ELE  “AFASTAI-VOS MALDITOS” (Mt 25:41).


SOLI DEO GLORIA
Celso Lanes
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário