Estudos e Reflexões

quinta-feira, 24 de maio de 2018


                  
                 DESISTIR?
                                   Nunca!



“MAS TU, Ó ISRAEL, SERVO MEU, TU, JACÓ, A QUEM ELEGI DESCENDENTE DE ABRAÃO, MEU AMIGO, TU, A QUEM TOMEI DAS EXTREMIDADES DA TERRA E CHAMEI DOS SEUS CANTOS MAIS REMOTOS, E A QUEM DISSE: TU ES MEU SERVO, EU TE ESCOLHI E NÃO TE REJEITEI NÃO TE ASSOMBRES, PORQUE EU SOU TEU DEUS EU TE FORTALEÇO, E TE AJUDO, E TE SUSTENTO COM A MINHA DESTRA FIEL” (Isaias 41: 8-10).

           Antes de iniciar, e, já, iniciando, gostaria de fazer-lhes uma pergunta a quem acessão meu blogger e ler o que sempre escrevo sobre a ESCRITURA SAGRADA.
VOCE JÁ DESISTIU DE ALGUMA DETERMINAÇÃO eclesiástico DENTRO OU FORA DE SUA IGREJA  A QUEL TEM COMO AUTORIDADE A “ESCRITURA  SAGRADA”?
            A pergunta ficara em suspensa, pois, existem muitas formas e maneiras de DESISTENCIA  OU DE TENTAR DESISTIR, assim, você respondera para você mesmo. 
              Como estamos escrevendo sobre a ESCRITURA a pergunta reporta-se a BÍBLIA a qual  a temos como REGRA DE FÉ E NORMA DE CONDUTA, e a mesma  tem nos revelado,  e, revela  nomes de alguns dos servos de DEUS que tentaram desistir ao ouvir a ORDENANÇA a ele determinadas pelo SENHOR DOS EXERCITOS.
 ............A primeira pessoa que podemos ver e entender na logica humana foram a de ADÃO E EVA, pois tinha recebido uma ORDEM, DETERMINAÇÃO OU PROIBIÇÃO, no entanto deram mais credito à serpente “diabo” do que ao  SEU CRIADOR E SENHOR.
              Você, até, poderia questionar e dizer: O ERRO FOI O COMER A FRUTA; mas, ai eu perguntaria MAIS UMA VEZ: o pecado não se restringe a uma desistência ou tentativa de desistência de uma ORDEM DIVINA?
               Adão e Eva tinham o livre ARBITRI (o que não temos hoje, temos, sim,  a livre escolha), no entanto preferiram desobedecer a uma ORDEN e comer  de uma arvore em um pomar imenso e frutífero; preferiram dar ouvida a sagacidade do diabo em forma de um animal peçonhento “serpente” a dar ouvidos  à vos de seu SENHOR E DEUS.
                 Essa desistência de ADÃO e EVA trouxe-lhe uma tremenda consequência “EXPULSOS PARA FORA DO PARAISO E DA PRESENÇA DIOTURNA DE DEUS” e passarem a viver uma vida entre cardos e abrolhos, entre o “mal e o mal”, pois o pecado transformou e continuara a transformar toda a raça humana até a segunda vinda de JESUS o qual vira não como SALVADOR mas como  RETO JUIZ para julgar vivos e mortos.
.............,A segunda pessoa que “tentou desistir” foi um homem SEGUNDO NOS REVELA A ESCRITURA; DEUS O CONSIDEROU O MAIS MANSO SOBRE A TERRA. Este homem era MOISÉS (Nm 12:3).
                 As desculpas de Moisés quando ouviu a ORDEM DO SENHOR no MONTE HOREBE (Ex 4:10-13) o qual se encontrava no  MEIODA DA SARÇA ARDENTE, deixou a Moisés (podemos dizer assim, com os cabelos em pé, pois isto nos assustaria e assustam também).
                  E claro que Moisés tinha conhecimento de DEUS, pois fora criado por sua mãe JOQUEBEDE e ANRÃO (Ex 6:20) ambos da tribo de LEVI o terceiro filho de Jacó (Gn 29:34); mas, este conhecimento era audível e não visível como  A SARÇA ARDENTE E UMA VOZ DANDOS AS DETERMINAÇÕES.
                Existia, porem, outros fatores que levou Moisés a tentar “DESISTIR DA INCUMBENCIA”:
1º - Ele conhecia bem a DINASTIA FARAONICA e sabia que    
       eles não tinha se esquecido do modo como fugiu
      depois de matar um egípcio.
2º -O poderio de faraó era inigualável, e seu exercito
      imbatível, pois tinha conquistado  outras nações
      ao derredor.
3º - a sua tecnologia e ciências oculta era impressionante
       (POREM DIABOLICA)
4º - Agora, como libertar, e, conduzir um povo tão
       numeroso como os Israelitas de onde ELE procedia?
 Sua desculpa maior e final foi: “SOU PESADO DE
      LINGUA” gagueira, Moisés era gago, talvez até fanho.
              Moisés sabia que faraó (não mesmo faraó que governava o Egito na época da fuga de Moisés para o deserto) não iria atender-lhe, ou até mesmo mandar prende-lo; porem.
             Deus não escolheu Moisés por sua bravura, mas, por sua mansidão e fragilidade ANTE a um PODERIO IMENSO dos egípcios.
              Moisés tinha conhecimento da linguagem egípcia e poderia falar a faraó em sua própria língua.
“ENTÃO DISSE MOISÉS AO SENHOR: AH! SENHOR! EU NUNCA FUI ELOQUENTE, NEM OUTRORA, NEM DEPOIS QUE FALASTE A TEU SERVO, POIS SOU PESADO DE LIMGUA. RESPONDEU-LHE O SENHOR: QUEM FEZA BOCA DO HOMEM? OU QUEM FAZ O MUDO, OU QUE SURDO, OU O QUE VÊ, O CEGO? NAÕ SOU EU, O SENHOR? VAI, POIS, AGORA, E EU SEREI COM A TUA BOCA E TE ENCINAREI O QUE HÁS DE FALAR. ELE POREM RESPONDEU: AH! SENHOR! ENVIA AQUELE QUE HÁS DE ENVIAR, MENOS A MIM” (Êx. 4: 10-13).
                Diante de tantas desculpas  a ira do Senhor contra Moisés e disse: “NÃO É ARÃO, O LEVITA, TEU IRMÃO? EU SEI QUE ELE FALA FLUENTEMENTE; E EIS QUE ELE SAI AO TEU ENCONTRO E, VENDO-TE, SE ALEGRARÁ EM SEU CORAÇÃO, TU, POIS, LH FALARAS E LHE PORAS NA BOCA AS PALAVRAS; EU SEREI COM A TUA BOCA E COM A DELE E VOS ENSINAREI O QUE DEVEIS FAZER.” (Êx. 4:14b-15).
..............A terceira pessoa a TENTAR DESISTIR foi o profeta JEREMIAS, filho de Hilquias  um dos sacerdotes que estava em ANATOTE na terra da tribo de Benjamim.
               Jeremias veio logo antes do cativeiro de Israel (ele ainda estava vivo quando Israel foi levado ao cativeiro).
Jeremias foi enviado a Israelitas para anunciar que Deus estava dando uma ultima chance para o seu arrependimento; mas, Israel não se predispôs a obedecer e foi levado cativo por Nabucodonosor rei da Babilônia (Jr 37-40). Quem deveria ser o rei de Judá  seria Joaquim, porem, porem o rei da Babilônia escolheu Zedequias, mas nem os membros da corte e nem o povo deram ouvidos ao que Deus mandara ser dito
igreja de por intermédio de  Jeremias. 
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.---.-.-.-.--.-.-.-.--.-.-.--.-.-
A DESOBEDIENCIA ERA TAMANHA EM ISRAEL (JUDEUS) QUE DEUS CONSTITUI A SANÇÃO PARA JUGALOS A FIM DE FINAÇIZAR UM PERIODO NEGRO DE ISRAEL SON O DOMINIO DOS FILISTEUS (Jz 13:5).
JOÃO BATISTA VEIO LOGO ANTES DA VINDA DO MESSIAS ANUNCIANDO O ARREPENDIMENTO PARA A VINDA DO MESSIAS (Lc 1:15).
O MESMO OCORREU COM PAULO NA EPOCA DO INICIO DA IGREJA (Gl 1:15).
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
              A ordem do SENHOR e para que o profeta Jeremias falace ao povo sobre a  ultima chance de arrependimento de Judá, caso contrario viria o castigo sobre eles pela falta de fidelidade a DEUS, deixando-o a fim de servi a deuses (Jr 1:16).
              O temor de Jeremias era legitimo pois poderia o povo e seu rei Zedequias mandar prende-lo (o que realmente aconteceu e veio a sua morte), pois a infidelidade do povo era tamanha pois o povo e seu rei estava diante do que Deus havia dito  em Deuteronômios 11:26 e segue) A BENÇÃO PARA FIDELIDADE E O CASTIGO PARA A INFIDELIDADE.
             Jeremias tentou “DESISTIR” alegando que não passava de uma criança, porem, Deus deu-lhe uma lição e um fortalecimento  ( Jr 1:4-10).
...........O quarto pessoa a tentar DESISTIR foi GIDEÃO apesar de Seu nome GIDEÃO (em hebraico GID’ON)  também conhecido como JERUB-BAAL significava   “DESTRUIDOR”, “GUERREIRO PODEROSO”, ou “LENHADOR” ele também tentou desistir ao ouvir o que Deus havia determinado para ele para ser o quarto juiz a julgar Israel. “ENTÃO, VEIO O ANJO DO SENHOR, E ASSENTOU-SE DEBAIXO DO CARVALHO QUE ESTÁ EM OFRA,...ENTÃO O ANJO DO SENHOR LHE APARECEU E LHE DISSE: O SENHOR É CONTIGO HOMEM VALENTE” (Jz 6:11-12).
             Ao ouvir a voz do Anjo do Senhor o pavor tomou conta de Gideão, porem deu-lhe coragem para dizer: “RESPONDEU-LHE GIDEÃO: AI, SENHOR MEU! SE O SENHOR ÉCONOSCO, POR QUE NOS SOBREVEIO TUDO ISSO?” (Jz 6:13).
              A reclamação de Gideão era por que tudo que eles plantavam ou criava os medianita roubavam. “ENTÃO VEIO SE VIROU O SENHOR PARA ELEE DISSE: VAI NESSA TUA FORÇA E LIVRA ISRAEL DA NÃO DOS MEDIANITAS, PORVENTURA, NÃO TE ENVIEI EU” (JZ 6:14).
              Gideão, porem, temeu, e na tentativa de subtrair-se da missão a ele ordenada pelo SENHOR DOS EXERCITOS disse: “E ELE DISSE: AI, SENHOR MEU! COM QUE LIVRARIA ISRAEL? EIS QUE A MINHA FAMILIA É A MAIS POBRE EM MANASSES, E EU, O MENOR NA CASA DE MEU PAI” (Jz 6:18).
              Essa e outras muitas desculpas, são a maneira que rejeitamos uma “ordem dentro e fora da NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO nos dias atuais.”
............A quita pessoa que tentou DESISTIR foi o profeta Jonas, filho de Amital da tribo de Zebulon  (o sexto filho de Jacó), a sua tribo levou o seu próprio nome.
            O livro intitulado JONAS é de autoria desconhecida e foi escrito após Israel ter sofrido q destruída de Samaria por Nínive, a capital da Assíria em 722-721 a.C..
            O profeta Jonas deveria ir até Nínive e clamar “VEIO A PALAVRA DO SENHOR A JONAS, FILHO DE AMITAL, DIZENDO: DISPO-TE, VAI A GRANDE CIDADE DE NÍNIVE E CLAMA CONTRA ELA, PORQUE A SUA MALDADE SUBIO ATÉ MIM” ( Jn 1:1-2).
            Jonas quis DESISTIR da ordenança a ele data e desceu tanto até o fundo do poço; isto nos mostra quão inútil e tentar DESSTIR  ou até mesmo TENTAR FUGIR do DEUS Onisciente, Onipresente e Onipotente (Salmos 139:7-12).
             “Jonas, no entanto ‘TENTOU DESISTIR”, mas as consequências foram funestas para ele.
1º - Desceu para Jopi.
2º - desceu para o porão do navio...
3º - Engolido por um grande peixe desceu ao fundo do
       mar.
“JONAS SE DISPOS, MAS PARA FUGIR DA PRESENÇA DO SENHOR, PARA TARCES; E TENDO DESCIDO A JOPI ...JONAS, POREM, HAVIA DESCIDO AO PORÃO...DEPAROU O SENHOR UM GRANDE PEIXE PARA QUE TRAGASSE A JONAS; E ESTEVE JONAS TRÊS DIAS E TRÊS NOITES NO VENTRE DO PEIXE ( Jn 1:3-17).
            Em todos os acontecimentos apesar da TENTATIVA DE  DESISTIR  as personagens aqui reveladas cumprira integralmente os designo do SENHOR DOS EXERCITO; e nos como podemos nos qualificar ao lermos as DERMINAÇÕES DIVINAS contidas na ESCRITURA SAGRADA? Cumpriremos as Normas de FÉ  e REGRA DE CONDUTA ou DESISTIREMOS das ORDENANÇA DO SENHOR JESUS CRISTO para o nosso enlevo espiritual em cumprimento as suas DETERMINAÇÕES?

SOLI DEO GLORIA

Celso Lanes

Nenhum comentário:

Postar um comentário