Estudos e Reflexões

sábado, 7 de abril de 2018



                 

                         HERÓIS DA FÉ

                       

                              INDICE



AGRADECIMENTO.....................................................Pg I
PREFACIL....................................................................Pg  II
1ª PARTE = NOMES EM ORDEM CLONOLOGICAS DOS HEROIS DA FÉ.............................................................Pg III
2ª PARTE = DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DOS HEROIS DA FÉ................................................................................Pg IV
ADENDO......................................................................Pg V
CONTINUAÇÃO DA 2º PARTE DA DESCRIÇÃO DAS AÇOES DOS HEROISDA FÉ.......................................................Pg


                             
                   

                               AGRADECIMNETO

        Agradeço a Deus por conceder-me ‘CONHECIMENTO’ pois o conhecimento vem diretamente do trono da graça e não ‘INTELECTUALIDADE’ as quais provem do homem em escolaridade “e eu não as tenho,” agradeço pela ILUMINAÇÃO E INSPIRAÇÃO do Espirito Santo que me condiciona a escrever com responsabilidade afim de não levar ao conhecimento das pessoas que lerem os meus escrito e sejam pervertidos para os  maus caminhos; agradeço a JESUS CRISTO que um dia deu a sua vida por mim para que eu pudesse viver a sua vida em AMOR para com o meu PROCIMO E MINHA FAMILHA.

                                                                      Celso Lanes 

                       

                       PREFACIL

        O conhecimento da HISTÓRIA BÍBLICA  e supra sumo de toda a verdade existente sobre a terra.
         Ao contemplarmos a historio dos HEROIS DA FÉ narrada neste LIVRO MARAVILHO BÍBLIA SAGRADA podemos ver DEUS nos falando de VARIAS MANEIRAS, e, nos mostrando que até mesmo “NOS” pecadores porem SALVO POR JESUS CRISTO podemos ser um HEROI DA FÉ.
         Aqui através da INSPIRAÇÃO DO ESPIRITO SANTO DE DEUS a ESCRITURA SAGRADA nos mostram quais os homens e mulheres foram destaques (se bem que não colocamos o nome de todos) durante a vivencia no ANTIGO TESTAMENTO antes da vinda de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO e no NOVO TESTAMENTO após a sua vinda vida, morte e ressureição e dando continuidade por seus APOSTOLO NA PROCLAMAÇÃO DOS EVANGELHOS.
          Conclamo a vocês que ao iniciarem a leitura deste escrito não se esqueçam de ter ao lado a BÍBLIA SAGRADA, pois é através de seus escritos e na ILUMINAÇÃO E INSPIRAÇÃO DO ESPIRITO SANTO e que  
                                                                   O Autor
                                  
                                      PRIMEIRA PARTE

NOME EM ORDEM CRONOLOGICA DOS HEROIS DA FÉ

          Porque se encontra revelados somente 09 homens e 02 mulheres considerados HEROIS DA FÉ?
          Será que Deus agradou-se somente destas 11 pessoas por elas terem cumprido fielmente suas determinações?
          Não! Não e isto, é, que o Apóstolo Paulo diz que lhe fora revelado que lhe  faltaria tempo para mencionar os outros (Hb. 11: 32 e segue) em detrimento ao continuar os ensinamentos que JESUS o havia comissionado, pois Deus não faz acepção de pessoas.
           Vejamos agora os nomes dos 11 mencionas na Epistola aos Hebreus.
1º Abel (Hb. 11:4).
2º Enoque (Hb. 11:5).
3º Noé (Hb. 11:7).
4º Abraão (Hb. 11:8-10).
5º Sara (Hb. 11:11-12).
6º Isaque (Hb. 11:20).
7º Jacó (Hb. 11:20).
8º José (Hb. 11: ).
9º Moisés (Hb. 11:23-29).
10º Josué (Hb. 11:30-40).
11º Raabe (Hb. 11:   ).

          Estes nomes esta em sequencia cronológica segundo a revelação escrita no Antigo Testamento; não que os primeiros foram considerados por Deus como os melhores.
VAMOS ABRIR UM PARENTESES AQUI PARA FAZERMOS UM COMENTARIO (extra) A RESPEITO DOS NOMES DOS HEROIS DA DÉ.
Se fosse para serem considerados em sequencia numérica como os melhores HOMENS DE FÉ , Deus poderia ter colocando como HEROI DA FÉ o único HOMEM que não pecou, resistiu  a tentação demoníaca no deserto confrontou-o com a verdade da Escritura,  e, mesmo  sabendo pelo flagelo que iria passar e sofrer na carne (corpo físico)   disse apenas: “...ELE, POR SUA VEZ, SE AFASTOU, CERCA DE UM TIRO DE PEDRA, E, DE JOELHOS, ORAVA, DIZENDO: PAI, SE QUERES, PASSA DE MIM ESTE CALICE; CONTUDO, NÃO SE FAÇA A MINHA VONTATE, E SIM A TUA.” (Lc. 22:41-42). 
 E CLARO QUE NÃO PODEMOS DISASOCIAL A DVINDA DE JESUS E O HOMEM, POIS SE ASSIM O FISESEMOS SERIAMOS CONSIDERADOS DESCRENTES NA DIVINDADE DE JESUS.
VEJAMOS O QUE O EVANGELHO DE JOÃO CAPITULO 1 NOS MOSTRA: O “VERBO” (LOGOS) ESTA SE REFERINDO A JESUS, UM DESLUBRE DA VISUALIDADE DO RELACIONAMENTO PAI/FILHO.
ANTES DE JESUS VIR A TERRA EM FORMA HUMANA ELE PREEXISTIU  COM O PAI (João 1:1) pois ele estava na criação (Vs. 3) E ELE É A LUZ DOS HOMENS (Vs. 4).
Entretanto Deus O Pai é  Espirito, mas o nome JESUS  é a incorporação completa de tudo o que é Deus (Cl. 1:19; 2:9; Jo. 14:9).
ENTÃO A MENSAGEM OU MENSAGEIRO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS (Mt 1:23; Rm. 8:3; Fl. 2:5-11)
Realmente este foi o HERO DA FÉ, pois nascido de MULHER que concebeu e engravidou-se por ordem de Deus ao Anjo Gabriel que lhe anunciara: “MAS O ANJO LHE DISSE:MARIA, NÃO TEMAS; PORQUE ACHASTE GRACA DIANTE DE DEUS. E EIS QUE CONCEBERA E DARA A LUZ A UM FILHO, A QUEM CHAMARAS PELO NOME JESUS”( Lc. 1:30-31); 100% Deus por anunciação do Anjo Gabriel por ordem do Senhor, 100% homem por ter nascido de mulher (humana) virgem, e tendo com- irmãos os filhos de MARIA E JOSÉ que nasceram posteriormente (Mt.12:46; Lc.8:19;Mc 3:31) “NÃO É ESTE O FILHO DO CARPINTEIRO? NÃO SE CHAMA SUA MÃE MARIA , E SEUS IRMÃO, TIAGO, JOSÉ, SIMÃO E JUDAS? (Mt.13:55).

                             


                      










                            SEGUNDA PARTE

DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DOS HEROIS DA FÉ

ABEL – o nome Abel significa “RESPIRAÇÃO” ou “FOLEGO” e sua interpretação possível são “VAPOR”, “SOPRO” e “FILHO”.
Este nome é análogo a inocência e a pureza contida no ar que respiramos o qual deve ser puro para a nossa sobrevivência (Sl. 104:29-30).
Este nome ABEL já nos conduz ao seu ato de oferecimento do melhor para Deus (Hb. 11:4).
Abel foi o segundo filho de Adão e Eva após  serem expulso do paraíso “EDEM”(Gn. 4:2); Abel tornou-se pastor de ovelhas, e, ao fazer sua oferta em reconhecimento da soberania de Deus, ofereceu do melhor de suas primícias (Jo. 4:24), pois Deus é espirito e requer que seus adoradores o adorem em ESPIRITO E EM VERDADE diferentemente após a vinda de Jesus Cristo que sendo PROFETA, SACERDO E REI ofereceu-se uma vez por todas um SACRIFICIO DE SANGUE (Sl. 51:17).
Abel ofereceu um sacrifício segundo a LEI que viria há muito tempo depois. “PORQUE, HAVENDO MOISÉS ANUNCIADO A TODO O POVO TODOS OS MANDAMENTOS SEGUNDO A LEI, TOMOU O SANGUE DOS BEZERROS E DOS BODES, COM ÁGUA, LÁ PURPOREA E HISSOPO, E ESPARGIO TANTO O MESMO LIVRO COMO O POVO, DIZENDO: ESTE É O SANGUE DO TESTEMUNHO QUE DEUS TEM MANDADO...E QUSE TODAS AS COISAS SEGUNDO A LEI, SE PURIFICA COM SANGUE; SE DERRAMAMNTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO “ (Hb. 9:19-29).

ENOQUE - Esse homem foi o primeiro a ser considerado melhor em uma sociedade de polígamos, e assassinos (Gn. 4:19) os quais desconsideraram as determinações de Deus vivendo em suas orgias mentais e sexuais ( ERAM OS ATEUS  PRATICOS).
O nome ENOQUE Tem origem no nome hebraico ENOCKH, que quer dizer literalmente “O INICIADO, DEDICADO, CONSGRADO”.
ATEISMO: NUM SENTIDO AMPLO É A AUSENCIA DE CRENÇA NA EXISTENCIA DE DEUS; O ATEISMO É O OPOSTO DO TEISMO QUE EM SUA FORMA MAIS GERAL É A CRENÇA DE QUE EXISTE AO MENOS UMA DIVINDADE (ATEISMO PRATICO).
O TERMO ATEISMO PROVENIENTE DO GREGO CLASSICO (translitera ATHEOS) QUE SIGNIFICA “SEM DEUS”, foi aplicado com uma conotação negativa àquele que SABENDO QUE Deus existe vivem como não existisse, mas aceitam  os deuses adotados pela maioria da sociedade( OS PANTEOES DA IGREJA CATOLICA E OUTROS SEITAS PAGANS , MAS NÃO ACEITAM  VERDEIRO E ÚNICO SENHOR DEUS DA ESCRITURA); com difusão e pensamento livre do ceticismo cientifico e do consequente aumento da critica à religai, a abrangência da aplicação individual a identificarem-se como “ateus” desde o  século XVIII.
A DETERMINAÇÃO de Deus Em Genesis capitulo 2 versículos 1, portando somente HOMEM E UMA MULHER FORMARÃO UMA FAMILHA,        o que excede disto é BIGAMIA OU POLIGAMIA.
Em uma sociedade individualista e perversa ENOQUE “andava com Deus”.
Nascido há 622 anos após a formação de  Adão do pó da terra foi contemporâneo dele por 308 anos; já aos 365 anos de idade 69 anos antes de Noé “DEUS O HAVIA ARREBATADO” (Gn, 5:21-24).
O que mais poderíamos escrever sobre ENOQUE?

NOÉ – eu acredito  quando se menciona o nome Noé  ou perguntamos o nome de uma pessoa e ele diz: “MEU NOME É NOÉ” de imediato voltamos os nosso pensamentos ao construtor exemplar que Deus incumbi-o de construir uma gigantesca arca.
“O nome NOÉ e a variação em português do nome hebraico NO’AH. É um nome bíblico que teria surgido a partir da palavra hebraica noach, que significa “descanso”, “repouso” de “longa vida. Trata-se de um bonito nome predominantemente masculino que reflete paz”
Noé viveu 950 anos (talvez porque o pecado ainda não tinha se alastrado fincado raízes no coração do homem), este provavelmente era o motivo da longevidade (isso não tem respaldo Bíblico, e apenas um pensamento nosso).
A Escritura nos afirma que Noé foi visto por Deus como homem justo: “POREM NOÉ ACHOU GRAÇA DIANTE DO SENHO” (Gn. 6:8).
“VIU O SENHOR QUE A MALDADE DO HOMEM SE HAVIA MULTIPLICADO NA TERRA E QUE ERA CONTINUAMENTE MAU TODOS OS DESIGNOS DE SEU CORAÇÃO; ENTÃO, SE ARREPENDEU O SENHOR DE TER FEITO O HOMEM NA TERRA, E ISTO LHE PESOU NO CORAÇÃO. DISSE O SENHOR: FAREI DESAPARECER DA FACE DA TERRA O HOMEM QUE CRIEI O HOMEM E O ANIMAL, OS REPTEIS E A AVES DOS CÉUS; POQUE ME ARREPENDO DE HAVER FEITO” (Gn.6: 5-7).
Contradizendo ao pensamento meu escrito acima o que Deus viu é: “VIU O SENHOR QUE A MALDADE DO HOMEM SE HAVIA MULTIPLICADO NA TERRA...” (Vs. 5ª).
A palavra MULTIPLICAÇAO tem um TODO DE UM ATO DE MULTIPLICAÇÃO.
Estes atos de multiplicação nos mostram com a criação formada do pó da terra HOMEM e de sua COSTELA veio a formação da MULHER que ao unir-se em matrimonio i homem ira produzir multiplicidade.
Aritmética: Operação entre dois números inteiros que tem por fim somar um deles tantas vezes quanto forem às unidades do outro.
ESTA SIMPLIS EQUAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO  mostra-nos que SOMENTE UM HOMEM E UMA MULHER PODEM MULTIPLICAR-SE GERANDO FILHOS E FILHAS QUE AO UNIR-SE EM MATRIMONIO COM OUTRO HOMEN E outra MULHERE TRARÃO AO MUNDO FILHOS E FILHAS QUE SUCESSIVAMENTE DARÃO CONTINUIDADE A MULTIPLICAÇÃO DA RAÇA HUMANA( Gn. 8:18).  (evolucionismo homem descender do macaco?? Quanta falta de conhecimento de Deus e de sua palavra viva ESCRITURA SAGRADA.( ATEU PRATICO – aquele que não revela respeito ou diferença entre deuses e o DEUS único e verdadeiro  ou que vivem sabendo que ele existe mas vivem como se não existisse).
A arca que o Senhor incumbiu  Noé construir, aos olhos da humanidade com toda a tecnologia e maquinas sofisticadas muitos desistiriam ou até mesmo inicia-la; Noé porem contava com a direção de Deus e a construí-o.
1º - Diluvio – Segundo o PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GENESIS, O diluvio foi um cataclismo  em toda a superfície da terra; chuvas abundantes torrencial e demorada que alagou toda a superfície do planeta terra até os mais altos cumes e picos como o mais alto MONTE EVESESTES 8.850 METROS acima do nível do mar LOCALIZADO NO NEPAL (e por curiosidade a  mais baixa e a FOSSA DE MARIANAS com 11.033 METROS  abaixo do nível do mar localiza no OCEANO PACIFICO A LESTE DAS ILHAS MALVINAS LOCALIZADA NA AMERICA DO SUL. EM TERRITORIO BRITANICO).
A arca foi feita de tabuas de ciprestes e calafetada de betume e tinha 135 metros de comprimento, 22 metros de largura e 13,5 metros de altura com 3 convés onde se alojaram todos os animais que o Senhor conduzi-o à arca além de Noé e sua família.

ABRÃO depois ABRAÃO – Será que hoje com toda a tecnologia e transportes supersônico, trem bala foguetes etc. etc.; nos ao sermos chamados por Deus a ir em determinado lugar sem sabermos o que nos aguarda por lá iriamos sem antes prepararmos dinheiro para hospedagem, alimentação etc.; eu creio que não!
“ABRÃO: significa “pai elevado”, “pai ilustre”, “pai excelso”...Abrão era o nome original de Abraão que segundo o livro de Genesis teve o nome mudado por Deus, adicionando à ABRAM  a palavra HAMON, que quer dizer “muitos, multidão” passando a significa “pai das multidões” ou “pai de muitos”. Hoje somente no Brasil temos uma população de (SEGUNDO INFORMAÇAO DO IBGE NO DIA 30 DE AGOSTO DE 2017 O BRASIL TINHA 207.660.929 HABITANTES) No dia 21 de Junho de 2017 relatório revela que a população  era de 7,6 bilhões de habitantes  ONU NEWS e que a população aumenta 83 milhões de pessoas por ano.
Mas, ABRÃO o fez!  Juntaram seus bens seus pastores seu gado suas tendas e sua esposa Sara e partiu para uma terra que Deus disse para ir sem saber a direção.   
“ORA, DISSE O SENHOR A ABRÃO, SAI DA TUA TERRA, DA TUA PARENTELA E DA CASA DE TEU PAI E VAI PARA A TERRA QUE TE MOSTRAREI;... PARTIO, POIS, ABRÃO COMO LHE ORDENARA O SENHOR E LÓ FOI COM ELE, ” (Gn. 12:1-4).
E Deus, em seu infinito poder lhe fez as seguintes promessas:
“DE TI FAREI UMA GRANDE NAÇÃO... (Gn. 12:2) E TI ENGRANDECEREI O NOME...(Gn 12:23)SE TU UMA BENÇÃO” (Gn. 12:2c)...E ABENCOAREI OS QUE TE ABENCOAREM (Gn, 12:3)...E AMALDISOAREI OS QUE TE AMALDISOAREM (Gn. 12:3b)...EM TI SERÃO BENDIDATAS TODAS AS FAMILHAS DA TERRA” (Gn 12:3c).
Porem, as benções só continuou após Ló ter se apartado de Abrão, pois Deus tinha dito: “...SAI DA TUA TERRA, DA TUA PARENTELA E DA CASA DE TEU PAI...”  (Gn 12:1b ); caso Ló não se apartasse dele, ele estaria  no meio de sua parentela; logo após a separação( Gn. 13:01-13) as promessas continuaram.
“DEPOIS DESTE ACOMTECIMENTOS, VEIO A PALAVRA DO SENHOR A ABRÃO.. (Gn 15:1ª)....RESPONDEU ABRÃO: SENHOR DEUS, QUE ME HAVERA DE DAR, SE CONTINUO SEM FILHO E O MEU HERDEIRO DA MINHA CASA É O DAMASCENO ELIRZER?(Gn.15:2) DISSE MAIS ABRÃO :...A ISTO RESPONDEU O SENHOR...MAS AQUELE QUE SERA GERADO DE TI SERÁ O TEU HERDEIRO (Gn 15:4b) ENTÃO, CONDUZIU-O ATÉ FORA E DISSEOLHA PARA OS CÉUS E CONTA AS ESTRELAS, SE É QUE PODES . E LHE DISSE: SERÁ ASSIM A TUA POSTERIDADE. ELE CREU NO SENHOR , E ISSO LHE FOI IMPUTADO PARA JUSTICA (Gn.15:6 e segue)....A TUA DESCENDENCIA DAREI ESTA TERRA (Gn 15:18; 17:8)...PORQUE TODA ESSA TERRA QUE VÊS, EU TA DAREI (Gn 13:15ª); ESTABELECEREI A MINHA ALIANÇA EMTRE MIM E TI E A TUA DESCENDENCIA.... DAR-TE-EI A TUA DESCENDENCIA A TERRA DA SUA PEREGRINAÇÃO (Gn, 17:8 e segue). FA-TE-EI FECUNDO EXTREMAMENTE DE TI FAREI NAÇÕES, E REIS PROCEDERÃO DE TI” (Gn 17:6).
Abrão ainda teria que provar a Deus mais uma vez que as promessas a ele feitas foram porque ele tinha TOTAL E ABSOLUTA CONFIANÇA NO SENHOR DOS EXERCITO.
“ ENTAO, LHE PERGUNTOU: SARA, TUA MULHER, ONDE ESTA? ELE RESPONDEU, ETA AI NA TENDA. DISSE UM DELES: CERTAMNETE VOLTAREI A TI, DAQUI A UM ANO; E SARA, TUA MULHER, DARÁ A LUZ UM FILHO (Gn. 18: 9-10ª)...VISITOU O SENHOR A SARA, COMO-LHE DISSERA, E O SENHOR CUMPRIU O QUE LHE HAVIA PROMETIDO.”(Gn.21:1).
O filho da promessa nascera, (agora não mais ABRÃO E SARAI) mas, ABRAÃO E SARA   e a felicidade era estrema em seu lar; porem Abraão não poderia supor ou imaginar que Deus mais uma vez iria testar sua fé (NÃO QUE DEUS DE ANTEMÃO JÁ O SABIA).
“DEPOIS DESSA COIS POS  DEUS ABRAÃO À PROVA E LHE DISSE: ABRAÃO! ESTE LHE RESPONDEU: EIS ME AQUI! ACRESENTOU DEUS: TOMA TEU FILHO, TEU ÚNICO FILHO, ISAQUE, A QUEM AMAS, E VAI-TE À TERRA DE MORIÁ ; OFERECE-O ALI EM HOLOCAUSTO, SOBRE UM DOS MONTES, QUE TE MOSTRAREI.”(Gn. 22:12).
Se me permitem farei novamente a pergunta que fiz ao iniciar escrever sobre ABRÃO somente com conotações diferentes, pois agora se tratava de seu filho ‘seu único filho.’
Podemos até comparar a SEMELHANÇA AO QUE DEUS FEZ PORNOS DANDO SEU ÚNICO FILHO ‘FILHO UNIGENITO PARA MORRES PELOS NOSSOS PECADOS.’
 EU OU VOCÊ(S) seriamos fiel a Deus sacrificando o seu próprio filho por ELE?
 A frase que sempre vemos em destaque em faixas lameiras de caminhão ou para-brisas de carro é sempre “DEUS E FIEL”, seriamos ou  seremos nos FIEIS A DEUS; Abraão foi!(Gn. 22:1-19).
Este foi um dos pais da fé do qual todos nos descendemos pós-diluvio.

SARAI posteriormente SARA – O nome SARA em hebraico SARAH quer dizer literalmente “princesa” também traduzido por “SENHORA” ou “DAMA.”
Sara tinha 90 anos de idade quando Deus lhe concede o privilegio de engravidar-se e ter o seu filho ISAAC (ISAQUE).
“O NOME ISAAC SIGNIFICA “ELE IRA RIR” “FILHO DA ALEGRIA”. ISAQUE TEM ORIGEM NO HEBRAICO ITSHAK OU YITZHÁQ, DERIVADO DA PALAVRA TZHÁQ, E QUER DIZER “RISO” OU “ELE RI”, POR EXTENSÃO “FILHO DA ALEGRIA. ISAQUE É O NOME DE UM PERSONAGEM BIBLICO MENCIONADO NO ANTIGO TESTAMENTO COMOO DESCENDENTE DE ABRAÃO E SARA, E PO DE JACÓ E ESAU.”


SEGUNDO PESQUISA DA REVISTA PAIS E FILHOS AS TAXAS DE FERTILIDADES SÃO AS SEGUINTES.
O homem até os 35 anos a sua fertilidade é de 100%, após esta idade aos 50 anos ela começa a cair, aos 65 anos ela cai para 35%.
A mulher até os 25 anos a sua fertilização é de 100% após esta idade a taxa começa a cair até 20% ao mês, e após os 40 anos a chance de engravidar-se e de 1%.

Sara tinha a idade de90 anos e seu esposo Abraão 100 anos, portanto as chances de engravidar-se era totalmente impossível, porem para Deus nada é impossível e nada ocorre por acaso, e ela engravidou-se contradizendo todas as expectativas humanas .
Mesmo tentando agilizar a promessa de Deus, Sara entregou a Abraão seu esposo a sua serva Hagar; a qual coabitou com ele e deu a luz a um varão ao qual Abraão colocara o nome de Ismael.
“O NOME ISMAEL SIGUINIFICA “DEUS OUVI” ISMAEL E UM NOME MASCULINO E TEM ORIGEM A PARTIR DO HEBRAICO YISHMAÉL, ISHMAEL, LIGADO A YISHMÁ, QUE QUER DIZER “ELE OUVIU, E SIGNIFICA “DEUS OUVE”.
“È UM NOME BIBLICO CITADO NO ANTIGO TESTAMENTO COMO UM DOS FILHOS DE ABRAÃO E HAGAR, ELE É CONSIDERADO UM DOS ANCESTRAIS TRADICIONAIS E PAI DOS POVOS ARABES.”

ISAQUE – (Gn. 21). O nome ISAQUE  tem origem no hebraico ITSHAK ou YITZHÁQ, derivado da palavra TZHÁQ, e quer dizer “RISO” ou “ELE RI” por extensão ‘filho da alegria.
 Isaque  era filho  que tanto esperava ABRAÃO  e SARA pois era o filho da promessa de Deus para a continuidade da linhagem ABRAMICA.

JACÓ – quem realmente foi Jacó; filho de Isaque e Rebeca que ao nascer veio agarrado ao calcanhar de seu irmão primogênito Esaú.
O nome Jacó ou Jacob deriva-se do latim lacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu YA’AKOV (]PY’). QUE SIGNIFICA LITERALMENTE “aquele que segura pelo calcanhar”. “De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú.”
Segundo o que fora dito a Rebeca (Gn. 25:23b).
Jacó o mais moço preparava um prato de cozido vermelhas, e vindo o seu irmão de suas caçadas com arco e flecha e nada tendo para comer, pois a caçada não lhe fora favorável, vendo o cozido vermelho  diz ao seu irmão: “PEÇO-TE QUE ME DEIXES COMER UM POUCO DESE COZIDOVERMELHO POIS ESTOU ESMORECIDO” (Gn. 25:30ª).
O direito de primogenitura era de Esaú, pois nascera primeiro, e todos os bens que o Senhor havia passado ao seu BISAVO ABRAÃO e que passara a seu filho  ISAQUE e      seu pai lhe passaria por ser ele o primogênito.
NEM SÓ DE PÁO...
“A SEGUIR, FOI JESUS LEVADO PELO ESPIRITO AO DESERTO, PARA SER TENTADO PELO diabo. E, DEPOIS DE JEJUAR QUARENTA DIAS E QUARENTA NOITES, TEVE FOME. ENTÃO, O TENTADOR, APROXIMANDO-SE, LHE DISSE: SE ÉS FILHO DE DEUS, MANDA QUE ESTAS PEDRAS SE TRANSFORMEM EM PÃES. JESUS, POREM, RESPONDEU: ESTA ESCRITO:  NÃO SÓ DE PÃO VIVERA O HOMEM, MAS DE TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS”  (Gn. 4:1-4).
A fome de Esaú levou a cometer um desatino, uma rejeição que lhe era por direito de nascença, e, que era benção de Deus para todos os primogênitos; e por consequência deste ato de rejeição pecaminosa cessaram o direito de primogenitura.
“DISSE JACÓ: VENDE-ME PRIMEIRO O TEU DIREITO DE PRIMOGENITURA. ELE RESPONDEU: ESTOU A PONTO DE MORRER; DE QUE ME APROVEITARÁ O DIREITO DE PRIMOGENITURA? ENTÃO, DISSE JACÓ: JURA-ME PRIMEIRO. ELE JUROU E VEDEU O DIREITO DE PRIMOGENITURA A JACÓ” (Gn. 25:31-33).
Mas, a vida de Jacó só passou a ter um final feliz após o seu nome ser mudado para ISRAEL (Gn.32 :28).
Jacó ao fugir de seu irmão Esaú que o queria mata chegou até Labão ( Gn. 29).
Labão era o chefes dos arameus marido de Adinah, irmão de sua mãe  Rebeca  e pai de suas esposa Lie e Raquel; portanto  tio e sogro de Jacó.
 Dali em diante começou a desenrolar a sua vida pregressa ao ludibriar seu irmão e seu pai (Gn. 27: 19 -27).
Jacó teve 2 esposas e duas concubinas na casa de Labão e foi o pai de 12  homens que foram os chefes das 12 tribos que formaram os Israelitas; também teve uma filha cujo nome era Dina.

                       


                                       ADENDO

EIS AQUI OS NOMES DOS FILHOS DE JACO QUE FORMARAM AS 12 TRIBUS DE ISRAEL  INCLUINDO OS DOIS FILHOS DE JOSÉ.

1º - RUBEM = Foi o primeiro filho de Jacó com Lia; apesar de ser o primeiro filho e que deveria ser o chefe do clã, ele foi desqualificado por seu pai por ter se deitado (relações sexuais) com uma das suas concubinas (Gn.49:3-4).
Confira a rejeição de Jacó para Rubem ( Gn. 49:3-4).
2º - SIMEÃO = Foi o segundo filho de Jacó com Lia; e junto com seu irmão Levi matou todos os homens da cidade dos quais procederam aos estupradores de sua irmã Dina. Confira a rejeição de Jacó para Simeão ( Gn.49:5-7).
3º - LEVI = Foi o terceiro filho de Jacó com Lia; homem violento e sanguinário e violento, porem Deus os escolhera para serem a tribo responsável e trabalharem no TEMPLO (Nm. 3:6-8).
Confira a rejeição de Jacó para Levi ( Gn. 49: 5-7).
Observação: Moisés, Arão e Miriam filhos de ANRÃO e JOQUEBEDE. Arvore genealógica de ARÃO pai de Moisés, Arão e Miriam, era neto de COATE e bisneto de LEVI. A mãe de Moisés, Arão e Miriam  JOQUEBEDE era tia de ANRÃO pois era irmã de COATE.
3º - JUDÁ = Foi o quarto filho de Jacó com Lia; Judá foi o percussor da venda de José como escravo para os ismaelitas.
 Judá foi enganada e dormiu com sua própria nora Tamar (Gn. 38).
 Judá também  foi a maior tribo de Israel; o Rei Davi era descendente da tribo de Judá de onde veio  o SALVADOR JESUS CRISTO  (“ATÉ QUE VENHA SILÓ”(Gn. 49:10) Uma antiga tradução  aramaica interpreta esta frase  como “ATÉ QUE O MESSIAS VENHA, A QUEM O  REINO PERTENCE AQUEM TODAS AS NAÇÕES OBEDECERÃO” esta profecia não se cumpriu  entre as descendência de Davi até o nascimento de JESUS CRISTO  (Ez.21:27; Ag. 5:5)  . A benção de Jacó a Judá (Gn. 49:8-12).
Confiram a benção de Jacó para Judá  ( Gn. 49:8-12).
4º - Dá = Foi o primeiro filho de Jacó com sua concubina Bila  serva de Raquel (Gn.30:5-6).
A tribo de Dá foi a que recebeu a menor parte da herança (terra) porem muito fértil, porem tiveram muitas dificuldades em defendê-las contra os invasores Amoreus (Jz. 1:34) e contra os Filisteus (Jz.13:2, 25, 18:1) tendo que mudar-se para a região norte da palestina (Jz. 18) tomando a cidade de Laís e a denominaram cidade de Dá compreendendo  de Dá a até  Berceba.
Confira a benção de Jacó a Dá (Gn. 49:16-18).
5º - GADE = Foi o primeiro filho de Jacó com sua concubina Zilpa serva de Lia, acreditando que não mais teria filhos Lia deu ao seu esposo Jacó a sua serva Zilpa a qual tendo coabitado com Jacó deu-lhe dois filhos GADE E ASSER Este homem recebeu de seu pai Jacó a benção em uma demonstração a sua coragem de guerreiro (Gn. 49:19) e também Moisés o abençoou a tribo de Gade (Gn.33:20-21).
6º - ASER = Foi o segundo filho de Jacó com Zilpa. A tribo de Aser recebeu uma poção de terra da herança  de Israel na parte leste do delta do Nilo terra fértil a onde sua descendência multiplicou-se  porem não conseguiram expulsar vários outros povos que moravam ali neste território.
A benção de Jacó para Aser foi: Ase, o mais abençoado entre seus irmãos e o favorito entre os irmãos, seus pés massageados com óleo; protegido por portas e portões com tranca de ferro, sua força seja como ferro por toda a sua vida (Dt. 33:24-25).
7º - NAFTALI = Foi  o segundo filho de Jacó com Bila que nasceu em Padã-Arã (Gn. 35:25). O nome Naptãli significa “Minha luta”.  Baraque  na época dos  JUIZES DE ISRAEL ele era o comandante militar, e provavelmente veio da tribo de Naftali. O território designado à tribo de Naftáli ficava na parte setentrional da terra da promessa (Dt.34:1-2), Ao Leste era confinava com o mar da Galileia e o rio Jordão.
Confira abençoa de Jacó para Naftali (Gn.49:21) a benção de Moises para Naftali ( Dt. 33:23).
8º - ISSACAR = Foi o quinto filho de Jacó com Lia.
Issacar em hebraico moderno YISAKHAR, tiberiano YISSKÃR (premio; recompensa).
Na época em que José ainda governava o Egito houve a migração de Jacó e todos de sua família para lá e Issacar  com os quatro filhos PUAH, JOB, TOLA E SHIMRON os quais fundara as quatro principais família da tribo (Gn 46:13; Nm. 26:23-25; 1 Cr 7:1).
No censo no SINAI o numero de sua  tribo era de 54.400 homens para a guerra portanto em  ordem a quinta tribo (Nm. 1:28-29) no segundo senso o numero era de 64.300 o que o colocava em terceiro lugar (Nm. 26:25) Porem no tempo de Davi foram contados 87.000 ( 1 Cr. 7:5).
9º - ZEBULOM = Foi o sexto filho de Jacó e Lia.
O significado do nome Zebulom é uma incógnita ou talvez incerto, pois parecia ser um jogo de palavras de Lia “E DISSE: “DEUS ME CONCEDEU DOTE; DESTA VEZ PERMANECERÁ COMIGO MEU  MARIDO, PORQUE LHE DEI SEIS FILHOS; E LHE CHAMOU ZEBULOM “( Gn.30:20);
“DEPOIS DISO, DEU À LUZ UMA FILHA E LHE CHAMOU DINÁ”(Gn.30:21). O nome Diná tem origem hebraico Dinah e significa “julgamento” ou “Juízo” por extinção o nome  tem o sentido “ julgada” ou  “aquela que foi julgada.”  
A tribo de Zebulom desempenhou um papel importante na guerra liderada por BARUQUE e DÉBORA contra os opressores JABIN e HAZOR (Jz 4:86-10; Jz 5:14-18), também liderada por GIDEÃO contra os medianita (Jz. 6:35)
 10º -JOSÉ – ou mais conhecido por no mundo como JOSÉ DO EGITO.
“O nome JOSÉ significa” “aquele que acrescenta” “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”. O nome José tem origem do hebraico YOSEF, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus.
Conforme no foi revelado através da Escritura Sagrada no Antigo Testamento, José foi o primeiro filho de seu “amor Raquel”, e que por inveja de seus meios-irmãos fora vendido aos ismaelitas que passava pelas imediações de Canaã terra das peregrinações de seus pais.
José tinha neste tempo 16 anos de idade e era muito querida de seu pai e seu irmão Benjamim filho da já falecida Raquel.
Sendo vendido aos medianita (Gn. 37:25-28) estes o levaram para o Egito e foi vendido a POTIFAR oficial de farão(Gn.39), que vendo suas habilidades deixou a seu cargo toda a sua casa (POIS DEUS ERA COM JOSÉ) mesmo não sabendo Potifar(Gn. 39:6).
Mas, como já vimos os servos do Senhor tem que lutar para preserva-se de todas as tentações mundanas; com José não foi diferente, vendo a mulher de Potifar que ele era belo e de bom porte tentou deitar-se como ele; José porem sabendo de suas intenções “lascívias e imoral “ e a traição ao senhor Potifar seria desagrado  a Deus por tratar-se de um pecado carnal se recusou (Gn.1-10).
A mulher, no entanto em sue frenesi de paixão por homem alheiro arrancou-lhe a roupa e gritou para os outros criados alegando que José a estava tentando seduzi-la (Gn.39:13-19).
Potifar manda prende-lo (Gn.39:20-20), e estando na prisão, o Senhor lhe fora benigno  ele conquista as benevolências do oficial que o guardava e este o coloca como seu braço direito(Gn. 39:20-23).
Mas, não sabendo, Potifar, chefe da guarda e outros envolvidos que todos os acontecimentos eram de permissibilidade de Deus.
Certa noite  dois homens tiveram sonhos os quais José os interpretou  e exatamente o que disse aconteceu(Gn.40:1-23).
Após dois anos do acontecimento o (sonhos do padeiro-chefe e do copeiro-chefe), Faraó teve um sonho os quais nenhum de seus encantadores ou feiticeiros o puderam revelar.
Lembrou-se, porem, o copeiro chefe de José o qual tinha interpretado seu sonho e que se cumpriu  conforme José havia predito (Gn.40:11-15).
“ENTÃO DISSE A FARAÓ O COPEIRO-CHEFE: LEMBRO-ME HOJE DAS MINHAS OFENSAS, ESTANDO FARAÓ MUI INDIGNADO CONSTRA OS SEUS SERVOS E PONDO-ME SOB PRISÃO BA CASA DO COMANDANTEDA GUARDA, A MIM E AO PADEIRO-CHEFE TIVEMOS UM SONHO...ACHAVA-SE CONOSCO UM JOVEM  HEBREUSERVO DO COMANDANTE DA GUARDA CONTAMO-LHE OS NOS SONHO E ELE NO-LO INTERPRETOU...FUI RESTAURADO AO MEU CARGO, O OUTRO FOI ENFORCADO”(Gn. 41:9-10).
Então José e chamado à presença de Faraó e lhe interpreta o sonho que havia sonhado.
Os sonhos de Faraó eram um só, porem foram  dividido por Deus  em duas partes para ser José engrandecido   e Faraó reconhecesse que Deus é SENHOR ABSOLUTO DO CEÚS DA TERRA E DE TODO O UNIVERSO POR ELE CRIADO APENA PELO SEU “HAJA” o sopro de sua boca (Gn.1:31; 2:3).
“PASSADO DOIS ANOS COMPLETOS, FARAÓ TEVE UM SONHO. PORECIA-LHE ACHAR-SE ELE DE PÉ JUNTO AO NILO. DO RIO SUBIAM SETE VACAS FORMOSAS À VISTA E GORDA E PASTAVAM NO CARRIÇAL. APÓS ELAS SUBIAM DO RIO OUTRAS SETE VACAS, FEIAS À VISTA E MAGRAS; E PARARAM JUNTO AS PRIMEIRAS, NA MARGEM DO RIO. AS VACAS FEIAS À VISTA E MAGRAS COMIAM AS SETE FORMOSAS À VISTA E GORDAS. ENTÃO, ACORDOU FARAÓ. TORNANDO A DORMIR SONHOU OUTRA VEZ . DE UMA SÓ HASTE SAIRAM SETE ESPIGAS CHEIAS E BOAS. E APÓS ELAS NASCIAM SETE ESPIGAS MIRRADAS, CRESTADA DO VENTO ORIENTAL. AS  ESPIGAS MIRRADAS, DEVORARAM AS SETE ESPIGAS GRANDES E CHEIAS. ENTÃO ACORDOU FARAÓ .” (Gn,. 41:1-7ª).
Os sonhos no oriente médio tinha um papel de suma importância e predominante entre os reis da época do Antigo Testamento indicando a sua ligação com os deuses; em Genesis 40:8 José diz ao copeiro-chefe e ao padeiro chefe que os sonhos pertencem a Deus pois ele controla a vida de cada um.
Salomão ao subir ao trono como rei , e ao dormir teve um sonho, e neste sonho ele pediu sabedoria para governar o povo e Deus o ouviu dando-lhe não somente sabedoria , mas prosperidade e paz junto aos seus vizinhos.   (1 Reis 3:3-16).
Ao saber que um jovem prisioneiro em suas masmorras (prisão) Faraó manda que imediatamente o liberte e o traga à sua presença.
“ENTÃO, FARAÓ MANDOU CHAMAR A JOSÉ, E O FIZERAM...ESTE LHE DISSE: TIVE UM SONHO, E NÃO HÁ QUEM O INTERPLETE. OUVI DIZER, POREM, A TEU RESPEITO QUE, QUANDO OUVES UM SONHO, PODES INTERPLETA-LOS. RESPONDEU LHE JOS: NÃO ESTA ISSO EM MIM; MAS DEUS DRA RESPOSTA FAVORAVEL A FARAÓ.” (Gn. 41:14:16 e segue).
Os propósitos divinos por Deus Determinados ocorrem segundo a sua presciência em meio as tempestades, bonança e até na presença de um homem que se considerava deus, não sabendo ele faraó que José nada mais era do que aquele enviado por Deus.
Faraó que governava o Egito na época de José foi um dos primitivos  REIS HICSOS (ou rei pastores)  e não há precisão de seu nome. Os hicso foram um povo asiáticos  que invadiram a região oriental do delta do Nilo durante a decima segunda dinastia do Egito iniciando o segundo período intermediário da história do Antigo Testamento.
A interpretação dos sonhos de Faraó  foi “MEDIATA” pois Deus utilizando de seu escolhido José para salva não somente o Egito, mas todas as regiões circunvizinhas.
“ENTÃO, LHE RESPONDEU JOSÉ: O SONHO DE FARAÓ É APENAS UM. DEUS MANIFESTOU A FARAÓ O QUE HÁ DE FAZER. AS  SETE VACAS BOAS SERÃO, AS SETE ESPIGAS BOAS SERÁ TAMBEM SETE ANOS; O SONHO É UM SÓ.   AS SETE VACAS MAGRAS E FEIAS, QUE SUBIAM APÓS AS PRIMEIRAS , SERÁ SETE ANOS BEM COMO AS SETE ESPIGAS MIRRADAS E CRESTADA PELO VENTO ORIENTA SERÃO SETE ANOS DE FOME.”(Gn.  41:25-27).
E José aconselhou a Faraó que tomasse as medidas necessárias para estocar viveres nestes sete anos de fartura, pois Deus o estava avisando pelo qual passaria todas as regiões próximas ao Egito.
Então Faraó toma uma decisão bem coerente a de todo mandatário e governador de povos que ama seu povo.
“O CONSELHO FOI AGRADAVEL  A FARAÓ E TODOS OS SEUS OFICIAIS . ...’(Gn. 41:37-57).
EGITO e um pais pertencente à AFRICA; Em 2011 a sua população ultrapassou a 82 milhos de habitante; o Egito faz fronteira a oeste com LIBANO, ao sul SUDÃO e a nordeste com ISRAEL, não existem estatística qual era a população na época de José; porem deveria ser gigantesca pois Israel ajuntando-se aos egípcio se multiplicou rapidamente.
 Sua extinção territorial é de 1.001.450 quilômetros quadrado banhado pelo leste pelo Mar Vermelho e ao norte pelo Mar Mediterrâneo.
Possivelmente todos os confrontos fronteiriços que existem hoje, na época eram dominados pelo Faraó do Egito o qual fez de José o seu ADMINISTRADOR GERAL OU PRIMEIRO MINISTRO, SOMENTE FARAÓ ACENTADO NO TRONO SE CONSIDERAVA MAIOR QUE JOSÉ (Gn. 41:40).
José cumprindo todos os designo de Deus foi considerado por Deus como um HEROI DA FÉ.
11º - BENJAMIM = Foi o segundo filho de Jacó com  Raquel.
Parece que Raque deu a luz ao seu segundo filho quando esta a caminho de Canaã a caminho de Betel para Efrate (Belém); pois os outros filho de Jacó nasceram em Padã-Arã ( Gn. 29:31; 30:25; 31:18).
Ao dar a luz a Benjamim  ela o chamo de BEM-0NI  que significa “FILHO DO MEU PESAR”, porem Jacó mudou o seu nome para Benjamim que significa “FILHO DA MÃO DIREITA” (Gn. 35:16-19; 48;7).
O nome benjamim significa “FILHO DA FELICIDADE”, “FILHO DA MÃO DIREITA”, “O BEM-AMADO”. O seu nome deriva-se do hebraico Benyamin, junção das palavras bem que significa “FILHO” e Yamim, que significa “MÃO DIREITA”.
Estes foram os 11 filhos de Jacó; porem como a José Jacó deu a benção duplicidade as mesma foram repartidas com os dois filhos de José, Efraim e Manasses que completaram as 12 tribos de Israel.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--..-.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--..












 MOISÉS – O nome Moisés significa “criança”, “filho” ou “tirado das águas”; este nome tem origem do hebraico MOSHE, que provavelmente deriva do termo EGIPCIO MESU, que quer dizer ‘criança “ou “filho.”
Filho de escravos Hebreus Anrão e Joquebede descendentes da tribo de Levi (Ex. 6:20).
Sua mãe vendo a ordem de faraó que as parteiras tinha que matar todos os filhos de Israel que fossem homens ao darem a luz suas mães, escondeu-o e depois o coloca em uma cesta de junco e o deposita nos leitos do Rio Nilo.
Sendo resgatado pela irmã de faraó mas por indução de sua irmã Mirian, sua resgatadora permitiu que o mesmo voltasse ao seis de sua mãe e  fosse criado nos conhecimento fieis a Deus.
 Ainda jovem foi devolvido à irmã de faraó a qual o apresentam ao seu irmão como seu filho; assim  foi levado ao palácio  e terminado de ser criado em toda pompa e conhecimento das ciências e artes egípcias como filho da irmã de faraó  até o dia em que matado um egípcio em defesa de um de sua raça (Ex. 2:1115) teve que fugir da fúria  para o deserto para ficar a salvo da fúria  de faraó por 40 anos.
Moisés destacou-se como um dos maiores homens no mundo pré-cristão, pois por ordem Divina resgatou das mãos do potentado do Egito todos os que ele escravizara porque não conhecera a José filho de Jacó (Israel),o qual governou o Egito por vários anos com fidelidade ao SENHOR DOS EXERCITOS livrando um nação dos extermino total por falta de chuva em um período de 7 anos.
Através d’ele, Deus executou no Egito 10 pragas  as quais estão na memoria de todos (nos) que conhecemos a ESCRITURA SAGRADA em narrativas escritas por homens porem ILUMINADOS E INSPIRADOS por DEUS  através do ESPIRITO SANTO.
No período em que Moises permaneceu nas terras dos MEDIANITAS   em  MIDIÃ (Ex. 2:15), ele se casou com Zípora uma das filhas de do sacerdote Jetro (Ex.2:21) também conhecido como Reuel (Ex.2:18; 3:1).
Moisés neste período foi preparado  para a missão que ELE DEUS  havia  reservado para o seu servo; que seria de estrema responsabilidade e coragem. Moisés foi moldado no deserto em todas as dificuldades que se aprestam em terreno árido e ao mesmo tempo conhecendo as rotas que deveria trilhar com os milhares dos Israelitas que ele haveria de libertar.  
JOSUÉ – Josué pertencia a tribo de EFRAIM(Nm.13:8) filho de José e Neto de Jacó; como a Escritura descreve FOI O BRAÇO DIREITO ou ASSISTENTE PESOAL  na liderança dos Israelitas até a morte de Moisés, e, a partir daí líder incontestado do povo em substituição ao seu líder; JOSUÉ foi um dos doze enviados por Moisés a espia a terra e ao retornarem era um dos dois (CALEBE) a querer enfrente e conquistar a terra na força do SENHOR (Nm.13:8-16); neste tempo tinha 85 anos e morreu aos 110 anos e foi sepultado em TIMNATE-SERA, em Efraim.
Além de ser um guerreiro disciplinado dentro e fora das batalhas era um homem de ORAÇÃO E CONFIAVA PLENAMENTE EM DEUS.
Uma das maiores empreitadas que lhe fora confiada pelo SENHOR DOS EXERCITOS foi a destruição da fortificação de JERICO que não precisou de qualquer subterfugio como maquinas de guerra, e, sim apenas POR ODENANÇA DIVINAA COM A ARCA DA ALIANÇA  RODEOU A FORTIFICAÇÃO TOCANDO BUSINAS FEITAS DE CHIFRES DE CARNEIRO por 7 dias e ao final quando a trombeta deram um logo e sono som o povo gritou a plenos pulmões e as muralhas fortificada e defensáveis de seus habitantes ruíram(Js 6).
Josué já idoso porem lucido ao despedir-se  do povo fez um discurso memorável exaltando o SENHOR DEUS  condenando a IDOLATRI que havia se estabelecido no meio do povo Israelita: “AGORA, POIS, TEMEIO AO SENHOR E SERVI-O COM INTEGRIDADE E FIDELIDADE; DEITAI FORA OS deuses AOS QUAIS SERVIRAM VOSSO PAIS DALÉM DO EUFRATES E NO EGITO E SERVI AO SENHOR, POREM, SE VOS PARECE MAL SERVIR AO SENHOR, ESCOLHEI, HOJE, A QUEM SIRVAIS; SE AOS deuses A QUEM SERVIRAM VOSSO PAIS QUE ESTAVAM DALÉM DO EUFRATES OU AOS deuses DOS AMORREU EM CUJA TERRA HABIRAIS. EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR” (Js. 24: 14-15).
RAABE – Raabe  era uma prostituta na cidade de Jerico (Js 2:1; Hb 11:31; Tg 2:25) porem em uma sociedade promiscua como a dos cananeus adoradores de Baal e Moloque inclusive queimar crianças vivas em fogueiras sacrificial , a  sua conduta era aceitável.
Alguns dias antes de Israel marchar sobre Jerico, dois estranhos apareceram na porta de Raabe, porem ele queriam apenas hospedagem e não seus serviços como meretriz.
A Escritura diz que Raabe lhes concedera hospedagem mesmo sabendo que era estranho (Tg 2:25).
Quando houve o alarme de espiões dentro da fortaleza ela os escondeu no telhado de sua casa, e, quando os soldados buscara-nos ela disse que eles haviam ido embora e ela não sabia para onde (Js 24:5).
Raabe havia ouvido boatos que o Deus de Israel era poderoso e disse: “...PORQUE O SENHOR, VOSSO DEUS, É DEUS EM CIMA NOS CEÚS E EMBAIXO NA TERRA. AGORA, POIS, JURAI-ME, VOS PEÇO, PELO SENHOR QUE, ASSIM COMO USEI DE MISERICORDIA PARA CONVOS , TAMBÉM DELA USAREIS PARA COM A CASA DE MEU PAI; E QUE ME DAREIS UM SINAL CERTO DE QUE CONSERVAREIS A VIDAA MEU PAI E MINHA MÃE, COMO TAMBEM A MEUS IRMÃO  E AS MINHAS IRMAS, COM TUDO O QUE TEM, E DE QUE LIVRARESI A NOSSA VIDA DA MORTE “ (Js, 2: 11b – 13),
E a promessa que os dois espias lhe dera fora cumprida por ordem de Josué.
Isto que Raabe fez foi-lhe imputado por justiça por Deus, sendo ela considerada uma Heroína da fé em Deus, SENHOR DOS EXERCITOS.
Todos os Heróis da fé aqui mencionados fizeram e tantos outro que aqui não aparecem foram por Deus considerado HEROIS DA FÉ, pois creram no que não viam porem muitos ouviram suas determinações e obedeceram sem questionamentos.
Queiramos nos no dia que se diz hoje sem ver ou ouvir mas lendo a ESCRITURA SAGRADA EM ORAÇÃO E CONTRIÇÃO OBEDECERMOS FIELMENTE TODOS OS DESIGNOS DE DEUS ALI ESCRITOS E DETERMINADOS PARA ALCANCARMOS CORAÇÕES SABIO E PODER CONTAR OS NOSSO DIAS AOS PES DO AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ JESUS CRISTO NO CONSO E CONFOR DO ESPIRITO SANTO PARA O NOSSO ENLEVO ESPIRITUAL ,


SOLI DEO GLÓRIA

Celso Lanes




Nenhum comentário:

Postar um comentário